Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Descobrir o gosto pelo estudo fora dos livros

Ensinar também é sinónimo de sair da rotina. Por todo o país, as mais diversas instituições abrem portas para mostrar a alunos e professores as maravilhas da aprendizagem prática.

Uma das melhores formas de fomentar nas crianças o interesse pela escola é mostrar que os seus conhecimentos têm uma aplicação prática. Atividades criativas, visitas de estudo e até mesmo concursos podem ser soluções úteis para cumprir este objetivo.

Felizmente, de norte a sul do país, o que não faltam são iniciativas fora dos livros para manter as crianças focadas em aprender mais. Desde descobrir mundos através da arte a uma simples sessão de cinema, inovar é a palavra de ordem na hora de formar alunos interessados. Aproveite algumas sugestões para converter o segundo período numa etapa inesquecível.

 

Volta ao mundo em infinitas obras de arte

Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | www.gulbenkian.pt

De janeiro a junho, o Museu Calouste Gulbenkian abre as suas portas às escolas, com o objetivo de ajudar as instituições a adaptarem-se a novos desafios. A oferta diverge entre visitas ao Museu Gulbenkian, expedições musicais, oficinas de fotografia no Jardim e visitas à exposição temporária Europa Oxalá.

Vamos cruzar a arte, a filosofia e a cidadania? Ou talvez seja preferível preparar a bagagem para viajar até aos confins da arte europeia. As escolhas multiplicam-se, estando destinadas a diferentes faixas etárias.

Os professores têm também a oportunidade de aprender mais. Através de formações presenciais ou online, os docentes informam-se sobre como trazer as aulas para a natureza, tirar melhor partido de materiais digitais e muito mais.

 

Ganhar asas para voar

EVOA | Vila Franca de Xira | www.evoa.pt

À saída de Lisboa, mora um lugar onde voar deixa de ser coisa de contos de fadas. Nas visitas de estudo do EVOA, miúdos e graúdos aprendem a desmistificar o importante papel das aves de rapina nos ecossistemas. Os grupos deparam-se com a realidade das espécies em vias de extinção, que necessitam da ajuda de cada um de nós.

Após a observação das espécies ao vivo e a cores, os alunos colocam as mãos na massa ao analisar, por exemplo, aquilo que as corujas-das-torres não conseguem dirigir. Recebendo uma escola por dia, faz-se uma incrível visita de campo a uma das mais importantes zonas húmidas de Portugal.

 

Segurança em quatro rodas

APSI | Todo o país | www.apsi.org.pt

A segurança rodoviária encontra-se ao alcance das crianças com o auxílio da APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil. No portal Júnior Seguro, criado em 2016, os mais novos aprofundam os essenciais da condução segura, de forma interativa.

Com diversos vídeos à disposição, promovem-se atitudes e comportamentos prudentes em contexto rodoviário. Professores e alunos podem, assim, interagir com o site, abordando os temas mais relevantes para cada turma. Entre tantos recursos educativos, viajar por terra nunca foi tão seguro!

 

Ciência e escrita num único concurso

Penguin Educação | Todo o país | www.penguineducacao.pt

Juntar a ciência e a escrita? Para a Penguin Educação, não existem impossíveis. No âmbito da promoção da leitura e literacia, a editora lança nas escolas nacionais a 2.ª edição do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa.

Por detrás da iniciativa, está a coleção recomendada pelo Plano Nacional de Leitura “O Clube dos Cientistas”, assinada por Maria Francisca Macedo. A autora e professora foi distinguida pelo Global Teacher Prize Portugal com uma Menção Honrosa, pelo seu contributo nas áreas da educação e sustentabilidade.

A iniciativa consiste em estimular o pensamento crítico e a criatividade através da leitura de um livro da coleção pelos alunos do 1º Ciclo. As crianças devem selecionar um momento da narrativa em que as personagens se deparam com um problema para resolver. Em seguida, propõem uma nova solução para o enigma, escrevendo um texto que inclua a descrição de uma experiência.

O prazo de submissão dos trabalhos está marcado para 31 de março, com os vencedores a serem anunciados a 5 de maio.

 

Cinema à distância de um clique

Centro Lúdico ANILUPA | Todo o país | www.anilupa.pt

As escolas já podem aproveitar o melhor do cinema à distância. O Centro Lúdico ANILUPA lançou uma Cinemateca Digital, que abarca cerca de 30 anos do trabalho da instituição. Desenvolvido em parceria com instituições e centro educativos, a Cinemateca procura conjugar uma abordagem lúdica e divertidos filmes para todas as idades.

Os utilizadores podem escolher entre categorias como filmes didáticos, experimentais, realizados a partir de livros, entre outros. Rubricas como o “Filme do Mês” facilitam a procura das melhores sessões.

200 longas e curtas-metragens encontram-se à distância de um clique, oferta totalmente gratuita para escolas e restantes instituições de ensino.

 

Uma casa cheia de música

Casa da Música | Porto | www.casadamusica.com

Ao longo do mês de março, a Casa da Música envolve professores e alunos numa chuva de melodias e educativas. Servindo-se de uma programação recheada, os palcos da instituição ganham novas cores pela mão de visitas escolares.

O trabalho do intimidante maestro que comanda a orquestra parece fascinante. De facto, muitos mistérios se escondem por trás de um simples agitar de batuta, tema chave da oficina “Por favor, maestro”. Já em “Nouvelle Cuisine”, prova-se que há muita música entre tachos e panelas. Pulsação, ritmo e sons cruzam-se no misterioso instrumento Sonorium. 

Leve a sua turma numa aventura a uma das mais significativas casas culturais do Porto.

 

A ciência mora em Braga

Casa da Ciência de Braga | Braga | www.casacienciabraga.org

O Centro de Ciência Viva de Braga convida a escolas a experimentarem um amplo leque de atividades pedagógicas. Do 1.º ciclo ao secundário, por aqui não se olha a idades na hora de despertar os mais jovens para as descobertas científicas.

Os alunos podem disfrutar da ciência no local, à distância ou até mesmo na sua própria escola. Com a ajuda de uma equipa empenhada, os novos conhecimentos chegam a todos os pontos do país.

Para aqueles que têm sempre a cabeça na lua, as atividades do Planetário Imersivo Digital constituem uma excelente opção. Já se preferem experimentar tubos e tubinhos de ensaio, o laboratório está à sua espera. Toca a arregaçar as mangas e a descobrir a ciência!

 

Por: Estrelas&Ouriços

Comparar Produtos

Staples

Crianças

Estudo