Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Estará a sua cadeira contra si?

 

Indícios de que a sua cadeira está contra si.

 

Se o seu trabalho faz com que tenha de se sentar horas e horas a fio, então este artigo é para si. 

Afinal de contas, passar 8 horas por dia numa só posição pode ter repercussões na sua produtividade e na sua saúde e bem-estar. E, por vezes, temos um inimigo: a nossa cadeira.

Mas afinal quais são os sinais de que a cadeira que está a utilizar pode não ser a mais indicada para si?

 

Alguns são físicos e podem manifestar-se como um desconforto em zonas específicas. Por exemplo, se costuma sentir:

  • dores no pescoço ou nas costas;
  • uma certa dormência nos dedos das mãos;
  • as extremidades do seu corpo mais frias do que o resto do corpo...

Então pode significar que a cadeira que está a usar não é a mais indicada para si.

Outros sintomas mais generalizados são a sensação de fadiga e a dificuldade em concentrar-se. Se sentir mais cansaço do que é habitual, avalie se a sua cadeira não terá algo a dizer sobre isso. É que apesar de o seu trabalho não envolver uma carga física elevada, se a sua cadeira o obrigar a estar numa posição desconfortável durante horas, dias e meses seguidos, as consequências são inevitáveis.

A regra de base é: nunca normalize o desconforto. Lembre-se que o normal é sentir-se bem. Se não for esse o seu caso, então procure a fonte do problema. Neste caso, ela pode não estar mesmo à sua frente… mas às suas costas! :)

 

Problemas que surgem ao sentar-se na cadeira errada.

 

Se alguns dos sintomas acima mencionados fazem parte do seu dia-a-dia, agora apresentamos-lhe algumas das suas possíveis consequências:

 

Má circulação sanguínea

Se a cadeira não estiver bem ajustada, ou se não se adaptar bem a si, pode causar uma má circulação do sangue nos ombros, nas pernas, nas costas e no pescoço. Alguns estudos encontraram, inclusivamente, uma correlação positiva entre o número de horas que as pessoas passam sentadas e o risco de doenças cardiovasculares.

 

Falta de produtividade.

Se se sentir bem, vai trabalhar melhor. Por isso, a segunda consequência está diretamente ligada à falta de produtividade. Para além de perder tempo a tentar encontrar uma posição mais ou menos confortável, a sensação de cansaço vai afetar a qualidade do seu trabalho. Já para não falar da distração causada pelas dores musculares que sente durante e depois do trabalho - que também afetam os momentos de descanso.

 

Indigestão.

Sabia que um dos impactos colaterais pode ser causar indigestão? 

Isto acontece porque ao sentar-se incorretamente, ou ao sentar-se numa cadeira que não é ideal para si, habilita-se a criar uma pressão inadequada na zona abdominal. O que poderá contribuir para uma digestão mais lenta, possível indigestão e um menor bem-estar enquanto trabalha.

E estas são consequências apenas relacionadas com a falta de ergonomia na sua cadeira. Se quiser saber mais sobre a importância da ergonomia no seu escritório em geral, pode sempre ler o nosso artigo sobre a beleza e peculiaridade da ergonomia.

 

Como melhorar a sua qualidade de vida e produtividade.

 

Já identificados os indícios e as potenciais consequências, chega a vez de escolher a cadeira certa para si. Uma boa cadeira dá apoio à sua postura, reduz a pressão nas suas costas, melhora a circulação sanguínea e também é mais segura

Para além de também ter efeitos positivos na sua produtividade, sendo muito mais confortável e ajustável às suas necessidades. No geral, complementa os essenciais para um ambiente mais saudável no escritório.

 

É por isso que deve optar por trabalhar com materiais ergonómicos, desde cadeiras ergonómicas, a teclados, a ratos, etc. Lembre-se da importância que o conforto tem na sua produtividade e de como permite que se concentre no que realmente importa.

Em staples.pt poderá encontrar todos estes materiais ergonómicos para construir o seu escritório de sonho. Com todos os desafios do mundo empresarial, garanta que pelo menos o seu escritório e a sua cadeira estão do seu lado. Se nem as suas ferramentas lhe facilitarem a vida, quem o irá fazer?

Comparar Produtos

Staples

Cadeiras

Mau estar