Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 20€

Sê mais produtivo com a técnica Pomodoro.

O que é a técnica Pomodoro?

 

A técnica Pomodoro é uma técnica de gestão de tempo que visa o aumento da sua produtividade. Esta técnica é extremamente útil para pessoas que sentem que as pequenas distrações preenchem grande parte do seu dia, para pessoas que trabalham demasiado até ao ponto de se esgotarem e deixarem de ser produtivas e para pessoas que gostam de trabalhar com objetivos gamificados.

Mas, afinal, como funciona esta técnica?

  • Antes de começar o dia de trabalho, crie uma lista de tarefas e hierarquize cada uma em termos de prioridade;
  • Depois, defina um cronómetro para daí a 25 minutos e comece a trabalhar na primeira tarefa - tentando fazer o máximo de progresso possível;
  • Quando o alarme tocar significa que fez 1 pomodoro e que deve fazer uma pequena pausa de 5 minutos antes de passar à próxima tarefa;
  • A cada 4 pomodoros tire 15/20 minutos de intervalo;
  • Repita este ciclo até que todas as tarefas do dia estejam concluídas.

 

Esta técnica foi desenvolvida por um estudante universitário, Francesco Cirillo.

Com alguma dificuldade em focar-se nos estudos, Francesco perguntou a si mesmo: “será que me conseguiria motivar mais facilmente se só tivesse que me focar numa tarefa durante um curto espaço de tempo”?

Foi então que descobriu um alarme em forma de tomate na sua cozinha (pomodoro em italiano) e que, assim, criou a técnica Pomodoro.

As 3 Regras para usar a técnica Pomodoro.

 

Os sprints de 25 minutos são a essência deste método de trabalho, mas apenas conseguirá tirar todo o proveito desta técnica se seguir estas 3 regras:

Regra número 1: divida grandes projetos em pequenas tarefas.

A primeira regra define que é preciso pegar nos grandes projetos e dividi-los em pequenas tarefas. Por exemplo, se uma tarefa demorar mais que 4 pomodoros (o correspondente a 2 horas), então deve dividi-la em tarefas mais pequenas. Desta forma poderá acompanhar o progresso do seu trabalho de forma mais clara.

Regra número 2: junte as micro-tarefas num pomodoro.

A segunda é lembrar-se de que várias tarefas pequenas se encaixam num só pomodoro. Se tem várias micro tarefas de 5 minutos, pode juntá-las e acabar com elas todas num só pomodoro! Assim evita que perca o foco das tarefas mais compactas.

Regra número 3: não há interrupções durante um pomodoro.

A terceira regra e, quiçá, a mais importante é: um pomodoro é sagrado! Uma vez que comece um pomodoro não pode deixar que distrações se metam no seu caminho. Emails, mensagens, chamadas, tarefas adicionais, não são motivos para quebrar um pomodoro. Quando o alarme tocar e chegar ao fim dos 25 minutos poderá tomar nota do que surgiu e adaptar o seu horário consoante as novas necessidades.

Se seguir estas regras conseguirá ser mais produtivo e fazer um melhor planeamento e gestão do seu tempo, ao evitar as distrações e ao focar-se a 100% nas tarefas mais importantes. Se estiver na dúvida em relação a quais tarefas deve dar prioridade, também o aconselhamos a espreitar o artigo que escrevemos sobre a Matriz de Eisenhower.

Dicas para experimentar a técnica Pomodoro.

 

Já leu tudo o que precisa de saber e está mais do que convencido de que quer experimentar a técnica Pomodoro?

Então ficam aqui algumas dicas que vão facilitar o primeiro contacto com esta técnica:

  • O mais importante de tudo é planear o seu dia. Para isso, lembre-se que cada dia de trabalho leva cerca de 14 pomodoros. Utilize parte do primeiro pomodoro para estimar quantos pomodoros cada tarefa levará para ficar concluída.
  • Evite os ecrãs durante as pausas. Uma pausa tem que ser um momento de descontração, utilize-o para beber um café, fazer um lanche, dar um pequeno passeio, ir à casa de banho, etc. - evite ficar agarrado ao smartphone ou à televisão.
  • Este método pode ser feito à mão, com um alarme de telemóvel e apontando os timings numa folha de papel. Mas se preferir, também pode instalar uma aplicação que lhe facilite o processo. Deixamos uma sugestão para os utilizadores de Android e outra para os utilizadores de IOS.
  • Defina uma estratégia de overlearning. Haverá alturas em que vai ser tão produtivo que vai conseguir acabar um pomodoro com algum tempo de avanço. Quando isso acontecer, em vez de partir para uma pausa prematura, que vai contra a filosofia desta técnica, deve ter planeada uma estratégia de aprendizagem contínua. Pense em artigos, jornais, cursos online e outras pequenas coisas que gostaria de ver quando tiver tempo e ataque-os quando acabar um pomodoro mais cedo!

 

E é tudo.

Bom trabalho e bons pomodoros!

Comparar Produtos

Staples