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É altura de ler em voz alta! Benefícios e dicas para praticar a oralidade na sala de aula

Os hábitos de leitura em voz alta resistiram a anos de mudanças nos métodos de ensino. Tal não sucede por acaso. Os benefícios são inúmeros, à semelhança das formas de implementar esta atividade em contexto escolar. Basta deixar a imaginação fluir.

Além da tradição de ouvir e contar histórias em casa, as escolas sempre foram um importante motor para estimular a oralidade na leitura. Quer seja através de exercícios, quer recorrendo a mostras relacionadas com o tema, partilhar o que se lê sempre esteve enraizado na tradição escolar.

A resistência deste fenómeno a várias mudanças de métodos de ensino não sucede por acaso. Ainda assim, as questões persistem. Quais os benefícios associados a ler em voz alta? Como é possível implementar este hábito, de forma criativa, dentro da sala de aula? Uma vez mais, a ler é que se aprende.

 

Os benefícios de ler em conjunto

A maioria das pessoas está familiarizada com os benefícios da leitura. Aumento do vocabulário, melhoria da expressão oral e maior sucesso escolar são apenas algumas das vantagens mais comuns. Ao adicionar a voz à equação, os pontos positivos mantêm-se, sendo até mais pronunciados.

Normalmente, quem lê de viva-voz afasta com mais facilidade distrações. O leitor encontra-se tão compenetrado em perceber o texto e projetá-lo que expande a sua capacidade de concentração. Se estivesse a ler para si, a tentação dos ecrãs ou de fazer uma pausa seria muito maior, conduzindo à interrupção da leitura.

Escutar, interiorizar e comunicar encontram-se entre as dimensões centrais da oralidade. Ler para um auditório auxilia a compreensão do texto, visto que a entoação acentua as nuances da narrativa. Assim se aprendem palavras novas, como pronunciá-las e quais os contextos sociais que lhes dão origem.

Ainda que a ideia esteja em projetar a informação para terceiros, muito do que é lido acaba por ser interiorizado pelo orador. A pouco e pouco, as crianças começam a introduzir nos seus diálogos as palavras que leram sem precisar de as ler, trazendo novos vocábulos para o quotidiano.

Além dos inúmeros aspetos positivos para o bem-estar dos alunos, ler em voz alta é uma excelente oportunidade para todos se divertirem. Esta prática pode ser transformada numa oportunidade para fortalecer laços entre colegas ou até com o próprio professor. Há que mostrar aos mais novos que a leitura está longe de ser aborrecida. Basta dar asas à imaginação.

 

Deitar mãos à obra!

Ler pode ser feito de muitas formas. Desde a seleção daquilo que é lido aos contextos em que a leitura é realizada, as dicas para incentivar os alunos a ler mais multiplicam-se. Leve um pouco de animação para a sala de aula com algumas destas dicas e lembre-se que, independentemente do formato, o mais importante é ler.

 

  1. Falar sobre o que é lido – Uma boa maneira de estimular as crianças a ler é discutir os textos em causa. Experimente ligar os livros de leitura obrigatória a assuntos da atualidade e incentive os miúdos a expressar as suas opiniões. Apesar de ser uma abordagem mais comum entre alunos mais velhos, os primeiros anos de escolaridade podem também ganhar uma melhor compreensão sobre temas adequados à idade.
  2. Brincar com as entoações – Quando se lê para uma turma, manter uma entoação monocórdica é quase impossível. Porque não encorajar os mais novos a dar voz às personagens, atribuindo a cada um papéis diferentes na narrativa? Estão lançados os dados para dar uma nova vida a qualquer texto.
  3. Jogos de leitura – Transformar a leitura num jogo capta facilmente a atenção dos mais novos. Estes jogos podem ser tão simples quanto sortear partes do texto para cada aluno ler e pedir para que tragam um objeto correspondente à sua personagem. O mais original vence! Pequenas mudanças encorajam os mais novos a entrar no ritmo.
  4. Incluir as crianças na escolha dos livros – Muitas vezes, o que afasta as crianças da leitura prende-se com o peso dos livros obrigatórios. Incentivar os mais novos a trazer os seus livros preferidos para ler em conjunto é uma ótima maneira de criar o bichinho da leitura. Implementar um clube de leitura mensal ou semanal é uma excelente opção.
  5. Chamar o teatro para a equação – Os teatros suscitam curiosidade em qualquer miúdo. Montar uma peça permite-lhes ensaiar em voz alta e, no fim, ter a felicidade de ver as suas palavras a ganhar vida num palco. Não há melhor forma de ensinar as várias peças inseridas no programa da disciplina de português!

 

 

Por: Estrelas&Ouriços

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