Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Filosofia Ikigai: qual é o seu propósito de vida?

 

O que é a filosofia Ikigai?

 

O conceito de ikigai é a evolução dos princípios básicos de bem-estar e de saúde da medicina tradicional japonesa. Consiste na sensação de realização pessoal que sentimos ao realizarmos tarefas de que gostamos. Uma vez que esta medicina defende a relação direta entre a saúde e o bem-estar emocional, esse é o objetivo principal do conceito.
Apesar de o significado ter sofrido algumas alterações ao longo do tempo, ikigai
é frequentemente associado à busca pessoal de um propósito de vida.

 

Mas afinal qual é o foco desta filosofia de vida? 

Comece por pensar:

  • Naquilo de que gosta;
  • Naquilo em que é habilidoso;
  • Naquilo que o mundo precisa;
  • Naquilo pelo qual pode ser pago.

É dito que todos possuem um ikigai e que cabe a cada um de nós encontrá-lo. Afinal, qual é o cruzamento daquilo pelo qual sentimos paixão, combinado com o nosso talento e potencial social

O diagrama abaixo com dimensões pessoais e sociais é o ponto de partida para fazer essa descoberta.

Neste diagrama, ikigai é definido como o centro da sobreposição das secções de interesse. Aquando da busca do seu ikigai , através do diagrama, deve preencher cada esfera com o conteúdo apropriado para a mesma, tendo por base as suas experiências, o conhecimento próprio e a perceção do mundo que o rodeia.

Deverá debruçar-se e pensar profundamente acerca de cada tópico sem nunca se preocupar com os círculos seguintes. Por exemplo:

  • se sente paixão por algo, não é necessário ser algo de que o mundo careça;
  • se é habilidoso numa certa área, pode não ser algo pelo qual alguém estará disposto a pagar;
  • se a sociedade precisar de algo, não quer dizer que tenha que gostar de o fazer.

 

Como encontrar o nosso Ikigai?

 

Aquilo que gosta.

Esta esfera inclui o que fazemos e experienciamos na vida. Aquilo que nos traz prazer e felicidade, que nos faz sentir concretizados. Aquilo que amamos poderá ser escrever, tocar um instrumento, fazer teatro, passar tempo com amigos, ver filmes, etc..

 

Aquilo em que é habilidoso

Nesta secção está incluído tudo aquilo em que é particularmente bom. Ou seja, aptidões que tenha adquirido, talentos que manifestou desde pequeno, etc.. Esta esfera abrange todos os talentos e competências, desde soft skills a hard skills. Como por exemplo, ser uma pessoa especialmente empática ou ter um talento particular para pintar ou falar em público.

 

Aquilo de que o mundo precisa

Poderá encarar este tópico do mais abrangente para o mais específico, da humanidade como um todo à comunidade em que se insere. Podem ser necessidades detetadas por si ou por terceiros como, por exemplo, carência de staff médico ou de água potável, falta de policiamento das ruas ou de aquecimento das casas. Este tópico faz com que pense nas outras pessoas e o que poderia fazer para melhorar as suas vidas.

 

Aquilo pelo qual pode ser pago

Esta esfera está também direcionada à humanidade e à sociedade que o rodeia. Em particular, àquilo que outros estarão dispostos a pagar-lhe para fazer ou que a comunidade necessita. Poderá gostar de escrever poemas ou até de fazer escalada, mas isso não quer dizer que lhe pagarão para tal. Aqui deverá incluir as atividades pela qual alguém estará disposto a pagar-lhe para que as realize.

 

Colocando em prática:

 

O equilíbrio ideal para alcançar o ikigai seria aquilo pelo qual sentimos paixão, em que somos bons a fazer, que beneficie a sociedade de alguma forma e que alguém esteja disposto a pagar por isso.

O diagrama seguinte ajuda-nos a compreender melhor a ligação entre cada secção:

  • a interseção daquilo que gostamos com aquilo que o mundo precisa é a nossa missão;
  • a interseção daquilo que gostamos com aquilo em que somos habilidosos é a nossa paixão;
  • a interseção daquilo que o mundo precisa com aquilo pelo qual podemos ser pagos é a nossa vocação;
  • e a interseção daquilo pelo qual podemos ser pagos e aquilo em que somos habilidosos é a nossa profissão.

 

Apesar de ainda haver algum debate acerca do quão fidedigno é este diagrama, é aceite que o ikigai apenas pode ser alcançado através da agregação da nossa paixão, com a nossa missão, vocação e profissão.

Este conceito está diretamente relacionado com o sucesso profissional e com o empreendedorismo. E aproxima-se das ideologias zen e de flow do Budismo.

A busca pela felicidade e concretização é algo pelo qual já todos passámos, de uma maneira ou de outra. Faz parte da nossa jornada pessoal. 

Já encontrou o seu ikigai?

Comparar Produtos

Staples

Filosofias

Filosofia Ikigai