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Quer ser mais produtivo? Comece a dizer "não".

Todos queremos ser tão produtivos quanto possível. Mas depois também queremos ajudar quem nos pede ajuda e assumimos mais responsabilidades sem considerar as outras tarefas que temos para fazer. 

Apesar de as intenções serem boas, torna-se demasiado fácil ficarmos sobrecarregados.

Sente que isto lhe acontece com frequência? 

Então tem uma solução: Comece a dizer “não”.

 

Porque é que dizemos que “sim”?

 

Por vezes pedem-nos ajuda e a nossa reação automática é dizer que sim. Porquê? Porque nos parece mais fácil do que lidar com um desconfortável: “não, não vou fazer isto por ti”. 

Parece-nos tão direto e insensível.

Não queremos desiludir a outra pessoa, ou parecer que não estamos interessados e por isso só conseguimos dizer que sim. Depois acabamos por aceitar novas tarefas ou desafios, mesmo que não nos interessem:

  • ou uma nova tarefa no emprego;
  • ou uma nova tarefa doméstica; 
  • ou um favor pessoal.

Todos gostamos de ajudar e de ficar bem na fotografia.

Mas há algo que não costumamos ter em conta… É que quando aceitamos tudo o que se mete no caminho, nem sempre temos em consideração se temos tempo para o fazer. 

 

As consequências de dizer que “sim”.

 

Quando dizemos que sim, estamos a dizer que não a todas as outras coisas. Como o economista Tim Hafford diz: “sempre que dizemos que sim a um pedido, estamos a dizer que não a tudo o que podíamos fazer com o mesmo tempo”. 

Uma vez que estejamos comprometidos com uma tarefa, acabámos de decidir como é que vamos passar o nosso tempo no futuro.

Pense no “sim” como débito e no “não” como uma linha de crédito. Sempre que diz que sim, vai custar-lhe tempo. Sempre que diz que não, resguarda a possibilidade de gastar o tempo como quiser.

Ou seja, dizer que não ajuda-o a poupar tempo.

Tendo em conta que o tempo é um recurso finito, deve investi-lo da forma mais proveitosa para si.

As consequências de dizer que sim já se tornam mais claras? 

Dizer “sim”, muitas vezes significa adiar as coisas que o fazem feliz. Porque assumiu uma responsabilidade extra, isso significa que vai estar a adiar os seus objetivos ou decidir não passar tempo com quem mais gosta.

 

Como dizer “não”.

 

Para garantir que consegue fazer todas as suas tarefas sem ficar sobrecarregado tem que conseguir dizer que não. E claro, é preciso fazê-lo sem que pareça rude ou despreocupado com o trabalho. 

Um dos truques propostos por Tim Harford está em perguntar-se primeiro: “Se eu tivesse que fazer isto hoje, será que concordava em fazê-lo?”. Esta dica é ótima, pois qualquer compromisso que venha a ter no futuro tornar-se-á num problema no presente. 

Se a oportunidade que se abriu o deixa animado, então diga que sim.

Se não… Se calhar é melhor pensar duas vezes sobre o assunto.

Acima de tudo, tenha uma abordagem honesta e transparente para com a outra pessoa. Torne claro, o motivo para recusar o compromisso. Se a tarefa em causa não vai ao encontro dos seus objetivos pessoais ou profissionais, ou se acha que poderia aproveitar esse tempo de uma forma mais produtiva, diga-o.

 

Então vou dizer que não para sempre?

 

Ironicamente… Não.

Não é isso que queremos dizer. Apesar de esta abordagem ser importante para a sua produtivade é preciso saber em que alturas pode e deve dizer “sim”

O objetivo é tornar o “não” na sua resposta automática, em vez do típico “sim”. 

Mas claro que há casos e casos e não deve generalizar esta regra. Como é óbvio, deve estar preparado para dizer “sim” às oportunidades que surgem em linha com os seus objetivos. Afinal de contas, se não tiver tempo para as melhores oportunidades, como terá tempo para atingir o sucesso pessoal e profissional com que sempre sonhou?

E, claro, não deve deixar de lado a sua empatia. Todos nós já estivemos em apuros e sabemos o quão importante é receber uma mãozinha nesses momentos. Ajudar os nossos colegas e as pessoas mais próximas faz parte da vida. O importante é que estes pedidos não sejam recorrentes, pois acabarão por consumir grande parte do tempo que reservou para atingir os seus objetivos. 

Dizer “não” é mais do que uma forma de melhorar a sua produtividade. É uma forma de garantir o seu sucesso.

Comece a dizer que não às distrações e invista mais tempo em si.

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