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Um escritório tradicional traz à memória, pessoas confinadas em cubículos ou sentadas à volta...

Um escritório tradicional traz à memória, pessoas confinadas em cubículos ou sentadas à volta de grandes conjuntos de secretárias. Mas agora surgiu uma nova tendência onde as pessoas mais preocupadas com a postura e a saúde, optam por trabalhar numa secretária de pé durante longos períodos do dia. Se está a ponderar os prós e contras de ambas, há mais em que pensar do que apenas, pés doridos.

 

Secretárias tradicionais

Todos nos habituámos a curvarmo-nos sobre as nossas secretárias para cumprir um prazo, independentemente das recomendações  de saúde e segurança. Naturalmente, não corremos o perigo de nos tornarmos, da noite para o dia, o “Corcunda de Notre Dame” do nosso escritório. Contudo, o facto de passarmos longos períodos de tempo sentados, tem efeitos a longo prazo que não podem ser negligenciados, tais como, músculos doridos, dores de costas e até doenças graves, como doenças cardíacas ou diabetes.

Apesar disso, trabalhar sentado também tem aspetos positivos. Se uma pessoa for correr ou ao ginásio na hora de almoço, com certeza, irá preferir sentar-se numa secretária para evitar sobrecarregar os músculos. O descanso e a recuperação de exercícios físicos extenuantes são os principais benefícios de se estar sentado, especialmente, se seguirmos as normas de ergonomia para uma postura correta. Para as mulheres grávidas ou pessoas com algum tipo de problema nas pernas (p. ex. pessoas com varizes) é fundamental que possam estar sentadas a uma secretária.

Vale a pena investir numa cadeira ergonómica, que seja boa tanto para o conforto como para a postura e possa prevenir e até corrigir problemas nas costas ou pescoço.

Dica: Todos somos diferentes, por isso, precisamos de uma cadeira à nossa medida. Uma cadeira ideal deve poder ajustar-se à sua altura e alcance, com regulação de altura do assento e braços, bem como a inclinação das costas. Se o seu orçamento não dá para substituir as cadeiras que tem atualmente, pondere comprar um apoio lombar ou uma almofada inclinada.

 

Secretárias de pé

Quando está sentado na sua secretária durante o dia inteiro e, por vezes, também à  hora de almoço, pode parecer que já tem uma ligação física e mental com a sua secretária. Por isso, de que forma é que a mudança para uma secretária de pé lhe poderá dar mais liberdade?

Uma secretária de pé tem benefícios físicos e mentais. Por exemplo, quem sofre de dormência nas pernas quando fica muitos períodos sentado pode notar uma redução dessa sensação, enquanto outras pessoas podem sentir-se menos preguiçosas.

Um benefício imediato é o aumento da concentração. Quando uma pessoa está com algum bloqueio criativo não deve ficar sentada a matutar na situação. Ao invés, deve levantar-se porque isso ajuda a que o sangue flua imediatamente para o cérebro e desperte a criatividade. Além disso, uma pessoa em pé queima muito mais calorias do que se estiver sentada.

Dica: Uma secretária de pé ajustável deve ser colocada de forma a que o seu computador fique a cerca de meio metro dos seus olhos. Para ver de forma confortável o que está no ecrã, deve olhar em frente ou ligeiramente para baixo. A sua secretária deve estar a uma altura em que os seus cotovelos possam descansar a uma posição de 90 graus.

 

O melhor dos dois mundos

Pode ser um pouco complicado mudar imediatamente de uma secretária tradicional para uma secretária de pé, mas pode optar por intercalar as duas opções ao longo do dia. Tente encontrar o equilíbrio ideal mudando entre os dois tipos de secretária frequentemente para ver com qual se sente melhor. Comece com 20 minutos sentado, seguido de 20 minutos em pé e faça um intervalo de 15 minutos depois de 2 horas. Se tiver que ir a uma reunião rápida, fique de pé para estar ativo, uma vez que assim mantém o sangue a fluir e pode ajudar à criatividade.

Talvez, faça sentido ter uma secretária normal e outra para estar de pé mas, se tiver pouco espaço, talvez isso não seja possível. Um computador de trabalho ajustável e um sistema de montagem na parede podem ser a chave nestas situações, ao permitir-lhe trabalhar no mesmo espaço sentado ou de pé, conforme quiser. Esta é uma solução bastante cara, mas dá-lhe liberdade de escolha e  minimiza o desconforto e o aparecimento de dores resultantes do facto de estar muito tempo numa ou noutra posição. A produtividade e a criatividade agradecem.

Dica: A sua secretária necessita de duas prateleiras – uma para o monitor e outra para o teclado – para que não faça demasiada pressão no pescoço e nos braços. As dimensões da sua secretária devem deixar espaço suficiente para que se sinta confortável em pé e também tem que ter espaço para um telefone e os materiais de escritório necessários.

Qualquer que seja a sua opção, certifique-se de que é a adequada para si e para os seus colegas.

Todos os anos milhões de pessoas em todo o mundo adoecem com gripe, o que as impede de ir trabalhar, fá-las ficar de cama e em baixo de forma, por vezes durante semanas.

O local de trabalho é um foco de propagação e agora é especialmente importante saber o que pode fazer pela higiene e segurança no seu local de trabalho de forma a evitar que os vírus se propaguem.

Todos os anos milhões de pessoas em todo o mundo adoecem com gripe, o que as impede de ir trabalhar, fá-las ficar de cama e em baixo de forma, por vezes durante semanas.

O local de trabalho é um foco de propagação e agora é especialmente importante saber o que pode fazer pela higiene e segurança no seu local de trabalho de forma a evitar que os vírus se propaguem.

Estas são as principais formas de evitar ficar doente e proteger os seus colegas:

 

1. Lave e seque as mãos corretamente

Lavar, secar e desinfetar as mãos após uma ida à casa de banho e ao longo do dia é uma das melhores defesas contra a propagação de germes e de doenças. No entanto, nem todos fazemos isso corretamente. Coloque um lembrete na casa de banho para incentivar uma boa higiene e melhores formas de lavar as mãos.

A secagem é tão importante como a lavagem. As bactérias aderem mais facilmente às mãos húmidas, por isso, certifique-se de que as seca cuidadosamente depois de as ter lavado com a água e sabão. Se estiver a ponderar qual o método de secagem que deve escolher, finalmente temos a resposta para a pergunta de sempre: o que é melhor, toalhetes de papel ou secadores elétricos? 

 

2. Mantenha as áreas de trabalho limpas 

Se acha que a casa de banho está suja, nem imagina todos os germes que existem em teclados, telefones, computadores portáteis e áreas de trabalho. Aproximadamente 10 milhões de bactérias vivem na sua secretária, por isso, mantê-la limpa, bem como às suas várias ferramentas, é uma maneira vital de manter os germes afastados. Isto é ainda mais importante em escritórios hot-desking, onde várias pessoas podem utilizar os mesmos espaços, provavelmente cheios de germes.

Envie por e-mail aos seus colegas este guia útil  ou imprima-o e afixe-o no quadro do seu escritório, para lhes mostrar como limpar corretamente as respetivas áreas de trabalho. 

 

3. Evite reuniões desnecessárias

Em alturas de pico da gripe ou com a pandemia recente de Covid-19 é importante perceber que reuniões presenciais podem colocar-nos, e aos nossos colegas, em risco. É uma excelente oportunidade para experimentar uma reunião à distância ou um simples telefonema.

 

4. Limpe as áreas comuns

O vírus da gripe sobrevive em superfícies durante oito horas. As bactérias surgem nos locais onde os alimentos são armazenados muito mais do que em casas de banho. Pense em 30 000 germes por centímetro quadrado num lava-loiça em comparação com 300 numa sanita. Mas não se preocupe, porque é fácil combatê-los com alguma convicção e as ferramentas certas . Com toalhitas antibacterianas ou spray de limpeza ecológico e toalhetes de papel por perto, todos deverão sentir-se encorajados a fazer a sua parte ao manter os espaços limpos e sem germes.

 

5. Utilize o seu próprio copo, prato e talheres 

Se tiver mais tendência do que a maioria para adoecer, pode considerar a hipótese de manter um conjunto pessoal de pratos e talheres no escritório. Desta forma, pode saber quando são utilizados e lavados e não tem de se preocupar com a partilha de germes e de potenciais infeções com colegas de trabalho. Ou vá mais longe e arranje canecas personalizadas para toda a equipa. Desta forma, durante o próximo café, saberão que estão a trocar apenas palavras durante a conversa.

 

6. Mantenha os materiais adequados ao seu alcance 

Lenços de papel, toalhetes de limpeza e desinfetante para mãos devem estar espalhados em todo o escritório para uma utilização fácil e frequente. Podem parecer apenas uma solução rápida, mas estes produtos podem ser muito úteis no que diz respeito a conter e eliminar os germes na área de trabalho.

Espirrar para um lenço de papel e deitá-lo fora imediatamente impede que espirre para as mãos e depois toque em objetos comuns com elas. Ter à mão medicação para constipações e gripes ou, pelo menos, paracetamol, também ajuda muito a reduzir quaisquer sintomas assim que surgem, dando-lhe menos oportunidade para espalhar o vírus da gripe.

 

7. Trabalhe a partir de casa quando se sentir doente

Se sentir que está a ficar doente, tire um ou dois dias e trabalhe a partir de casa. Se for algo mais grave, não hesite em pôr um dia de baixa por doença. Descansar quando o seu corpo precisa é a única forma de assegurar que pode regressar em boa forma e pronto para dar 100%. Mas lembre-se: no caso de gripe, beba bastantes líquidos, durma o mais possível e mantenha-se em casa até ficar sem febre durante, pelo menos, 24 horas.

 

8. Evite cumprimentar os seus colegas

Não queremos que se torne numa pessoa antissocial, nem deve deixar de dizer bom dia ou boa tarde quando chega ao escritório. No entanto, agora já tem a desculpa perfeita para acenar só de longe.

Reduz assim o risco de propagação dos vírus e evita que haja contágio.

 

9. Mantenha as equipas informadas

As medidas de higienização e cuidados a ter contra a propagação de um vírus só serão eficazes se forem amplamente cumpridas. Então torna-se essencial a informação correta e nos locais apropriados.

Envie comunicações e pendure cartazes nos espaços comuns para garantir que toda a gente conhece e cumpre estas medidas.

A integração de alunos com necessidades especiais em turmas de ensino regular constitui um grande desafio para as escolas. Desde falta de recursos a pouca formação por parte dos docentes, os obstáculos são inúmeros na construção de um ensino que devia estar ao alcance de todos.

A integração de alunos com necessidades especiais em turmas de ensino regular constitui um grande desafio para as escolas. Desde falta de recursos a pouca formação por parte dos docentes, os obstáculos são inúmeros na construção de um ensino que devia estar ao alcance de todos.

Para muitos alunos de educação especial, o dia a dia entre a comunidade escolar converte-se numa luta constante, conduzindo a fenómenos de exclusão e isolamento. Para outros, a sensibilização contribui para uma rotina feliz, onde a escola traz a alegria da superação.

Em paralelo com o trabalho realizado nas unidades de educação especial, integrar estes jovens em salas de aula converte-se num processo tão complexo quanto recompensador. Que cuidados é preciso ter? Que benefícios é que os alunos de educação especial podem trazer às turmas? Manuela Dias, professora de educação especial, garante que o segredo está no esforço conjunto de alunos e professores, os maiores agentes na aceitação da diferença.

“É um trabalho colaborativo diário, que envolve muita planificação com os respetivos apoios terapêuticos e monitorização da aprendizagem dos alunos”, afirma.

 

Missão dos professores

Apesar de existir o dever de colocar os alunos com necessidades especiais ao nível dos outros discentes, normalizando, assim, a sua presença, é inegável que estes devem beneficiar de apoio excecional para tirarem o máximo partido das aulas. O principal objetivo é que “todas as suas prioridades sejam percetíveis”.

“Devem ficar o mais próximo possível do professor para que as suas necessidades sejam mais facilmente atendíveis, para que ouça melhor, esteja mais atento, mais focado nas aprendizagens”, reforça.

O poder está nas mãos dos professores, que podem ajudar a mitigar as principais dificuldades com que estes alunos se deparam. Em escolas com poucos recursos, os docentes devem ter um papel ainda mais ativo na promoção da “inclusão com os pares, ultrapassagem de barreiras físicas, redução de número de alunos por turma, a adaptação de estruturas na sala de aula e recursos humanos adicionais”.

No fundo, o acompanhamento de alunos com necessidades especiais acaba sempre por transcender a sala de aula. O trabalho do professor deve ser articulado não só com profissionais especializados na área, como assistentes operacionais, terapeutas, professores de educação especial e psicólogos, mas também em conjunto com os pais, numa matriz de “trabalho contínuo e sistemático”.

“Há que reconhecer que os pais são quem melhor conhece o aluno, definindo estratégias de apoio à família, dando e recebendo feedback continuo”, afirma Manuela Dias.

 

Uma mão amiga

Os alunos com necessidades especiais podem ser, muitas vezes, encarados como um elemento que traz mais trabalho à sala de aula. Pelo contrário, a sua integração apresenta inúmeras mais-valias para os jovens de ensino regular, educando-os para abraçar a diversidade.

“No futuro, os alunos que contactam com a realidade da educação especial serão com certeza cidadãos informados, sensíveis à diferença, dando o seu contributo para uma sociedade mais inclusiva”, garante a professora.

Ainda assim, a aceitação do diferente pelos pares pode não ser feita de forma automática, tornando o bullying num fenómeno prevalente entre alunos de educação especial. Conversar sobre estes temas “através de sessões de esclarecimento aos alunos para a promoção da interajuda dos pares, envolvendo os psicólogos, saúde escolar e de toda a comunidade escolar” transforma-se na chave da normalização.

Com crianças e jovens mais informados, as amizades começam a germinar. Além de deixar que o contacto entre alunos seja feito de forma orgânica, promover atividades de entreajuda é muito importante para os discentes se sentirem reconhecidos. Estratégias como “educação musical, educação física focada na psicomotricidade e expressão plástica em pequeno grupo” aliam a diversão à empatia por quem aprende de forma diferente.

 

Pensar no futuro

Embora o caminho a percorrer seja longo, Manuela Dias mantém-se otimista com os esforços que têm sido feitos para tornar o ambiente escolar num espaço seguro para a educação especial.

“O Ministério da Educação tem vindo a promover a inclusão de todos os alunos na sala de aula. Há decretos de lei que estabelecem princípios e normas que garantem a inclusão, aumentando a participação dos alunos nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa”, recorda.

O reconhecimento por parte dos professores da importância da atualização de conhecimentos ao longo do tempo é também um fator crucial. Estes têm vindo a acompanhar a evolução da pedagogia na área da educação especial e em muitas outras vertentes.

“Os docentes das turmas têm acesso a formação específica através de centros de formação, encontrando-se atualmente mais preparados. As ações de formação não são obrigatórias, mas a sua frequência tem vindo a aumentar, acompanhado o crescimento das necessidades educativas especiais”, conclui a professora.

A luta por um ensino de educação especial que dê confiança aos alunos para se tornarem mais autónomos no quotidiano é coletiva. Enquanto espelho do mundo real, a escola deve ser um lugar para todos. E, para todos terem lugar, até o mais ínfimo dos esforços conta.

 

Por: Estrelas&Ouriços

Todos temos maneiras diferentes pelas quais aprendemos com maior facilidade . Alguns de nós, preferem ler algo 50 vezes para fixar, outros gostam de desenhar diagramas ou escrever  para memorizar , etc. Não existe um método certo ou errado – tudo depende da pessoa e da sua capacidade de aprendizagem.

Todos temos maneiras diferentes pelas quais aprendemos com maior facilidade . Alguns de nós, preferem ler algo 50 vezes para fixar, outros gostam de desenhar diagramas ou escrever  para memorizar , etc. Não existe um método certo ou errado – tudo depende da pessoa e da sua capacidade de aprendizagem.

Identificar qual o tipo de aprendizagem que melhor funciona com cada um de nós é fundamental para determinar quais os métodos que iremos utilizar para absorver a informação que necessitamos, quanto  mais relevante esta for para nós. Fique  com um guia para o ajudar a descobrir que tipo de aprendizagem funciona melhor com cada um  e como tirar o melhor partido disso.

 

Aprendizagem visual

 

  • Gosta de aprender a partir de diagramas e imagens
  • Prefere ler a ouvir
  • Gosta de tirar muitos apontamentos

Quem gosta mais deste método, tira maior partido quando consegue ver a informação à sua frente. Quer seja um mapa, um gráfico ou datas, quem prefere este método memoriza  melhor quando lêem eles mesmos.

No que diz respeito a estudar , quem aprende melhor visualmente pode beneficiar de:

  • Tirar apontamentos detalhados de aulas ou palestras
  • Utilizar marcadores para sublinhar pontos importantes nos apontamentos que  escreveram
  • Utilizar mapas mentais e diagramas como forma de memorizar a informação
  • Fazer desenhos e imagens para relacionar com os apontamentos
  • Utilizar canetas coloridas para fazer apontamentos

Tudo isto são estímulos visuais que funcionam perfeitamente com quem tem mais facilidade em aprender visualmente.

 

Aprendizagem auditiva

 

  • Preferem que lhes leiam instruções em vez de as lerem eles mesmos
  • Gostam de trabalhar em grupo e de se envolverem em debates nas aulas
  • Gostam de explicar as suas ideias

Quem aprende melhor de forma auditiva, tem tendência para ser dos mais sociáveis nas aulas. Gostam de ouvir os outros e são bons a explicar as suas próprias ideias. Tendencialmente são muito participativos e, de uma forma geral, lembram-se mais do que lhes foi dito do que daquilo que leram.

No que diz respeito a técnicas de memorização, quem aprende de forma auditiva costuma gostar de:

  • Ouvir música relaxante enquanto estudam
  • De se gravarem a eles mesmos e ouvirem para estudar
  • Explicar a alguém o que aprenderam
  • Pedir a outros para lhes explicarem as coisas de forma a que as entendam mais facilmente
  • Retirar distrações do quarto

Estas técnicas ajudam quem aprende melhor de forma auditiva a processar a informação.

 

Aprendizagem através de ação corporal

 

  • Gostam de fazer e experimentar coisas enquanto aprendem
  • Gostam de desporto e atividade física no geral
  • Gostam de alternando a forma como aprendem

A aprendizagem através da ação corporal estimula a actividade e o fazer. As pessoas que têm mais facilidade de aprendizagem com este método têm uma memória física melhor e lembram-se mais facilmente das coisas se  as fizerem. Costumam ser bons em desporto e dança.

O método de aprendizagem eficaz para quem gosta de ação corporal inclui:

  • Usar vários exemplos quando tiram apontamentos e relacioná-los com o dia-a-dia
  • Fazer algo enquanto aprendem como, por exemplo, bater com o lápis ou caneta
  • Usar cartões enquanto estudam
  • Criar um grupo de estudo e usar isto como uma forma de discutir ideias e respostas com outros
  • Estudar por curtos períodos para que não se distraiam

Todos os processos físicos descritos são fundamentais para absorver informação mais facilmente para quem gosta deste método.

 

Aprendizagem ao ler e escrever

 

  • Gostam de ler para aprofundar conhecimento
  • Gostam de tirar vários apontamentos detalhados
  • Preferem aprender num ambiente silencioso

Quem gosta deste método, normalmente, prefere processos de aprendizagem mais tradicionais para absorver informação. Gostam de ler e depois escrever os seus apontamentos. Também preferem  anotar e escrever as coisas que lhes são ditas ou mostradas.

Quem prefere este método, normalmente, segue estas dicas:

  • Escrever apontamentos várias vezes para os ajudar a absorver a informação.
  • Juntar apontamentos numa pasta para que seja facilmente acessível
  • Usar cartões com texto
  • Usar esquemas e tabelas para condensar a informação
  • Tentar resumir novas informações pelas suas próprias palavras para os ajudar a absorver melhor a informação.

A chave para quem prefere este método é  de tirar apontamentos fáceis de entender numa grande variedade de formatos.

Descobrir qual o tipo de aprendizagem que funciona melhor consigo pode ajudar muito, mas nem todos se enquadram em apenas uma categoria. Alguns estilos de aprendizagem misturam 2 ou 3 tipos dos descritos previamente. Para entender qual o método que  melhor funciona consigo, deve tentar várias das dicas que sugerimos.

A forma como trabalhamos tem mudado bastante nos últimos anos, como necessidade para corresponder à evolução tecnológica e às exigências do local de trabalho. Com novos problemas a florescer no emprego, várias empresas procuram técnicas colaborativas para a resolução destesproblemas, e formas criativas para solucionar os mesmos.

 

Colaborar ajuda a resolver problemas com muito mais eficiência

 

A forma como trabalhamos tem mudado bastante nos últimos anos, como necessidade para corresponder à evolução tecnológica e às exigências do local de trabalho. Com novos problemas a florescer no emprego, várias empresas procuram técnicas colaborativas para a resolução destesproblemas, e formas criativas para solucionar os mesmos.

Na frente deste incentivo de trabalho em equipa está o Professor Ulrich Weinberg, diretor da Escola de Design Thinking, no Hasso-Plattner Institute. O seu trabalho em grupo tem revolucionado a forma como muitas empresas procuram solucionar problemas. Weinberg fala do sucesso que tem testemunhado, ao trabalhar com empresas:

“Acabei de regressar de uma viagem à China. Fui convidado pelo CEO da Haier […] ele leu a versão chinesa do meu livro e convidou-me para discutirmos as decisões radicais que aplicou na sua empresa. De momento, ele tem 70,000 funcionários e está a reorganizar a empresa na sua totalidade, em direcção a um ecossistema de microempresas – ele permite que as pessoas sejam empreendedoras dentro da empresa, e eu concordo plenamente que esta seja a melhor estrutura para uma organização de grandes dimensões.”

 

O método de Weinberg para o sucesso baseia-se em três ideias principais:

 

  1. Seguindo uma abordagem não linear, a colaboração para resolução de problemas não é chegar do ponto A ao ponto B. Este é um processo iterativo, que repete diferentes etapas da técnica Design Thinking, até que os melhores e mais desejados resultados sejam encontrados.
  2. O método de Weinberg dá uma maior valorização ao trabalho em equipa, em relação a métodos mais individuais que criam um ambiente mais competitivo. Weinberg acredita que uma variedade de opiniões, vindas de diferentes equipas e departamentos, produz melhores resultados na resolução de problemas. Numa sociedade onde somos ensinados a competir individualmente uns contra os outros, Weinberg diz que: “nós não nascemos preparados para um ambiente colaborativo, mas sim um ambiente altamente competitivo”.
  3. Ele encoraja o uso de um ambiente colaborativo, que facilite as pessoas a trabalharem em conjunto, inspirando, deste modo, o pensamento criativo.

 

Mas qual é a importância da resolução de problemas? Qualquer empresa ou negócioenfrenta estes problemas diariamente, e uma abordagem que envolva o trabalho de equipa pode ser o método mais eficiente para encontrar as soluções. Para dar um exemplo prático de como esta técnica pode ser utilizada, vamos analisar como deve aplicar as mudanças na GDPR, a acontecer em de Maio de 2018.

 

O que é a GDPR?

 

A General Data Protection Regulation (GDPR) irá substituir a Data Protection Directive em Maio de 2018, numa tentativa de harmonizar a privacidade de informação e as leis de proteção por toda a Europa. O objetivo é proteger todos os cidadãos da União Europeia contra violações de privacidade e informação, e como consequência, empresas que não estiverem em conformidade com estas alterações terão de pagar multas elevadas. Mas para se preparar com antecedência, o sistema de resolução de problemas em equipa pode ajudá-lo a encontrar a solução perfeita para as alterações desta legislação.

 

Como é que trabalhar em equipa para solucionar problemas o pode ajudar a preparar-se para a GDPR?

 

Para dar início a este método é importante considerar o ambiente onde vai realizar o seu projeto. O Professor Weinberg dá ênfase à necessidade de ter um espaço que encoraje o trabalho em equipa entre os trabalhadores da empresa. O professor descreve o seu desenvolvimento dos espaços designados por We-Q, os quais tem incorporado em empresas e negócios, como locais físicos ideais para o incentivo do trabalho colaborativo.

“Na escola de Design Thinking, criámos os espaços que chamamos de ‘We Q’, em substituição das siglas ‘IQ’ que representam a inteligência individual, o ‘We Q’ dá assim ênfase às qualidades de grupo na palavra ‘we’, e é exatamente esse o foco destes espaços. Nós tivemos que re-decorar todos estes espaços físicos […] espaços de trabalho devem ser remodelados, e nós encorajamos as empresas a fazer isso mesmo”.

Para encorajar este trabalho em equipa, deve considerar criar um espaço que tenha estas características. Certos materiais de escritório, tais como quadros-brancos, são ideais para chuvas de ideias e outros projetos entre equipas. Do mesmo modo, o uso de post-its também é uma excelente adição, para que todos possam adicionar as suas ideias e estas sejam tomadas em consideração. Pode ainda seguir um sistema de cores que representam factos, ideias ou opiniões para que se mantenha organizado nestas ocasiões.

O próximo passo é convidar uma variedade de pessoas para a sua reunião de resolução de problemas. Inclua pessoal de diferentes departamentos na empresa, de modo a recolher uma grande variedade de opiniões e ideias durante o processo.

 

Design Thinking passo-a-passo:

 

  1. Fase de descoberta: Este é o ponto onde tem que analisar o problema e avaliar onde pode encontrar as necessidades que não foram atendidas. Neste caso, tem de ter em conta as futuras mudanças devido à GDPR, e como isso irá afetar a segurança de informação. Também irá perceber se a sua empresa está atualizada neste aspeto ou não.
  2. Janela de oportunidade: Ganhe perspectiva do problema ao visualizá-lo em diferentes ângulos. Procure padrões e temas e compare-os com a opinião dos outros. Em termos da GDPR, encontrou alguns problemas consistentes, tais como segurança de palavras-chave? Retenha esse problema e aproveite a oportunidade para educar a sua equipa sobre a proteção de informação com uma palavra-chave segura.
  3. Incubar: Antes de iniciar este processo de forma colaborativa, partilhe as suas informações até ao momento, e permita que todos absorvam esta informação individualmente, antes de marcar uma reunião para discutir estas ideias.
  4. Idealizar/Iluminar: Junte a sua equipa de vários departamentos para discutir quaisquer problemas e procurar soluções criativas. Utilize o espaço colaborativo que criou, e todos os estímulos em volta, para inspirar ideias. Recorra aos post-its para explorar novas ideias ou para reconsiderar outras já mencionadas.
  5. Avaliar e aperfeiçoar: Uma vez que tenha explorado as suas opções e gerado uma variedade de soluções para os seus problemas, deve selecionar as melhores ideias. Exiba todos os post-its, e analise os que criam maior impacto. Quando tiver selecionado as melhores opções para aplicar face à GDPR, trabalhe com a sua equipa para aperfeiçar essas escolhas, e faça uma votação tendo em conta os seguintes critérios:
  • Viabilidade técnica – é possível implementar?
  • Desejo – é algo que queira implementar?
  • Viabilidade para a empresa – é o mais acertado para o seu negócio?
  1. Testar o protótipo rapidamente: Realize alguns testes para pôr à prova as suas ideias e verificar se irão funcionar no seu ambiente empresarial. Pense como é que estas iriam funcionar em cada etapa individual, e mais uma vez, consulte com uma grande variedade de pessoas sobre esta ideia. Em relação à GDPR, pense na eficácia desta ideia – está em conformidade com todos os critérios do novo regulamento? E como é que funciona para a sua empresa?
  2. Entregar: Uma vez que tenha um plano pronto, está na hora de implementar esta ideia e pô-la em prática, para além de começar o processo de aprendizagem.
  3. Reafirmar e alterar: Como foi mencionado anteriormente, este não é um processo linear. Assim que der luz verde ao seu plano, avalie como é que funciona na realidade e receba todo o feedback possível. Mesmo que não haja problemas aparentes, procure aperfeiçoar e refinar as suas ideias para ter os melhores resultados possíveis. Ao dar início a este processo com alguma antecedência, quando Maio de 2018 chegar, você e a sua equipa estarão mais do que preparados para os novos regulamentos da GDPR.

 

À medida que for assimilando estes processos, não tenha receio de repetir as etapas mencionadas se acreditar que o resultado não é satisfatório. Weinberg salienta o facto de que devemos abandonar a forma convencional de trabalhar, a forma como fomos ensinados na escola, e que devemos de procurar novos métodos para ter os melhores e mais criativos resultados.

“Na primeira classe, as crianças são ensinadas que devem ser melhores que os outros colegas, o que gera competição, apesar de todos aprenderem através do mesmo padrão. E não há um padrão de colaboração à primeira vista, mas sim um padrão de competitividade […] O problema é que, na realidade, no mundo interligado em que vivemos agora, esse padrão é antiquado.”

Ao aplicar as teorias do professor Weinberg e as mudanças nas dinâmicas modernas de empresa, poderá usufruir ao máximo desta nova, e eficaz, forma de pensar e começar a revolucionar a forma como resolve problemas na sua empresa.

A sua secretária é onde faz o seu trabalho, mas se não estiver limpa pode afetar a sua produtividade. As secretárias podem ter sujidade e germes que podem fazer com que adoeça ou danificar o equipamento. No entanto, apenas um terço das pessoas o limpa regularmente e uma em cada dez não o limpa de todo. Já sabe a quais pertence! Em vez de arriscar a sua saúde (e a sua reputação no escritório), siga estes passos para manter as coisas limpas.

A sua secretária é onde faz o seu trabalho, mas se não estiver limpa pode afetar a sua produtividade. As secretárias podem ter sujidade e germes que podem fazer com que adoeça ou danificar o equipamento. No entanto, apenas um terço das pessoas o limpa regularmente e uma em cada dez não o limpa de todo. Já sabe a quais pertence! Em vez de arriscar a sua saúde (e a sua reputação no escritório), siga estes passos para manter as coisas limpas.

 

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O passo mais importante

Uma área de trabalho limpa pode aumentar a produtividade, mas, se as suas mãos estiverem sujas, então isto reduz muito os efeitos do seu esforço! Uma boa higiene das mãos – molhar, ensaboar, esfregar, enxaguar e secar – ajuda-o a manter-se saudável e evita a propagação de germes. Não se esqueça de procurar as soluções para casa de banho da Staples em parceria com a Katrin para encontrar o melhor sabão e toalhetes para as mãos que tornam a lavagem das mãos mais fácil e prática.

Fontes:

https://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/average-desk-germs-toilet-seat-kitchen-keyboard-mouse-phone-a8237431.html

https://www.pcworld.com/article/249212/how_to_clean_your_keyboard.html

https://www.cnet.com/how-to/how-to-clean-and-disinfect-your-keyboard-and-mouse/

https://www.digitaltrends.com/computing/how-to-clean-your-computer-pc-monitor-screen/

http://www.uhhospitals.org/myuhcare/health-and-wellness/better-living-health-articles/2014/april/why-and-how-to-disinfect-your-desk

https://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/average-desk-germs-toilet-seat-kitchen-keyboard-mouse-phone-a8237431.html

https://www.androidcentral.com/how-clean-and-disinfect-your-android-smartphone

 

Criar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal pelo qual valha a pena trabalhar

Quer tenha uma pequena empresa ou trabalhe a partir de casa, a sua saúde mental pode ter sido o motivo pelo qual decidiu trabalhar por conta própria e deixar para trás o stress das grandes empresas e, principalmente, a pressão provocada pela carga de trabalho. Como tal, o mais provável é que pense que os problemas psicossociais não o afetam nem influenciam verdadeiramente a sua vida profissional. As informações apresentadas a seguir destacam como este pressuposto está errado e indicam algumas formas simples que permitem reduzir o risco de incidentes relacionados com o stress no local de trabalho.

 

Criar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal pelo qual valha a pena trabalhar

Quer tenha uma pequena empresa ou trabalhe a partir de casa, a sua saúde mental pode ter sido o motivo pelo qual decidiu trabalhar por conta própria e deixar para trás o stress das grandes empresas e, principalmente, a pressão provocada pela carga de trabalho. Como tal, o mais provável é que pense que os problemas psicossociais não o afetam nem influenciam verdadeiramente a sua vida profissional. As informações apresentadas a seguir destacam como este pressuposto está errado e indicam algumas formas simples que permitem reduzir o risco de incidentes relacionados com o stress no local de trabalho.

Vários estudos demonstraram que o stress no local de trabalho é a principal fonte de stress nos adultos e que tem aumentado progressivamente ao longo das últimas décadas. O stress pode ser provocado por cargas de trabalho elevadas, prazos apertados, por ter de executar funções para as quais pode não ter formação e ainda pela falta de controlo geral relativamente ao dia de trabalho. A falta de controlo pode ser considerada um fator subjacente ao stress. Algumas pessoas estão num cargo em que executam várias tarefas com prazos urgentes e uma lista interminável de atividades. O que distingue estes indivíduos é a perceção de controlo. Eles pensam que têm tudo sob controlo e, como tal, são menos afetados pelas circunstâncias. Esta é uma forma interessante de olhar para os problemas relacionados com o stress. Perguntar-se “quanto controlo tenho?” e, em seguida, efetuar as alterações necessárias para garantir que controla as tarefas mais importantes, pode ajudar a conter os níveis de stress. O mais importante é aceitar que não pode ter tudo sob controlo.

O debate geral sobre o stress no local de trabalho também pode estar ligado à exaustão dos funcionários. Embora este fator tenha tendência a ter um impacto mais significativo nos funcionários de grandes empresas (possivelmente como resultado da estrutura hierárquica), o stress não deve deixar de ser considerado em pequenos escritórios ou escritórios em casa. Trabalhar para conseguir cumprir um prazo importante, executar várias tarefas por ter uma equipa pequena, nunca “desligar” completamente e permitir que a missão da empresa tome conta da sua vida são fatores que podem levar à exaustão. Encorajar-se a si mesmo e aos seus funcionários a largarem o telefone, a afastarem-se do computador e a “desligar” são estratégias que podem ajudar a prevenir a exaustão.

 

 

No geral, a pressão dos prazos e a falta de tempo livre resultam num aumento do nível de stress. Este não é um conceito novo ou original. O que não é tão conhecido é o facto de a pressão dos prazos e a falta de tempo livre também poderem ter um impacto significativo na forma como interagimos com as outras pessoas. É possível afirmar que, quando estamos ocupados, estamos menos dispostos a prestar atenção ao mundo à nossa volta.  Se for um trabalhador independente com escritório em casa, onde não interage necessariamente com outras pessoas no dia a dia (em oposição ao que se passa num grande escritório), esta pode ser uma realidade bastante assustadora. A solução é efetuar pequenas alterações à forma como trabalha no seu escritório em casa. Durante o dia de trabalho, é importante fazer uma pausa e programar atividades que envolvam a interação, como:

  • Encontrar-se com um amigo ao almoço
  • Marcar uma aula de ioga
  • Pegar no computador e juntar-se a pessoas semelhantes que partilhem um espaço de coworking (quando o trabalho não permitir uma pausa longa!)

 

 

Embora trabalhar num escritório pequeno ou em casa tenha, sem dúvida, as suas vantagens, é importante ter em consideração o seu bem-estar mental. É fácil deixar-se arrebatar pelo frenesim diário que é a luta para alcançar os objetivos da empresa. Contudo, também tem de garantir que a sua saúde mental se mantém a sua principal prioridade. Ao incorporar mudanças simples na sua forma de viver a vida e o seu dia de trabalho, irá com certeza estimular um equilíbrio mais saudável entre trabalho e vida pessoal. Os seus funcionários agradecem e tem como vantagem para si uma mente sem preocupações.

Sentar-se a estudar pode parecer uma tarefa aborrecida, e muito demorada, mas com um toque de cor e algumas novas e divertidas formas de aprender, poderá estar a caminho do sucesso nos exames.

A parte mais complicada de rever a matéria é, muitas vezes, aprender como tirar bons apontamentos ou anotações. Se não forem claros, concisos e não tiverem detalhes suficientes, pode ficar com falhas naquilo que necessita de memorizar. Melhorar a capacidade de tirar bons apontamentos pode ajudar muito no futuro, e poderá até tornar-se em algo divertido. Para além disso, é também muito útil quando se tem que estudar para os exames.

Aprenda a tirar melhor partido do seu estudo

 

Sentar-se a estudar pode parecer uma tarefa aborrecida, e muito demorada, mas com um toque de cor e algumas novas e divertidas formas de aprender, poderá estar a caminho do sucesso nos exames.

A parte mais complicada de rever a matéria é, muitas vezes, aprender como tirar bons apontamentos ou anotações. Se não forem claros, concisos e não tiverem detalhes suficientes, pode ficar com falhas naquilo que necessita de memorizar. Melhorar a capacidade de tirar bons apontamentos pode ajudar muito no futuro, e poderá até tornar-se em algo divertido. Para além disso, é também muito útil quando se tem que estudar para os exames.

Ficam alguns truques e dicas para tornar o processo de fazer resumos mais agradável.

 

Destacar o que é relevante

 

Quando se trata de fazer resumos, os marcadores fluorescentes são imprescindíveis para sublinhar a informação mais importante. Datas, horários e estudos podem ser destacados com um esquema de cores, de modo a estimular visualmente o processo de revisão e estudo. As cores também ajudam a lembrar-se mais facilmente de algo, por isso, utilizar cores diferentes nos seus apontamentos pode ser uma técnica de estudo bastante útil.

 

Estruture as suas ideias

 

Se está à procura de maneiras mais criativas para tirar apontamentos ou escrever resumos, fazer gráficos ou estuturar as suas ideias num cronograma, estas podem ser formas muito úteis de passar ideias diferentes para o papel. Além de rever toda a informação que necessita, também adiciona várias cores e imagens que ajudam no processo de aprendizagem e mantêm a mente ocupada.

Comece por escrever o tópico no centro da página e desenhe linhas para fora. Adicione informação mais específica no fim de cada linha e continue o processo até ter tudo o que necessita.

 

Use e abuse dos post-its

 

Permitindo organizar, não só os apontamentos, mas também os seus pensamentos, post-its podem ser um bom auxiliar de estudo. Pode usá-los para criar diagramas maiores, ou apenas para resumir a informação de um determinado livro.

Podem também ser colados em qualquer lado – ajudando a aprender  e estimular ideias por onde passar, seja pela casa toda, ou até mesmo na sala de aula. Podem ser também bastante úteis para marcar páginas específicas que precise de consultar mais tarde.

 

Faça alguns desenhos

 

Apesar de muitas vezes parecerem apenas  rabiscos ao acaso, está comprovado que fazer alguns desenhos ajuda na concentração e a reter informação. Juntar uma pequena ilustração ou desenho ao seu resumo pode ser uma boa forma de tornar a informação mais interessante e apelativa, ajudar a compreender coisas mais complexas e melhorar a capacidade de memorização.

Experimente usar canetas de cores diferentes para os desenhos, e faça-os de acordo com o que estiver a ler. Não é necessário ser um Picasso – é apenas um desenho que o vai ajudar no estudo.

Existem várias maneiras de tornar o estudo mais divertido e fácil de recordar. Fazendo pequenas alterações como introduzir cores diferentes ou colocar um post-it, vão tornar o estudo mais visualmenteapelativo. Melhorar a capacidade de tirar apontamentos irá também contribuir para o seu sucesso nos estudos.

Hoje em dia, o trabalho tem tudo a ver com colaboração. Mas, tal como muitos gestores descobriram, não se pode apenas atirar um punhado de funcionários para uma sala de conferências e esperar magia. Como acontece com tudo nas empresas, a colaboração eficaz exige o processo e as ferramentas certas. É aqui que entra o Design Thinking.

Enquanto processo não-linear, iterativo e contínuo, o Design Thinking ajuda as equipas a compreenderem melhor os seus clientes, a definir o problema comercial e a criar soluções inovadoras em comparação com os métodos lineares que muitas empresas utilizam para resolver problemas.

Hoje em dia, o trabalho tem tudo a ver com colaboração. Mas, tal como muitos gestores descobriram, não se pode apenas atirar um punhado de funcionários para uma sala de conferências e esperar magia. Como acontece com tudo nas empresas, a colaboração eficaz exige o processo e as ferramentas certas. É aqui que entra o Design Thinking.

Enquanto processo não-linear, iterativo e contínuo, o Design Thinking ajuda as equipas a compreenderem melhor os seus clientes, a definir o problema comercial e a criar soluções inovadoras em comparação com os métodos lineares que muitas empresas utilizam para resolver problemas.

 

O poder do Design Thinking


Cinco passos do Design Thinking: 1. Empatia para compreender as necessidades do utilizador, 2. Definir o problema, 3. Conceber possíveis soluções, 4. Fazer protótipos para as ideias mais promissoras, e 5. Testar protótipos com utilizadores para obter feedback.

Como uma forma muito mais divertida de abordar a resolução de problemas, o Design Thinking desfaz as barreiras de um processo linear tradicional. Como o investigador sobre divertimento, Dr. Stuart Brown afirma, “os adultos que não brincam são muitas vezes rígidos, sem sentido de humor, inflexíveis e resistentes a experimentar novas opções.” Nas empresas onde não se brinca acontece exatamente a mesma coisa.

A abordagem divertida do Design Thinking permite à sua equipa ser mais flexível e aberta a novas soluções, que podem ter sido rejeitadas anteriormente sem pensar. Não é de admirar que o Design Thinking possa ser encontrado em algumas das empresas mais divertidas e bem-sucedidas, incluindo a Apple, a Google, a PepsiCo e a Nike.

 

As ferramentas de escrita certas para o trabalho


Se o seu cérebro empresarial está a tentar perceber como pode adotar todo este pensamento não-linear em PowerPoint ou com uma folha de cálculo, pense novamente. As ferramentas de negócio com que trabalha normalmente são demasiado lineares e estáticas para utilizar de modo colaborativo. E essa é a razão pela qual ferramentas 3M são ferramentas necessárias para o Design Thinking: Post-it® Super Sticky Notes, Post-it® Super Sticky Meeting Charts, e Post-it® Super Sticky Dry Erase Film.

Os membros da equipa podem facilmente anotar ideias, colocá-las numa parede, e adicionar, retirar ou ligar ideias, conforme necessário. Qualquer ideia pode ser anotada por qualquer pessoa para todos verem, permitindo que não seja só uma pessoa a tirar notas. Além disso, também dá autonomia a todas as pessoas para partilhar, referir e desenvolver os pensamentos de todos durante a reunião, ao mesmo tempo que mantém a colaboração depois da reunião, fornecendo informação consistente que é partilhada para que todos possam ver e ler.

Pronto para testar o Design Thinking com a sua equipa? A sua próxima grande ideia está tão próxima como o armário de material de escritório. Saiba como os produtos Post-it® podem ajudá-lo a tirar o máximo partido de cada fase do processo de Design Thinking.

 

Empatia


Nesta fase, deseja obter uma compreensão pessoal do problema que está a resolver. Isto implica fazer pesquisa, conversar com especialistas e utilizadores, e recolher dados. Utilize os Post-it® Super Sticky Dry Erase Film para criar um quadro branco na parede que pode funcionar como um repositório central para elementos cruciais de informação a ser partilhados com a equipa.

 

Definir


Depois de terminar a pesquisa, chegou a hora de reunir tudo o que aprendeu para definir com precisão o problema que está a tentar resolver. Os cavaletes Super Sticky Self Stick Post-it® permitem-lhe agrupar os diferentes aspetos do problema por folhas. Ao fixar várias folhas em toda a divisão e ao atribuir assuntos, a equipa pode passar rapidamente de uma folha para outra, de forma a contribuir com opiniões pertinentes. Depois de definir o problema, anote-o na sua folha própria para pendurar na sala e ser utilizado como inspiração durante a fase de conceção.

 

Conceber


Depois de toda a análise com o lado esquerdo do cérebro, está na hora do lado direito do cérebro funcionar. Entregue a todos os membros da equipa um bloco de Notas Post-it® Super Sticky e deixe-os expandir as suas ideias à vontade. Esta fase tem tudo a ver com geração de ideias, por isso encoraje os membros da equipa a escreverem uma ideia por nota, colocá-la na parede para que outros a possam ver e reafirmá-la, e passe rapidamente para a ideia seguinte. O objetivo é apontar para a quantidade, por isso, certifique-se de que leva consigo uma grande quantidade de blocos para todos. Depois de gerar ideias suficientes, discuta aquelas que a equipa considera prioritárias e agrupe-as.

 

Fazer protótipos


Em vez de selecionar uma ideia para executar, pegue nas melhores ideias da equipa e crie protótipos. O erro deve ser previsto e incentivado; trata-se de encontrar a solução que funciona melhor, o mais rápido e mais barato possível. Utilize Bloco de Notas Grandes Post-it® Super Sticky para acompanhar a evolução em cada protótipo, adicionar notas e discutir novas ideias a partir daquelas já existentes.

 

Testar


Assim que tiver um protótipo que lhe agrade, não passe logo à produção; um pouco de feedback de utilizador nesta fase pode evitar um produto que os utilizadores rejeitem posteriormente. Reúna alguns utilizadores e tenha um bloco para cavalete Post-it® à mão para recolher feedback durante uma sessão de teste moderada.

À medida que integra o Design Thinking na sua empresa, lembre-se de que cada uma destas fases pode ser desenvolvida em paralelo ou retomada várias vezes enquanto avança; por exemplo, o que aprender na fase de teste pode interferir melhor a sua definição do problema, o que conduz a uma nova discussão para explorar soluções que não tinha considerado inicialmente.

Em “The Gap: The Science of What Separates Us from Other Animals”, o professor de Psicologia Thomas Suddendorf explora a questão que os filósofos têm debatido durante milhares de anos: o que torna os seres humanos únicos entre todas as outras espécies existentes hoje, sem esquecer os milhões de anos em que a vida existe no planeta?

Em “The Gap: The Science of What Separates Us from Other Animals”, o professor de Psicologia Thomas Suddendorf explora a questão que os filósofos têm debatido durante milhares de anos: o que torna os seres humanos únicos entre todas as outras espécies existentes hoje, sem esquecer os milhões de anos em que a vida existe no planeta?

Obviamente, estudou fatores como discurso, agricultura, ferramentas e colaboração, mas salientou que “se descermos a fasquia, podemos concluir que os papagaios podem falar, as formigas têm agricultura, os corvos fazem ferramentas e as abelhas cooperam em grande escala”.

Embora seja verdade que decididamente somos melhores na maioria das coisas que outros animais conseguem fazer, Suddendorf sugere que existem duas características importantes que realmente nos distinguem: “A nossa capacidade ilimitada de imaginar e refletir sobre situações diferentes, e o nosso impulso profundo para ligar as nossas mentes que definem cenários em conjunto”.

É aqui que entra o ato de brincar. Enquanto muitos outros animais só usam o ato de brincar para criar vínculos sociais (imagine dois cachorros Golden Retriever a lutar), os seres humanos usam o ato de brincar como uma forma de despertar a imaginação em nós e nos outros para crescer, aprender e influenciar o mundo à nossa volta.

 

Em defesa do ato de brincar

 

Brincar é talvez o nosso primeiro ato consciente e é um elemento fundamental do que significa ser humano. A partir do segundo em que um bebé pode sorrir, a sua mãe irá brincar de esconde-esconde ou fazer ruídos para o fazer rir. Com aquele primeiro som, começa uma vida inteira de brincadeira. Da criança pequena ao fim da adolescência, a sociedade dá prioridade ao facto de lhe proporcionar brinquedos, atividades e muito tempo não estruturado com a família e os amigos para brincar, construir, criar e fingir.

Mas quando chega ao mundo do trabalho, pode parecer que o ato de brincar é menos importante, visto que é mais difícil de conciliar com as responsabilidades de todos os dias. No entanto, o ato de brincar é tão importante para os adultos como para as crianças, especialmente no que diz respeito a ser um bom colega de trabalho. Aqui estão as seis principais razões para isso:

 

1. Brincar permite-lhe ser mais positivo

 

De acordo com o investigador sobre o ato de brincar, Dr. Stuart Brown, “os adultos que não brincam muitas vezes são rígidos, sem sentido de humor, inflexíveis e resistentes a experimentar novas opções”. Podemos portanto assumir que os adultos que são divertidos têm mais probabilidades de ser adaptáveis e abordam as situações com um espírito positivo e uma mente aberta.

 

2. Brincar melhora a memória

 

Nos “Annals of the Brazilian Academy of Sciences”, a neurocientista pioneira Marian Diamond descobriu que o ato de brincar afeta o tamanho e as reações químicas do cérebro. Como resultado, indivíduos adultos que foram expostos a ambientes mais enriquecidos e divertidos conseguiram desenvolver novas células nervosas no giro denteado, a área do cérebro que lida com o processamento da memória.

 

3. Brincar permite-lhe ser mais motivado

 

Na “European Journal of Humour Research”, o professor de Psicologia, René Proyer, descobriu que os adultos divertidos sentem mais satisfação com a vida, o que aumenta a motivação para concluir tarefas. E no seu livro “Beyond Boredom and Anxiety: The Experience of Play in Work and Games”, o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi descobriu que o mesmo tipo de concentração que ocorre durante o ato de brincar também pode ocorrer no trabalho, fazendo com que as pessoas esqueçam o relógio ou as recompensas para transformar o próprio processo do trabalho na recompensa.

 

4. Brincar aumenta a satisfação profissional

 

Na “International Journal of Technology Management”, a especialista em política da saúde Ping Yu e a sua equipa realizaram um estudo de quase 1500 profissionais de Taiwan, revelando que o ato de brincar estava relacionado de forma positiva com a satisfação profissional e o desempenho no trabalho.

 

5. Brincar permite-lhe ser mais inovador

 

Stuart Brown defende que o ato de brincar devia ser a iniciativa empresarial prioritária porque “melhora a capacidade de inovar, adaptar e dominar a evolução das circunstâncias. Não é apenas uma fuga. Pode ajudar-nos a integrar e a harmonizar circunstâncias difíceis ou contraditórias”. Isto é extremamente importante no que diz respeito a lidar com a natureza imprevisível de muitos trabalhos. Uma mente divertida tem mais probabilidades de enfrentar quaisquer desafios que surjam no trabalho e de chegar a soluções inovadoras.

 

6. Brincar reduz o stress

 

Na revista académica “Leisure Sciences”, os investigadores Cale Magnuson e Lynn Barnett descobriram que adultos divertidos revelavam menos stress na sua vida e possuíam melhores capacidades de lidar com problemas. De acordo com a sua pesquisa, “indivíduos divertidos, embora não necessariamente sujeitos a menos stress, podem possuir uma perspetiva diferente durante o processo de avaliação inicial. Isto pode permitir que as pessoas divertidas avaliem situações, que normalmente seriam vistas como um evento stressante, por pessoas menos divertidas, como sendo significativamente menos stressante.”

Lembre-se de que nem todos os adultos brincam da mesma maneira. Na revista académica “Personality and Individual Differences”, Proyer apresentou os quatro tipos básicos de adultos divertidos: o divertido exteriormente; o descontraído e sem preocupações; os que preferem brincar com pensamentos e ideias; e aqueles que são mais extravagantes e se divertem com pequenas observações pessoais de todos os dias.

 

Integrar o ato de brincar no quotidiano

 

Brincar é tão importante para o nosso bem-estar como comer os alimentos certos, fazer exercício e ter uma boa noite de sono. Na sua TED talk sobre a importância do ato de brincar, Brown afirmou: “O oposto do ato de brincar não é o trabalho; é a depressão.” Uma vida sem brincadeira pode provocar sentimentos de mau humor, rigidez e vitimização. Isto significa que o ato de brincar, tal como o sono, não pode esperar até às suas próximas férias – tem de fazer parte do dia-a-dia!

A boa notícia é que o ato de brincar pode surgir em qualquer lugar e em toda a parte, incluindo no escritório. As caraterísticas do ato de brincar, muitas vezes são divertimento, espontaneidade e interatividade. Que podem ser facilmente preenchidas com um jogo rápido no seu telemóvel entre reuniões, aderindo a uma competição de fitness com os seus colegas, ignorando a cafetaria para um jogo rápido de futebol com os amigos na hora do almoço, ou até definindo um desafio auto-imposto, como terminar uma tarefa de rotina num tempo recorde. Para mais ideias sobre como integrar o ato de brincar no escritório, consulte os nossos artigos sobre jogos para crianças para melhorar a vida e as atividades de trabalho a fim de estimular a inovação.

Depois do trabalho, dedique pelo menos algum tempo a algo divertido, como tocar um instrumento, ler um livro, fazer palavras cruzadas ou trabalhar num projeto paralelo. Tenha em conta o seu tipo de personalidade para encontrar o estilo de brincadeira que lhe permite recarregar baterias; se gostar mais de puzzles, um desporto radical pode ser tão esgotante como não brincar de todo.

Quando o novo ano letivo está à porta, uma boa preparação é a chave para que tudo corra bem.

 

Consulte a nossa lista de material escolar que não poderá faltar para o regresso às aulas

 

Quando o novo ano letivo está à porta, uma boa preparação é a chave para que tudo corra tranquilamente. Equipe o seu filho com tudo o que vai necessitar para começar bem o ano, com base na nossa sugestão de os materiais que ele irá realmente precisar.

Cada ano traz novos desafios e oportunidades, e uma nova lista de material escolar. Para simplificar, dividimos a lista em pré-primária, ensino básico, secundário e universidade de forma a saber exatamente o que é necessário.

 

Pré-Primária:

 

O primeiro dia de escola dos pequeninos pode ser um desafio assustador, quer para si, quer para eles. No entanto, com os materiais certos, eles irão ter um bom  começo desde o primeiro dia. Nestes primeiros anos, a maioria das escolas providencia lápis e papel, por isso, tudo o resto é simples:

  • Mochila – Para guardarem todas as obras de arte, livros da escola e lanches, irá necessitar de uma mochila que eles adorem.
  • Lancheira – Uma lancheira e uma garrafa de água são ideais para guardar a comida, e assim consegue garantir que estão a aprender a comer bem desde o início.
  • Autocolantes – As crianças mais pequenas adoram ser recompensadas pelo seu esforço, por isso, ter em casa autocolantes engraçados é uma boa maneira de os fazer felizes, sempre que eles façam algo bom.

 

Fundamental para o Ensino Básico:

 

Depois da pré-primária, os vôos são mais altos no ensino básico. A lista de materiais fica um pouco maior, responsabilidade e de aprendizagem das crianças. Fique com uma lista para um bom começo no ensino básico:

  • Materiais – canetas, lápis, marcadores, borrachas e réguas – a lista continua. Consoante forem passando de ano, as crianças necessitam de uma grande variedade de material. Claro que algumas coisas, inevitavelmente, se vão perder ou estragar, por isso, convém acumular algum material para estar preparado para tudo.
  • Estojo – útil e importante à mochila, uma vez que o estojo mantém todos os lápis, canetas e marcadores arrumados.

 

Fundamental para a escola secundária:

 

Este é o próximo grande passo na carreira de estudante dos seus filhos e, como tal, vão precisar de rever tudo o que necessitam para o regresso às aulas. A escola secundária é  mais exigente, e as aulas muito mais variadas, por isso, ter o material correto ajudará na transição. Estes são os materiais fundamentais para o secundário:

  • Conjuntos de materiais – Para disciplinas como matemática e ciências, todo um novo conjunto de materiais vai ser necessário. Invista num conjunto completo com compassos, réguas, esquadros, transferidores, etc.
  • Dicionários – Com o estudo mais aprofundado de algumas línguas, um dicionário é extremamente útil.
  • Calculadoras – A matemática fica gradualmente mais complicada com o avançar dos anos e no secundário não é , por isso, uma calculadora científica vai ser precisa.
  • Folhas e cadernos – Com matérias tão variadas e várias disciplinas, convém ter cadernos e folhas específicas para cada uma delas, até para facilitar os apontamentos e, mais tarde, o estudo.
  • Agenda – Ajuda os seus filhos a anotarem os trabalhos de casa e a não se esquecerem de testes e outras datas importantes.

 

Fundamental para a universidade:

 

Para muitos, este é o último passo no percurso académico do seu filho. A universidade tem uma forma de aprendizagem muito mais independente e, uma boa parte dos estudantes, vai estudar para outras cidades. Por isso, vão precisar de alguns materiais fundamentais para se manterem organizados. Aqui ficam alguns dos materiais fundamentais para esta fase:

  • Capas – Juntar os apontamentos, e armazenar informação numa capa organizada irá fazer uma enorme diferença quando estiver a  estudar ou fazer trabalhos
  • Cadernos – Não é só na escola que os cadernos são precisos. Estes podem ser muito úteis para tirar apontamentos durante as aulas.
  • Mobília – Apesar de terem uma biblioteca que é excelente para estudar, por vezes, os estudantes precisam de um local mais isolado para se concentrarem. A sua própria secretária, e espaço de arrumação, são fundamentais para que sejam produtivos.
  • Acessórios de secretária – Apesar de poder parecer básico, marcadores, tesouras, post-its, agrafadores, clips e furadores são alguns dos materiais que muitas vezes os estudantes nem se lembram de levar, especialmente quando vão estudar para fora de casa. Investir nisto irá ajudar a minimizar o stress que essa mudança implica.

Em todas as etapas do ensino e educação dos seus filhos, irá sempre fazer uma grande diferença se eles estiverem devidamente preparados. Com os materiais certos, estarão sempre um passo mais perto de alcançar o sucesso.

Andar na sede da LEGO® em Londres, no Reino Unido, parece um regresso à infância.

Na sede da LEGO®, brincar é um assunto sério. Da colaboração criativa à resolução ativa de problemas, brincar é uma parte integrante do sucesso da popular empresa de brinquedos.

Uma escadaria amarela brilhante parece ser construída com blocos LEGO® gigantes. Cada um dos cinco pisos do escritório apresenta um tema divertido diferente. Localizações com blocos LEGO® estão espalhados por toda a parte, convidando todos os funcionários a fazer uma pequena pausa apenas para brincar.

Andar na sede da LEGO® em Londres, no Reino Unido, parece um regresso à infância.

Na sede da LEGO®, brincar é um assunto sério. Da colaboração criativa à resolução ativa de problemas, brincar é uma parte integrante do sucesso da popular empresa de brinquedos.

“Uma escadaria amarela brilhante parece ser construída com blocos LEGO® gigantes. Cada um dos cinco pisos do escritório apresenta um tema divertido diferente. Localizações com blocos LEGO® estão espalhados por toda a parte, convidando todos os funcionários a fazer uma pequena pausa apenas para brincar.”

- CEO Lego

Bali Padda, COO da LEGO®, afirmou que o layout do escritório permite reunir funcionários com funções diferentes para aprenderem uns com os outros. Brincar também incentiva os funcionários a sentirem-se mais confortáveis, arriscando partilhar todas as suas ideias criativas. E cria um ambiente de trabalho mais alegre e agradável.

Embora as operações diárias da sua empresa possam não ser a criação e comercialização de blocos para brincar, mesmo assim pode aproveitar algo da experiência da LEGO®. Eis como pode integrar jogos e atividades divertidas para crianças no seu próprio escritório para obter mais produtividade e felicidade.

 

Integrar brinquedos para manter as mentes ocupadas

Quem disse que pintar é apenas para crianças? A popularidade dos livros de colorir para adultos está a aumentar. É muito mais do que um escape criativo. O ato de pintar também é utilizado na terapia pela arte para promover a diminuição da tensão e para relaxar o cérebro. De paisagens urbanas e mandalas a paisagens naturais e animais, os livros de colorir criados especialmente para adultos estimulam a criatividade.

“Quem disse que pintar é
apenas para crianças?”

CEO Lego 

Pintar pode não agradar a todos, mas toda a gente tem um brinquedo favorito da sua infância. Estudos revelaram que determinados movimentos da mão ajudam a melhorar o funcionamento cognitivo, aumentam a concentração e inspiram novas ideias. Encoraje os funcionários a ter brinquedos nas suas secretárias para manter as mãos ocupadas em vez de clicarem repetidamente na caneta ou de caminharem vigorosamente durante uma chamada telefónica. Algumas ideias podem ser plasticina para moldar, o cubo de Rubik ou bolas para apertar.

Além disso, estes brinquedos de secretária são ótimos para iniciar uma conversa. Os seus colegas podem ter vontade de lhes pegar e de brincar com eles. Mais interações inusitadas deste tipo ajudam a criar uma cultura no local de trabalho mais forte.

Pintar pode não agradar a todos, mas toda a gente tem um brinquedo favorito da sua infância. Estudos revelaram que determinados movimentos da mão ajudam a melhorar o funcionamento cognitivo, aumentam a concentração e inspiram novas ideias. Encoraje os funcionários a ter brinquedos nas suas secretárias para manter as mãos ocupadas em vez de clicarem repetidamente na caneta ou de caminharem vigorosamente durante uma chamada telefónica. Algumas ideias podem ser plasticina para moldar, o cubo de Rubik ou bolas para apertar.

Além disso, estes brinquedos de secretária são ótimos para iniciar uma conversa. Os seus colegas podem ter vontade de lhes pegar e de brincar com eles. Mais interações inusitadas deste tipo ajudam a criar uma cultura no local de trabalho mais forte.

 

Brincar com um objetivo para resolver problemas

Enquanto adultos, poderá parecer tonto ou estranho brincar no local de trabalho. Pense em facilidades dirigidas por grupos que encorajam brincadeiras, para a resolução de problemas e discussões em grupo ponderadas.

A LEGO® oferece produtos especificamente para este fim como parte do seu Método LEGO® SERIOUS PLAY®. A metodologia apoiada por investigação e assente no ato de brincar, utiliza literalmente LEGO®s como blocos de construção para reunir as equipas, compreender as perspetivas dos outros e, em última instância, resolver problemas reais das empresas.

As sessões destinam-se a encorajar a partilha de ideias entre organizações, onde as pessoas podem nem sempre estar de acordo. No seu website, a LEGO® afirma que a metodologia é um processo construtivo para ajudar a aumentar a compreensão na equipa e a reduzir a frustração, ganhando simultaneamente novos conhecimentos, opiniões e novas formas de pensar.

Eis como funciona: todos os participantes começam com o seu próprio monte de peças, conectores e blocos LEGO®. Um facilitador apresenta estímulos e cenários. Todos constroem o seu próprio modelo 3D, que serve como um ponto de partida para o diálogo. Embora a LEGO® venda os conjuntos (incluindo um Conjunto de Iniciação, Saco de Exploração de Janela, Conjunto de Ligações e Conjunto de Identidade e Paisagem), a empresa não organiza os workshops. As sessões de LEGO® SERIOUS PLAY® são dinamizadas por consultores, facilitadores e empresas de consultoria independentes. As sessões de curta duração duram entre três e quatro horas, embora o programa também possa ser ampliado para workshops de vários dias.

 

Voltar ao essencial brincando apenas para divertimento

Por vezes, é melhor voltar ao essencial. Pense nos jogos de festas ou de grupo de que gostava em criança e que não necessitam de ferramentas, nem de organização.

O objetivo destas atividades não é necessariamente resolver problemas difíceis ou alterar a forma como as pessoas trabalham. Trata-se de criar um ambiente mais descontraído que reúne os funcionários da empresa para desfrutarem da companhia uns dos outros. Eis alguns exemplos de jogos possíveis:

 

Ouvir e transmitir

  • Ponha as pessoas sentadas em círculo ou à volta de uma mesa.
  • A pessoa que começa escolhe uma frase ou expressão.
  • Murmura a sua frase ao ouvido da pessoa que está sentada à sua direita.
  • Todas as pessoas transmitem a mensagem da mesma maneira.
  • A última pessoa da cadeia diz a frase em voz alta.
  • Veja como ela vai variar e mudar ao longo do percurso.

 

Representar para se adivinhar o nome das celebridades

  • Todos os participantes escrevem o nome de três celebridades.
  • Dobre todos os papéis da mesma maneira e coloque-os numa taça.
  • Crie equipas. Para fazer isso de forma justa, todos escrevem o nome numa folha de papel. Retire os nomes de uma taça separada para criar grupos.
  • Divida em equipas que jogam à vez.
  • Tire o nome de uma celebridade da taça.
  • Defina um período de um minuto.
  • Encoraje os seus companheiros de equipa a adivinhar a celebridade representando-a.
  • Se ninguém adivinhar o nome da celebridade, coloque-o novamente na taça.
  • A primeira equipa a adivinhar o nome de cinco celebridades ganha.

Passamos grande parte da nossa vida no local de trabalho. Não devíamos tentar divertir-nos um pouco? Com estas estratégias e atividades, pode criar uma vida mais inspirada no escritório que ajuda os seus funcionários a trabalhar muito e a divertir-se também muito.

As práticas de saúde e de segurança no escritório, seja em casa ou no local de trabalho, são fundamentais para cuidar de si e dos seus funcionários. Isto pode passar por ter um kit de primeiros socorros à mão, caso alguém se corte com uma faca de cozinha. Também pode passar por garantir que a sua cadeira de escritório tem o apoio lombar correto e no devido lugar ou que em caso de incêndio tem o equipamento de proteção individual adequado, em caso de emergência ou num simulacro. Estes aspetos de saúde e de segurança mais tradicionais constituem a base para o desenvolvimento do programa de segurança do seu local de trabalho.

Uma noção de saúde e de bem-estar no escritório, tanto em casa como no trabalho

As práticas de saúde e de segurança no escritório, seja em casa ou no local de trabalho, são fundamentais para cuidar de si e dos seus funcionários. Isto pode passar por ter um kit de primeiros socorros à mão, caso alguém se corte com uma faca de cozinha. Também pode passar por garantir que a sua cadeira de escritório tem o apoio lombar correto e no devido lugar ou que em caso de incêndio tem o equipamento de proteção individual adequado, em caso de emergência ou num simulacro. Estes aspetos de saúde e de segurança mais tradicionais constituem a base para o desenvolvimento do programa de segurança do seu local de trabalho.

Embora seja necessário ter um programa implementado, hoje em dia, os funcionários esperam muito mais do seu ambiente de escritório do que apoios lombares para cadeiras e kits de primeiros socorros. Ao adaptar-se às noções individuais, os ambientes de escritório podem realmente melhorar a saúde dos funcionários ao mesmo tempo que aumentam a sua produtividade. Isto pode passar pelo tipo de secretária ajustável à altura da cadeira, melhorias na iluminação, controlo de temperaturas e pela redução do ruído dos equipamentos tecnológicos. No entanto, isto também pode incluir pequenos ajustes no local de trabalho, tais como disponibilizar snacks mais saudáveis ou até mesmo a presença de um cão como mascote num pequeno escritório ou em casa.

Se os funcionários estiverem felizes e saudáveis, o ambiente do pequeno escritório ou do escritório a partir de casa também será mais feliz e saudável.

 

Se não se contenta com um sofá em sua casa que não seja  confortável, porque haveria de se contentar no escritóio? Os benefícios de um ambiente de trabalho ergonómico são fundamentais para a sua postura e conforto, mas há muito mais a ter em conta do que apenas a cadeira onde se senta. Os constantes avanços tecnológicos estão a gerar produtos interessantes que vão ajudar a prevenir o stress e as tensões derivadas de uma postura incorreta. No entanto, para cada opção sensata oferecida, existem alguns projetos que incluem a criação de produtos que são ridículos, tanto em design como no preço. Se for paciente e puder pagar confortavelmente o valor, aqui está o nosso guia para ambas as abordagens ergonómicas mais sensíveis e menos convencionais.

 

Um escritório ergonómico é um escritório saudável

 

Se não se contenta com um sofá em sua casa que não seja confortável, porque haveria de se contentar no escritóio? Os benefícios de um ambiente de trabalho ergonómico são fundamentais para a sua postura e conforto, mas há muito mais a ter em conta do que apenas a cadeira onde se senta. Os constantes avanços tecnológicos estão a gerar produtos interessantes que vão ajudar a prevenir o stress e as tensões derivadas de uma postura incorreta. No entanto, para cada opção sensata oferecida, existem alguns projetos que incluem a criação de produtos que são ridículos, tanto em design como no preço. Se for paciente e puder pagar confortavelmente o valor, aqui está o nosso guia para ambas as abordagens ergonómicas mais sensíveis e menos convencionais.

 

Apoios para computador

 

Os especialistas recomendam que coloque o ecrã do computador de modo a que a parte superior do monitor esteja ao nível dos olhos e fique diretamente de frente para si, à distância do comprimento dos seus braços estendidos. Esta distância saudável previne o cansaço visual e faz com que não tenha de estar sempre a rodar o pescoço e a cabeça, para ver o que está a fazer.

Se o seu monitor está a um nível baixo, invista num apoio para encurtar essa distância. Já existe um braço ajustável especial que pode ser montado no chão e se projeta através de um buraco criado na secretária, o que lhe permite subir e baixar o seu monitor, conforme quiser. É um design excêntrico, mas certamente uma grande ajuda para conseguir uma melhor postura.

 

Teclado ergonómico

 

Alguns teclados ergonómicos são tipicamente em forma de V. Foram concebido para que os pulsos possam fisicamente assentar no teclado e descansar confortavelmente perto das margens em ambos os lados. Este posicionamento ajuda a garantir um apoio mais natural das mãos, evitando assim a tensão nos pulsos e diminuindo o risco de doenças, como a síndrome do túnel do carpo. Já existem teclados ergonómicos 3D, desenvolvidos com espaço para repousar cada uma das mãos. Este layout e design conferem muito mais apoio, mesmo que seja um pouco difícil de se familiarizar inicialmente.

 

Rato ergonómico e tapetes de rato com apoio para os pulsos

 

Da mesma forma que os teclados ergonómicos são concebidos para apoiar as suas mãos, também pode ser benéfico ter um rato de computador concebido com a mesma preocupação em mente. Estar sentado na mesma posição na sua secretária, todos os dias, pode ser bastante desconfortável, quanto mais ter de  estender a mão e esticar o seu pulso e braço sobre um rato pesado. Os últimos avanços tecnológicos têm ajudado a aliviar este problema.

Foi desenvolvido um rato que pode ser utilizado por ambas as mãos e incorpora uma concha mais moldável, para que a sua mão  possa descansar confortavelmente enquanto visualiza documentos e bases de dados. Como o seu pulso vai assentar no rato, será possível evitar o desconforto resultante da flexão constante do seu punho durante o horário de trabalho. No entanto, não há como negar que, para obter este conforto extra, é necessário abdicar do aspecto estético, pois estes ratos tendem a sobressair na sua secretária como autênticos icebergues.

 

Cadeiras de escritório

 

Todos os teclados, tapetes e ratos no mundo não servirão de nada se não estiver devidamente sentado. A escolha de uma cadeira de postura resistente para o escritório irá ajudá-lo a sentar-se de forma confortável para que tenha um dia produtivo.

Existem cadeiras concebidas de tal maneira que uma pessoa pode sentar-se numa variedade de posições, de trás para frente ou até mesmo de lado, tudo com o conforto que seria de esperar de uma cadeira de escritório.

 

Estações de trabalho

 

É importante que tenha espaço para esticar as pernas debaixo da sua mesa, para manter o sangue a fluir e diminuir a necessidade de fazer pequenas caminhadas no escritório ou fora deste. Se quer tentar algo diferente, uma estação de trabalho regulável em altura permite-lhe alternar entre os modos de trabalho: uma posição normal sentado para quando está a trabalhar calmamente; e uma posição de pé para quando chegou fresco do fim-de-semana e quer trabalhar a mil à hora.  Se o dinheiro não é problema, há muitos equipamentos modernos e excêntricos por onde escolher. Caso contrário, pode optar por soluções mais convencionais e simples que lhe permitem manter uma boa postura e sentar-se confortavelmente no trabalho por longos períodos de tempo.

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