Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Como fazer apresentações incríveis

Dicas e Sugestões

Ao longo dos anos, as escolas têm-nos preparado cada vez melhor para estarmos à vontade a fazer apresentações públicas. Mas muitos de nós continuamos a sentir falta de confiança quando temos de passar por esse desafio.

Porque sabemos que as apresentações têm um impacto cada vez maior na percepção que os outros têm do nosso trabalho, seja em contexto académico ou profissional, preparámos três dicas que achamos que podem ajudar a superar um pouco do nervosismo. 

Se seguir estes 3 passos, acredite que pode não passar do 8 ao 80… Mas vai sentir-se muito mais à vontade no momento de enfrentar uma plateia, seja ela de que dimensão for.

 

Escreva tudo o que pretende dizer.

 

Preparar uma apresentação pública é sempre desafiante. E se estiver pouco à vontade para falar em público, os nervos podem tomar conta de si e fazer com que se torne ainda mais complexo transmitir a sua mensagem.

Por isso, o primeiro passo para preparar uma apresentação é estruturar aquilo que pretende dizer. 

Experimente responder por escrito a perguntas como:

  • Qual é o objetivo da apresentação? 
  • No final da apresentação, o que é que pretende que quem o está a ouvir faça?
  • Qual é a principal mensagem que quer transmitir?
  • O que é que a sua audiência tem em comum?
  • Como é que pode utilizar as características comuns da audiência para que a sua mensagem tenha mais impacto?

A partir do momento em que responde a estas perguntas tem o esqueleto do que pretende dizer. Mas esse é apenas o primeiro passo.

O passo seguinte passa por escrever tudo isso num discurso que faça sentido, que evita jargão técnico para uma audiência que não o compreende e que, acima de tudo, seja simples e impactante.

Lembre-se sempre de uma coisa: a maior parte do tempo que deve investir na sua apresentação é a torná-la mais simples e acessível para quem a ouve. Se está complexa, talvez deva investir mais um bocadinho.

 

Treine, treine, treine...

 

Quando vemos grandes apresentações, como as que Steve Jobs fazia e que são referência para tantos milhões de pessoas, admiramos a naturalidade com que são feitas. Mas ignoramos as horas e horas de trabalho que ele investia para que fossem aparentemente naturais.

A partir do momento em que já escreveu o que pretende dizer, é altura de treinar, treinar, treinar… Lembre-se que quanto mais vezes treinar, mais preparado vai estar na hora H.

Uma boa forma de praticar o discurso é fazendo-o à frente de um espelho. Isso irá ajudá-lo a manter contacto visual, a perceber como utilizar as mãos, o sorriso, as pausas e a interação com o público para transmitir a sua mensagem da melhor forma.

E lembre-se de uma coisa essencial: o objetivo não é decorar o discurso preparado no primeiro passo; é entendê-lo. Fazer com que surja de forma natural. Há espaço para improviso. O treino simplesmente vai permitir que esteja muito mais preparado do que se estivesse a passar por tudo pela primeira vez.

 

Pense no material de suporte da sua apresentação.

 

Começou por pensar no discurso, clarificou a mensagem, pensou como a tornar mais apelativa e já ficou muito mais à vontade sobre o tema que ia apresentar. Agora, a pergunta que se impõe é: há alguma coisa que facilite a compreensão da mensagem ou que aumente o impacto que vai ter na audiência?

Com a facilidade de programas como o PowerPoint ou o Canva, tornou-se cada vez mais comum a utilização de suportes visuais para apoiar as apresentações. Mas isso não é imprescindível - e é, por vezes, contraproducente.

Por isso, a última dica é mesmo pensar em como será feita a apresentação e em como se pode preparar para qualquer imprevisto:

  • A apresentação vai ser feita num computador que não o seu? Talvez seja melhor usar um pdf, para garantir que não há qualquer erro de formatação num outro computador.
  • A apresentação vai ser feita no seu computador, mas num local que desconhece? Tente perceber os materiais que tem à disposição. Haverá microfones, ou será melhor comprar o seu na Staples? Se houver, serão de lapela ou de mesa? Poderá andar pelo palco? Terá um ecrã de frente para si, ou se quiser ver o que passa na apresentação terá de se virar de costas para o público?
  • Se for uma apresentação num palco, será que há um apresentador? Se não houver, terá de ficar lado a lado com o computador durante toda a apresentação… Isso não corta a dinâmica? Será melhor levar um de casa?
  • Se a apresentação é por videochamada e tiver vídeos, sabe como partilhar o som dos vídeos para a audiência rapidamente? 
  • Se for fazer uma apresentação a um cliente ou potencial cliente e quiser mostrar o seu ecrã, vai virar o computador para o cliente e ficar sem suporte visual para o que está a apresentar? Será melhor levar consigo um projetor? Ou cabos  HDMI e adaptadores para garantir que está preparado para tudo?

 

 

Lembre-se que tem tudo sob controlo.

 

Acima de tudo, no momento de fazer a apresentação lembre-se de uma coisa: está a falar com seres humanos. O que o pode angustiar é o facto de estar numa posição de destaque e de estar exposto à crítica e ao erro. 

Mas se se preparar devidamente, conseguirá enfrentar a plateia com muito mais tranquilidade e confiança no que está a dizer. Pensar no que pretende dizer, treinar e pensar no que pode correr mal e ter sempre plano B para tudo dar-lhe-á a confiança para que só se tenha de preocupar em transmitir o que sabe. Porque para tudo o resto já tem uma solução na manga.

Boas apresentações!

Comparar Produtos

Staples