Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Sem ideias para brincar ao Carnaval? Mãos à obra para criar as máscaras mais divertidas!

Utilizando materiais simples, é possível gerar animação na sala de aula e dar às crianças os melhores disfarces de sempre.

Com a chegada do Carnaval, as montras enchem-se de cores e dos mais variados disfarces. A festividade mais colorida do ano, com as crianças como protagonistas, aproxima-se a passos largos. No dia em que os mais novos podem ser o que sempre sonharam, vestimentas de feiticeiro, bombeiro e palhaço voam das prateleiras das lojas.

Porém, existem diversas maneiras de celebrar a ocasião, de forma mais barata e ecológica. Uma delas é criar as próprias máscaras em contexto escolar. Com um pouco de cola, cartão e tesouras, fazem-se fatos extraordinários, fomentando a diversão na sala de aula. Tudo pelo poder do trabalho em equipa.

Encoraje as crianças a pôr mãos à obra. Quem tiver o melhor disfarce ganha! Celebrar o Carnaval nas escolas nunca foi tão divertido.

 

  1. Morcegos de Carnaval

Este Carnaval, porque não viajar até aos confins da Transilvânia? Os morceguinhos também fazem parte das festividades, contagiando todos com a sua doçura. Qualquer um, pode ganhar asas.

Material necessário:

- Cartolina preta

- Tesoura

- Bandolete preta

- Fita elástica

- Papel crepe preto

- Fita cola

- Lápis

Construção: Trace dois triângulos pequenos e duas asas grandes na cartolina preta. Recorte as formas obtidas e cole as asas uma na outra. Corte dois pedaços de fita elástica, suficientemente grandes para caber nos braços da criança, e dê um nó em cada um, obtendo duas circunferências. Cole-as ao par de asas.

Em seguida, prenda os dois triângulos à bandolete, dobrando a parte de baixo de cada um e fixando-os com fita cola. Para o rabo, basta cortar um grande pedaço de fita elástica e envolvê-lo em papel crepe com fita cola. Deixe um pedacinho de fora para ser mais fácil prender à roupa.

 

  1. Príncipes e princesas

Festa não é festa sem príncipes e princesas a celebrar. Para fazer os mais pequenos sentirem-se especiais, uma coroa é uma excelente opção, complementada com outros detalhes imaginativos.

Material necessário:

- Cartolinas coloridas

- Materiais decorativos

- Tesoura

- Fita cola

- Cola líquida

- Fita métrica

- Lápis

- Fita elástica

Construção: Com a ajuda da fita-métrica, meça o diâmetro da cabeça da criança. Trace na cartolina colorida uma coroa com pouco mais da largura obtida. Decore a coroa a gosto, com a ajuda de pompons, canetas de feltro ou papel brilhante. Em seguida, recorte a criação e una as suas extremidades com fita cola. Para ficar mesmo segura, pode fazer dois furos pequeninos com um lápis afiado, colocando um pedaço de fita elástica entre ambos.

 

  1. Os segredos da bruxinha

No mundo mágico do Carnaval, também as bruxinhas marcam presença. Munidas do livro de poções, quem sabe que travessuras podem aprontar! Não há feitiço que resista a este misterioso chapéu.

Material necessário:

- Cartolina Preta

- Cola líquida

- Fita cola

- Tesoura

- Lápis

- Papel prateado

- Fita elástica

- Fita métrica

Construção: Meça a cabeça da criança com a ajuda da fita métrica. Recorte um retângulo na cartolina preta, com largura um pouco maior do que a medida obtida. Enrole a cartolina em forma de cone e fixe-a com fita cola. Recorte tiras na parte de baixo do cone. Isto vai ajudar a fixar o chapéu à sua base.

Noutra cartolina preta, recorte um círculo e faça-lhe um buraco circular no meio. Este deve ser do tamanho da base do cone. Encaixe o cone no círculo, incluindo a parte com tiras. Em seguida, dobre-as e fixe-as com fita cola ao círculo. Com a ajuda de um lápis, faça dois furos no chapéu e coloque uma fita elásticas nos mesmos.

Já só falta a decoração! Trace estrelas no papel prateado, recorte-as e cole-as no chapéu, com o auxílio da cola líquida. Deixe secar e está pronto a usar.

 

  1. Heróis ao poder

Quem nunca desejou ser um herói ou uma heroína? Para salvar o mundo com a identidade sempre protegida, basta uma máscara à medida. Afinal, os trabalhos manuais são a chave para combater o crime.

Material necessário:

- Cartolina colorida

- Tecido

- Material decorativo

- Lápis

- Tesoura

- Fita elástica

Construção: Trace o formato da máscara numa cartolina de cor à escolha e recorte-a. Não se esqueça de recortar duas aberturas para os olhos. Puxe pela criatividade e decore, com a ajuda de materiais bem brilhantes. Faça dois furos nas extremidades e enfie as pontas de uma fita elástica em ambos. Por fim, coloque o pedaço de tecido à volta do pescoço da criança com um nó, de modo a obter uma capa.

 

  1. Tantos animais

Com a aproximação da Páscoa, os mais novos podem até querer ser um coelhinho ou até mesmo o seu animal favorito. Neste mundo de fantasia, os desejos são ordens, à invasão da escola por muitas espécies curiosas.

Material necessário:

- Cartolinas coloridas

- Cola batom

- Tesoura

- Lápis

- Fita elástica

- Tintas e pincéis

Construção: Trace na cartolina a cara do animal pretendido. Recorte-a, fazendo dois orifícios para os olhos. Recorte formas nas restantes cartolinas, como um nariz, umas bochechas e a parte de dentro das orelhas. Todos os pormenores contam! Cole as formas à máscara com a ajuda de cola batom e faça desenhos com as tintas. Por fim, fure as extremidades da máscara para aplicar a fita elástica.

 

  1. Estão a chover anjinhos!

Se as diabruras são inerentes às crianças, estas também podem ser uns verdadeiros anjinhos. Já só faltam as asas para acompanhar o visual. De facto, simples folhas de papel conseguem transformar-se em algo celestial.

Material necessário:

- Cartão

- Folhas brancas

- Cola líquida

- Fita cola

- Tesoura

- Lápis

- Fita elástica

- Purpurinas

Construção: Em dois grandes pedaços de cartão, trace o formato de duas asas e recorte-as. Com a ajuda da fita cola, una as asas uma à outra e fixe duas circunferências de fita elástica nas mesmas. O tamanho dos círculos deve ser adequado ao tamanho da criança.

Trace várias penas nas folhas brancas. Estas devem ser suficientes para cobrir as asas. Caso queira dar-lhes um toque especial, pode cortá-las em tirinhas ou acrescentar-lhes um pouco de purpurinas. Cole as penas com cola líquida e deixe secar.

 

Por: Estrelas&Ouriços

 

Comparar Produtos

Staples

Carnaval

Máscaras