Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Toca a mexer! Promover atividade física em tempo de pandemia e sempre

O Dia Mundial da Atividade Física assinala-se no dia 6 de abril. Depois de um ano em que toda a família ficou limitada ao espaço da sua casa para fazer praticamente tudo – estudar, trabalhar, descansar, comer e treinar – conheça alguns conselhos para manter crianças e adultos ativos durante a pandemia.

Definida pela Organização Mundial de Saúde, esta data pretende alertar para a prevenção do sedentarismo: a inatividade física surge como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

Com esta informação em mente, a expressão “parar é morrer” nunca fez tanto sentido. Uma coisa é certa, a prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens: evita o excesso de peso, previne o aparecimento de doenças, reduz a tensão arterial, contribui para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico, entre outras.

Pelo sim pelo não, o melhor é fazer 30 minutos de exercício físico por dia. Como acontece com qualquer hábito, começar a prática desportiva em criança é extremamente importante para uma vida futura ativa e saudável.

Apesar de, na teoria, parecer muito fácil, na prática a história é outra. Em tempo de isolamento social, implementar hábitos desportivos nas crianças não é fácil.

Se os desportos coletivos, ou que envolvam outras crianças, são o chamariz perfeito para levar os miúdos a praticarem atividade física, fechadas em casa e longe dos amigos torna-se mais difícil criar atrativos.

 

CRIANÇAS: ESTIQUEM O TAPETE

Se há coisa que a generalidade das crianças gosta é de ter a atenção dos pais, especialmente depois de meses de teletrabalho. Use esse trunfo para desafiar os miúdos para uma aula – sejam competitivos! Registem tempos ou repetições e elaborem um pequeno torneio caseiro semanal.

Se não frequenta nenhum tipo de aula online, não se preocupe, pode resolver esse detalhe em alguns cliques. O Youtube é uma plataforma com milhões de conteúdos disponíveis e o que não faltam são homeworkouts (que é como quem diz, treinos em casa) ao acesso de qualquer um e adequados a todos. Inicialmente, procure por treinos de baixa intensidade, como exercícios localizados ou de mobilidade. Depois do hábito e do gosto se terem instalado, pesquise por aulas de cardio ou tabatas de oito minutos.

Se passado algum tempo já se sentir confiante, pode começar a escrever o seu próprio treino e ir passando essa tarefa para as crianças. Defina um tempo limite para o treino e escolha os exercícios, bem como o número de repetições, para fazer durante esse tempo.

O importante é praticar exercício com as crianças e não fazer desta uma tarefa só delas. Também é essencial definir um número mínimo de treinos por semana, três a quatro é o ideal. Não esqueça que dias de descanso também são necessários.

 

MAS EU NÃO QUERO!

 

Se a criança apresentar uma atitude de muita resistência face aos treinos em casa, a alternativa é convidá-la para um “passeio”.

Neste caso, o melhor é optar por voltas de bicicleta ou por pequenas corridas. Caso as crianças ou os adultos não tenham hábitos de corrida, o conselho é controlar o tempo e ir alargando a cada dia a duração. Se no primeiro dia só conseguiu correr com a criança durante sete minutos seguidos, não se preocupe. A missão é conseguir que no próximo dia corram oito minutos e assim sucessivamente até chegarem aos 30 minutos. Nos primeiros tempos, vai parecer uma missão impossível, mas acredite que não é!

Se mesmo assim as crianças continuarem com uma atitude pessimista, tente convencê-las com brincadeiras – chutos na bola ou jogar à apanhada são métodos válidos. Aqui, o importante é ser ativo!

O segredo para uma vida ativa define-se em três palavras: consistência, resiliência e disciplina. Seja organizado nas restantes tarefas domésticas e profissionais para conseguir garantir sempre uns minutos livres para treinar com os miúdos.

As crianças são o nosso espelho: se conseguir manter-se motivado com certeza que os mais novos o vão acompanhar.

 

Por: Estrelas&Ouriços

Comparar Produtos

Staples

Crianças

Atividade física