Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 20€

Sugestões para celebrar o Halloween na escola usando apenas a criatividade e alguns materiais

Buh! Não leve a mal o susto, mas o Dia das Bruxas está a chegar e, para planear esta festa, entramos já em ritmo de travessuras para apresentar oito sugestões de DIY para fazer, este ano, na escola com os seus alunos. Prepare o material e a criatividade!

Também conhecido por muitos como o Dia das Bruxas, o Halloween festeja-se de 31 de outubro para 1 de novembro e, apesar desta ser uma efeméride mais presente na cultura dos Estados Unidos, a tradição já se espalhou um pouco por todo o mundo.

Esta festividade foi ganhando força ao longo dos anos, com uma grande produção a nível comercial e cinematográfico. Entre as atividades de Halloween mais comuns estão as festas temáticas, a prática do "doçura ou travessura", decoração temática, a visita a atrações "assombradas” e assistir a filmes de terror.

Por cá, os mais novos estão rendidos a esta festividade. Por isso, todos os anos, por esta altura, muitas são as escolas que começam os preparativos e desafiam os seus alunos a entrarem no espírito, através de atividade lúdicas relacionadas com o tema.

Assim, é importante manter os costumes e desafiar os alunos a despertar a sua criatividade mais “horripilante”. Neste sentido, e para o ajudar, reunimos algumas sugestões DIY para pôr em prática na sala de aula.

Não se preocupe! As instruções são simples e os materiais acessíveis. A Staples, obviamente, tem tudo o que precisa para levar a palco este dia assustador. Conheça, então, algumas das nossas propostas:

Decorações de pôr os cabelos em pé

A decoração é o fator mais importante de qualquer “festa”. Como tal, preparar todos os detalhes é essencial. Aliás, esta efeméride tem bastantes símbolos e imagens associadas que se tornam fáceis de trabalhar como a abóbora, os monstros, as aranhas ou os fantasmas. Ideias não faltam para colocar mãos à obra.


1. Criaturas fantásticas

O primeiro desafio que pode lançar aos seus alunos é o de criar uma figura monstruosa à sua imagem ou que mais gostem. Assim, cada um terá o seu próprio monstro para decorar a sua secretária.

Material necessário:
- Rolo de papel higiénico/cozinha
- Cartolina ou Papel de lustro
- Canetas de feltro
- Tesoura
- Tubo de cola

Construção: Aqui, o desafio é pensar num monstro engraçado e criá-lo conforme a imaginação. Pode ser forrado em papel, pintado com canetas ou através da sobreposição de materiais.

2. Morcegos a cair do teto

As decorações que enchem mais o olho são as que vêm de cima. Literalmente. Decorar o teto chama atenção e torna qualquer sala mais triste num espaço divertido. Para este efeito, pode desafiar as crianças a criar morcegos assustadores ou divertidos para pendurar.

Material necessário:

- Rolo de papel higiénico/cozinha
- Cartolina
- Canetas de feltro
- Tesoura
- Tubo de cola

- Fita cola
- Fio de pesca ou de lã

Construção: Pode optar por morcegos mais simples e caricatos, como os da primeira imagem, ou por uns mais coloridos e assustadores. Como base, continuamos a usar o rolo de papel higiénico/cozinha para lhe dar forma e, depois, a cartolina e as canetas para ganharem vida e personalidade. Por último, cole uma ponta de um fio de pesca ou de lã numa das bases (os morcegos também gostam de ficar de cabeça para baixo) e a outra ponta no teto - neste caso é melhor usar uma fita cola resistente.

3. Efeitos fantasmagóricos

Se as bandeirolas fazem parte da decoração de qualquer festa que se preze, no Halloween não é exceção, apenas ganham um formato diferente – o de fantasma. Decore as paredes da sua sala de aula com fantasminhas. A sugestão acima apresenta apenas duas cores, mas pode sempre optar por fantasmas coloridos ou monocromáticos.

Material necessário:
- Cartolina
- Caneta de feltro preta e branca
- Tesoura
- Fio de pesca ou de lã

Construção: Primeiro, usando cartolina, recorte os fantasmas do mesmo tamanho. Recorte tantos quantos queira na mesma bandeirola. Depois, desenhe uns olhos e faça um pequeno furo na parte superior. De seguida, passe o fio pelos furos e disponha na parede.

4. Figuras aterradoras

Para decorar as paredes e janelas, nada melhor do que recortes em cartolina de figuras aterradoras próprias da altura do ano. Escolha cartolinas com cores vivas e fortes que remetam para o Halloween, como preto, laranja, roxo, amarelo e branco (para criar contraste) e dê asas à imaginação.

Material necessário:
- Cartolina
- Tesoura
- Tubo de cola

Construção: Desenhe figuras assustadoras em cartolina e recorte-as. De seguida, use folhas de cartolina como fundo e cole as figuras por cima criando contraste. Disponha nas paredes ou nas janelas.

5. Doçuras com gosto a travessuras

Por fim, mas não menos importante, recheie a sala de doces com um toque de originalidade à mistura. O desafio é decorar chupa-chupas e torná-los mais assustadores. Para isso, basta transformá-los em pequenos fantasmas.

Material necessário:
- Chupa-chupas
- Caneta de feltro preta
- Papel crepe branco e/ou laranja
- Tesoura
- Fio de lã ou fita de laço

Construção: Corte quadrados em papel crepe branco e/ou laranja. De seguida, coloque-os por cima do chupa-chupa e prenda à volta com um laço, usando um fio de lã ou uma fita de laço. Para finalizar, desenhe uns olhos assustadores.

Máscaras de meter medo ao susto

Não é só no Carnaval que se vestem fantasias, o Halloween é o segundo dia do ano em que é permitido mascarar-se, da cabeça aos pés, sem qualquer contestação alheia. Para completar o disfarce, e sendo um dos adereços favoritos das crianças, não pode deixar de fazer máscaras personalizadas em sala de aula. Saiba como.

6. Personagens assombrosos

Use as personagens do universo cinematográfico como inspiração e crie máscaras para os rostos das crianças. Seja de Batman, Frankenstein ou de bruxa do Feiticeiro de Oz, ideias não faltam.

Material necessário:
- Cartolina
- Tesoura
- Fio de elástico

Construção: Imprima as figuras, recorte e cole-as em cartolina para ganharem resistência. De seguida, faça dois pequenos furos nas laterias e coloque um elástico em cada ponta com um nó.

7. Acessórios indespensáveis para fotografias monstruosas

Para completar qualquer fato ou para criar fotografias divertidas, use a criatividade para produzir acessórios engraçados.

Material necessário:
- Cartolina
- Canetas de feltro
- Tesoura
- Paus de espetada
- Fita cola

Construção: Em papel de cartolina, desenhe os acessórios que vão completar os fatos das crianças. Tal como na fotografia acima, por exemplo, pode criar uns óculos Harry Potter, uma máscara de morcego ou uma boca de vampiro. De seguida, recorte e desenhe/decore se necessário. Para finalizar, basta colar numa das extremidades um pau de espetada (tente cortar as pontas primeiro) e está feito!

Cestos para guloseimas aterradoras

Para completar esta lista, nada melhor do que finalizar com um acessório indispensável desta festividade: o cesto para pedir as guloseimas! Ajude os alunos nesta tarefa e criem, em conjunto, um cesto original e feito a partir de “lixo”.

8. A imaginação leva-se na mão

Utilize materiais que os alunos possam ter em casa para servir de base dos cestos, como: garrafões de plástico, latas grandes de conservas ou caixas de detergentes em pó. Depois, é só usar a criatividade.

Material necessário:
- Tinta
- Tesoura
- Elementos decorativos como olhos, papel crepe ou lã

Construção: Forre com papel autocolante ou pinte o recipiente escolhido como base. De seguida, cole os elementos decorativos. Atenção! No caso dos garrafões de plástico e das latas de conserva, tenha redobrada atenção, já que os cantos podem cortar ou ferir os mais novos. Tente sempre eliminar ou proteger as áreas cortantes.

Comparar Produtos

Staples