Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Vem aí o Dia da Biblioteca Escolar: já sabe como o vai celebrar?

Outubro é o mês internacional das bibliotecas escolares, com as atenções voltadas para o dia 25. Para este ano, a Associação Internacional de Bibliotecas Escolares definiu o tema “Contos de fadas e contos populares do mundo”. Não é de admirar, já que a frase “Era uma vez…” remete imediatamente para o mundo mágico dos livros e para os limites da imaginação!

Esta data foi comemorada pela primeira vez em 1999, com o objetivo de destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. O papel que desempenham é fundamental: são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros, mas também das atividades que aqui se desenvolvem.

São alguns dos seus propósitos: apoiar e concretizar os objetivos do projeto educacional da escola e do currículo; estimular nas crianças o hábito e o prazer de ler, aprender e usar bibliotecas durante toda a vida; oferecer oportunidades para realizar experiências de criação e uso de informações, a fim de adquirir conhecimento, entender e desenvolver a imaginação.

A biblioteca escolar facilita ainda o acesso a recursos e possibilidades locais, regionais, nacionais e globais, de forma a que os alunos tenham contacto com ideias, experiências e opiniões diversas; organiza atividades que estimulam a conscientização e sensibilização ao nível cultural e social.

 

 

JÁ SABE COMO VAI CELEBRAR O DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR?

São inúmeras as ideias em que se pode apoiar para celebrar este dia especial, desde promover sessões de leitura dos principais livros infantis portugueses; convidar os alunos a trocarem livros entre si, partilhando os que mais gostaram de ler; ver filmes que destaquem a importância da leitura; propor a cada aluno a escrita de um pequeno conto infantil, tendo como tema principal a leitura e as bibliotecas escolares; ou selecionar poemas para ler na sala de aula.

 

Ideias para fazer na escola ou na sala de aula não faltam!

No site da Associação Internacional de Bibliotecas Escolares, encontra as mais variadas sugestões para fazer com os alunos, tanto na biblioteca da escola como na sala de aula.

Escrita criativa - Organize atividades de escrita criativa para os estudantes: escrever poesia, pequenas histórias, peças descritivas, entre outras.

Recital de poesia - Componha um recital de poesia, em que os alunos poderão criar peças, eles próprios, ou até escolher peças de autores que achem interessantes e partilhá-las com a turma.

Posters - Convide os alunos a criar posters inspirados num livro escolhido por eles. Desta forma, pode incentivar a leitura e registar a aprendizagem ou mensagem que cada aluno retirou do livro, através de obras de arte, realizadas em papel A3. Sugestão extra: faça um mural com os desenhos na sala de aula com a ajuda dos alunos.

Pequenos escritores - Peça aos alunos que criem uma história, baseada em determinado tema para lhes dar uma ajuda, e “escrevam um livro” de 5 a 10 páginas – os temas podem ser: sobre o mundo daqui a 100 anos, sobre uma solução para os problemas ambientais, uma situação que tenham vivido, ou até mesmo histórias da imaginação das crianças para desta forma poder estimular a sua criatividade.

Concurso de literatura - Pode organizar um pequeno concurso para que as crianças leiam partes de um livro para a turma, estimulando as suas capacidades de concentração e práticas de leitura.

Caça ao tesouro com as ilustrações dos livros - Para as crianças mais pequenas, porque não brincar com as imagens dos livros e fazer uma espécie de jogo tipo “Onde está o Wally?”. Basta escolher elementos específicos para iniciar a busca.

Deixa a criatividade/imaginação voar - Peça às crianças que pensem num final diferente para um determinado livro e que contem um final imaginado por eles. Podem também escrever um texto que descreva a história, por eles criada.

Venham ler connosco, pais - Sugira aos alunos que leiam ou oiçam uma história e que a recontem aos pais. O ideal é que seja um livro muito conhecido, de forma a que os pais o reconheçam, ajudem as crianças e confirmem que os alunos conseguiram explicar bem a história. Este é um bom estimulante para a memória dos mais novos.

Luz, câmara, ação! - Escolha um livro e peça aos alunos que o leiam. Depois, já familiarizados com o livro, convide os alunos a recriar cenas do livro, num teatro divertido!

Book Talk - Organize uma discussão sobre determinado livro. Faça perguntas e deixe que os alunos partilhem ideias entre si.

 

Pode tomar como ponto de partida os seguintes temas: “Sessão literária”,” Sessão de leitura”, “Sessão criativa”, “Concurso literário”, “Pequenos escritores/ leitores/ poetas”, “Os livros são divertidos!” ou “Ler é divertido!”, “Um Mundo de Livros”, “Vamos ler?”, “Hoje é dia de ler!” e “Um livro na mão, aquece o coração”.

 

UM CASO BEM SUCEDIDO

A Escola Secundária de Ponte de Sor, do distrito de Portalegre, criou uma “Banca da Leitura”, que disponibiliza livros, BD, revistas, jornais, entre outros, e que se desloca pelo amplo corredor central da escola, criando espaços informais e descontraídos de leitura.

Esta banca foi construída com a ajuda dos alunos da Unidade de Ensino Especial, que pintaram caixas de cores alegres e que chamam até si alunos, professores, funcionários e até visitantes que por ali passam.

Encontre sugestões de reconfiguração para a biblioteca da sua escola aqui – “porque a imaginação é livre!”.

 

Por: Estrelas&Ouriços

Comparar Produtos

Staples

Biblioteca escolar

Celebração