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Comunicar bem em ambiente de escritório

Ter uma boa capacidade de comunicação é cada vez mais importante nos dias que correm. Seja no meio académico ou num contexto profissional, saber comunicar é chave para conseguir alcançar o sucesso na sua área.

Quando ouvimos falar em comunicação no contexto de escritório, pensamos imediatamente em apresentações públicas e orais. Mas aquilo de que falamos é bem mais profundo que isso. Já pensou naquilo que transmite quando um colega lhe faz um pedido? E no impacto que isso tem no seu interlocutor ou no resto da equipa?

Comunicar bem implica perceber que, quer falemos quer não, estamos a comunicar. E pensar sobre isso pode ser meio caminho andado para que o seu trabalho seja cada vez mais valorizado. Por isso, preparámos algumas dicas para que, independentemente de ser o líder de uma equipa ou um recém-chegado, melhore a sua capacidade de comunicação no contexto do escritório.

 

Seja claro e objetivo. Se tiver dúvidas, coloque-as.

 

Sabe aquela pessoa que está sempre chateada com o mundo mas que nunca ninguém percebe porquê? Se isso acontece, provavelmente é porque ela se está a abster de comunicar.

O que sugerimos não é que diga  tudo o que pensa, independentemente do que os outros vão sentir. Mas se identifica um problema, é bom que procure resolvê-lo. Se alguém o trata mal, é importante transmitir à pessoa que está a colocá-lo numa situação desconfortável. Sempre com tato, sensibilidade, mas com objetividade.

Comunicar de uma forma clara, esclarecer dúvidas e potenciais mal-entendidos é meio caminho andado para que o trabalho seja feito de forma mais eficiente e com melhor ambiente na equipa. Nem sempre é fácil, mas é essencial que não deixe que as coisas que o angustiam se acumulem sem falar sobre elas, porque o sentimento de injustiça só vai aumentar e isso sente-se - sem que se possa resolver.

 

Mais do que ouvir, escute (mesmo).

 

Comunicar é uma via de dois sentidos. Portanto, mais do que preocupar-se em falar, é importante saber ouvir. Mais do que ouvir: escutar ativamente.

Se estiver atento às palavras, gestos e sinais que os seus colegas lhe dão, vai conseguir comunicar muito melhor do que se estiver sempre a procurar dizer alguma coisa. Lembre-se que é parte de um todo e que toda a gente tem dias maus. O que as pessoas dizem não é, necessariamente, o que pensam ou sentem. Conseguir entendê-las para lá das palavras que dizem é meio caminho andado para que consiga comunicar com elas eficazmente.

 

Tenha a tecnologia como um aliado.

 

Quando pensamos em escritório, pensamos num local onde toda a equipa está reunida. Mas isso já não é sempre assim. Seja com o trabalho remoto, seja com a expansão geográfica das empresas para outras localizações, muitas das vezes pode tornar a tecnologia num dos seus maiores aliados.

Por exemplo: tem uma situação delicada que é preciso resolver e a pessoa não está por perto? Considere ligar por videochamada em vez de enviar um email. Dessa forma, conseguirá ajustar o tom e as expressões a quem está do outro lado.

Pensar na tecnologia como um aliado pode permitir guardar tempo para que consiga comunicar e trabalhar de forma mais eficaz com a sua equipa. Será que tem definido em que situações deve ligar, enviar um email, enviar uma mensagem no chat, fazer uma videochamada ou atualizar algo no software de gestão de projetos? Se não, talvez seja hora de refletir sobre isso em equipa.

 

Seja empático - oralmente e por escrito.

 

Trate as outras pessoas como gostava de ser tratado. Nunca se esqueça de se colocar no lugar do outro antes de reagir a quente ou de interpretar ações ou comportamentos de terceiros.

Pense um pouco: prefere trabalhar com uma pessoa que identifica problemas, ou com uma que para além do problema apresenta soluções? Com alguém que vê um problema e que o ignora, porque não é da sua responsabilidade direta, ou com alguém que é proativo na procura de uma resposta para ele? Com alguém que está sempre de sorriso na cara, ou com alguém que sente que tem o peso do mundo às suas costas?

Lembre-se que é parte de um todo e que a comunicação não é só verbal. Pensar no que o outro está a sentir, no que vai sentir quando lhe dissermos o que pensámos dizer… é o mais importante num trabalho de equipa e, consequentemente, numa boa comunicação no local de trabalho.

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