Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Como escrever o currículo perfeito

Escrever um currículo ainda pode ser um passo muito importante para conseguir um emprego. Aqui na Staples somos especialistas em tudo o que está relacionado com escritório, por isso vamos dar-lhe 4 dicas para escrever o melhor currículo possível e se destacar dos outros candidatos. Preparado para aprender?

 

1 - Foque-se no benefício

Escrever um bom currículo também é vender-se de forma eficaz, não se tratando apenas de listar as suas conquistas. Ao invés de apenas listar as suas responsabilidades anteriores, concentre-se no benefício que trouxe para a empresa - e, em última instância, no que poderá trazer ao seu futuro empregador.

Uma forma de o fazer será utilizar números e métricas que sejam públicos, já que isso pode ajudar a demonstrar o impacto que teve na organização - e projetar o que conseguiria se se juntasse à equipa a que se está a candidatar.

Por exemplo, uma afirmação como: “Fui responsável por uma equipa com mais de 20 pessoas” mudaria para, “Fui responsável por uma equipa que aumentou a faturação da empresa em 20%.”

 

2 - Organize bem as informações

Um currículo bem organizado é fundamental para os recrutadores poderem facilmente encontrar as informações relevantes.

Uma forma de o fazer é respeitar a hierarquia das informações, começando por exemplo com um resumo conciso no topo, que destaque os seus pontos fortes para aquela organização ou vaga.

Em seguida, coloque a sua experiência profissional começando pelo cargo mais recente seguido de cargos passados. Inclua também secções para formação académica, habilidades relevantes, certificações e outras informações pertinentes.

Por fim, mantenha o currículo limpo a nível estético e escolha uma letra fácil de ler, de preferência sem serifas.

 

3 - Adapte o seu currículo à vaga

Nunca se esqueça que não há fórmulas mágicas, mas que colocar-se na pele do recrutador pode dar-lhe uma enorme vantagem competitiva. Como é que a pessoa que vai ver o meu currículo o vai analisar? O que é que procura para esta vaga? Quanto tempo é que vai olhar para ele? Qual será a sua experiência neste primeiro contacto comigo?

Adaptar o CV à vaga e à empresa é meio caminho andado para se destacar da concorrência. Por isso, dedicar uma secção específica para listar as suas habilidades relevantes para o cargo que deseja pode ser uma boa estratégia.

Acima de tudo, seja específico e selecione habilidades alinhadas com as necessidades da vaga. Será que “dominar o Office na óptica do utilizador” o vai ajudar a encontrar um emprego para uma vaga de Backend Developer? Então talvez não faça sentido colocar essa informação no seu currículo.

 

4 - Vá mais além!

Mais importante de tudo: escrever um bom currículo simplesmente já não é suficiente. Especialmente no mundo rápido e digital em que vivemos, existem muitas outras maneiras de se destacar.

Plataformas como o LinkedIn permitem que pesquise tudo sobre a empresa à qual se está a candidatar, incluindo que pessoas nela trabalham. Uma simples mensagem de agradecimento pela entrevista, direcionada ao recrutador responsável, pode ser o suficiente para inclinar a decisão para o seu lado.

De resto, pense numa forma de se destacar da concorrência e de criar as ligações de que precisa com o seu público-alvo. Se quer trabalhar na área de publicidade, por exemplo, talvez faça sentido produzir anúncios fictícios para as suas marcas favoritas, destacando-se pela criatividade. Se quer ser jornalista, escrever artigos de opinião na sua própria newsletter é uma boa forma de ganhar reconhecimento e de demonstrar as suas capacidades.

Estas são apenas algumas estratégias que podem ser usadas, mas as redes sociais dão abertura para muitas outras ideias. Neste caso a criatividade é o limite. Se for bem-sucedido neste ponto, talvez não tenha de mandar currículos nunca mais.

E se ficou curioso com esta última dica, leia este artigo onde falamos mais sobre como criar a sua marca pessoal.

Comparar Produtos

Staples