Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Tradições de Natal

Como se celebra a véspera de Natal pelo mundo?

De Portugal à China, muitas são as tradições que marcam a noite de consoada. Celebre com os alunos a diversidade da véspera natalícia, explorando seis divertidas tradições.

Não existem dois Natais iguais. Há quem faça um enorme banquete. Há quem abra as prendas na véspera. Uns estão na praia, outros juntam-se em redor da lareira. Alguns não celebram o Natal de todo, optando pelas demais festividades.

Vivem-se inúmeras tradições à volta do mundo nesta altura do ano. Porém, passar tempo com aqueles que mais gostamos, parece constituir um ritual quase universal. Faz sentido que os momentos de partilha sejam a verdadeira base do espírito natalício.  

Passando do geral ao particular, a véspera de Natal é um dia que consegue encapsular toda esta diversidade. As maneiras de viver a data são incontáveis, visto que a sua importância varia bastante consoante a cultura.

Conheça um pouco mais sobre esta festa, com as cinco tradições que temos para si. Na véspera de Natal, existe sempre espaço para celebrar a diferença (e para a sobremesa, claro!).

Natal culinário | Portugal

Em Portugal, a consoada marca o início das festividades natalícias. Tradicionalmente, as famílias juntam-se nesta noite para assistir à missa do galo e abrir os presentes (embora alguns continuem a preferir esperar pela manhã do dia 25).

No entanto, as verdadeiras estrelas da véspera de Natal portuguesa encontram-se na cozinha. Em qualquer mesa, não pode faltar o típico bacalhau cozido com couve. No Norte, o polvo marca presença, ao passo que no Sul o galo também entra na tradição. O bolo-rei, a lampreia de ovos, os sonhos, as filhós e os coscorões são algumas das iguarias obrigatórias para adoçar o palato da consoada.

Que se faça luz! | Noruega

Na Noruega, as prendas são abertas na véspera de Natal, à semelhança do que acontece em vários países europeus. As prendas são trazidas pelo Pai Natal e pelos gnomos Nisse. Estes ajudantes são personagens do folclore norueguês do séc. XVI, convertendo-se em símbolos da prosperidade das colheitas e da família.

A véspera de Natal também marca o início de uma tradição focada em velas. Da consoada até ao Ano Novo, acende-se uma vela por dia em contagem decrescente para um novo começo. Geralmente, as velas de advento decoram mesas e parapeitos.

Procurar uma posada | México

No México, os cânticos de Natal porta a porta ganham novos contornos. Tradicionalmente, a partir do dia 16 de dezembro, as casas já se encontram decoradas e prontas a receber coros infantis.

Todas as noites, as crianças andam pelas casas da vizinhança a cantar canções de Natal e a perguntar se há um quarto a mais onde possam ficar. A esta tradição dá-se o nome de posadas e imita a viagem bíblica de Maria e José na procura de abrigo para dar à luz o messias.

Por fim, na véspera de Natal, as crianças são finalmente convidadas a entrar e a desfrutar das iguarias que estejam a ser partilhadas em cada casa.

Barriga cheia por uma noite | Egipto

Já no Egipto, a parte da população que celebra o Natal está ligada à Igreja Ortodoxa Copta. Estes têm o seu próprio calendário natalício, com o nascimento de Jesus a ser celebrado no dia 7 de janeiro. Assim, o Advento costuma durar de dia 25 de novembro a 6 de janeiro, incluindo vários momentos de jejum.

Porém, tudo muda na véspera de Natal. A 24 de dezembro e, mais tarde, a 6 de janeiro, os fiéis participam numa missa que costuma durar até à meia-noite. Depois do culto, o jejum é quebrado e a população disfruta de enormes banquetes de Natal em casa. Qualquer prato proibido durante o advento passa a ser autorizado por uma noite!

À mesa com sete peixes | Itália

A consoada italiana torna-se sinónimo de marisco. Sendo um país maioritariamente católico, os italianos costumam abster-se de comer carne no Natal. Ao invés, deliciam-se com o chamado Banquete dos Sete Peixes.

O banquete é uma tradição ítalo-americana, que inclui massa e sete pratos de peixe ou marisco. A razão por trás do número sete permanece um mistério. Alguns afirmam que serve de homenagem aos sete sacramentos da igreja católica. Outros defendem que assinala os sete dias que Deus precisou para criar o universo.

Corrida às compras | China

A véspera de Natal é considerada o dia do ano com maior volume de vendas na China. Ver pessoas a correr para as lojas em busca dos últimos presentes de Natal acaba por não causar estranheza. Os locais preferem escolher as prendas para toda a família à última da hora.

No meio deste frenesim de prendas e laços, é comum oferecer uma maçã embrulhada em papel celofane, durante a consoada. Isto acontece porque a palavra “maçã” em mandarim tem um som semelhante à expressão “véspera de Natal”.

Por: Estrelas&Ouriços

Comparar Produtos

Staples