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Tecnologia, para que te quero? Vantagens e perigos associados à vida em rede

Em tempo de confinamento, a utilização da tecnologia tem sido uma grande mais-valia na vida escolar, já que é por esta via que professores e alunos trocam aprendizagens em “sala de aula”. Contudo, apegados às vantagens, vêm também os perigos, nomeadamente o ciberbullying. Tome as suas notas sobre esta matéria e fique atento aos sinais.

Para os professores, o ensino à distância é um verdadeiro desafio, de uma exigência apenas à altura de grandes heróis: “desliga o micro”, “liga o micro”, “estás por aí?”, “tens a câmara desligada, não te vejo!”, “não falem todos ao mesmo tempo, porque não se se consegue ouvir”, “fomos abaixo…”. Estas são algumas das frases mais ouvidas na sala virtual.

Com o regresso às aulas, os computadores e os tablets tomam o seu descanso, bem como os professores e os alunos, ansiosos pela presença física, pela troca de olhares e dos bons dias. Mas será que a viragem que já começou no ensino deve ficar por aqui?

Se muitos professores já usavam a tecnologia como suporte para dar parte das suas aulas, daqui para a frente estas ferramentas devem estar cada vez mais ao alcance de todos, não apenas como complemento, mas como elemento quase central do dia a dia de alunos e professores.

 

TECNOLOGIA: UMA JANELA ABERTA PARA O MUNDO

 

Através da tecnologia e da grande rede que é a Internet, é possível visitar lugares, conhecer novas culturas em qualquer parte do mundo ou ler um livro.

Por que não utilizar todo este potencial a favor de aulas mais interativas? O ambiente online fornece muitas formas de transmitir a matéria, em alternativa às metodologias tradicionais: seja através de aplicações, de sites e plataformas educativas, de jogos – ferramentas que podem contribuir para dar conteúdos de maneira inovadora e sem perder o lado pedagógico.

Neste ambiente, os alunos estarão automaticamente motivados e dispostos a aprender, já que é um hábito que vem de fora para dentro da escola, aplicado agora às diferentes disciplinas.

Por seu lado, os professores podem ir testando novas formas de preparar e de trabalhar os conteúdos programáticos, adaptando aqueles que tiverem melhores resultados, consoante o nível de escolaridade e as características da turma. Este será um processo de aprendizagem constante.

 

CUIDADOS A TER E RISCOS ASSOCIADOS: O CIBERBULLYING

 

Apesar dos muitos benefícios associados especificamente à Internet, a segurança de crianças e adolescentes neste mundo virtual é fonte de preocupação para as escolas e para as famílias. É preciso estar atento e sensibilizar também os pais.

Uma utilização desta grande rede sem controlo parental pode levar até casa problemas sérios e difíceis de gerir, como o ciberbullying, ou seja, o bullying em contexto digital.

O conceito consiste na violência psicológica exercida a uma pessoa através, por exemplo, da criação de perfis falsos em fóruns ou redes sociais, com o objetivo de proferir comentários humilhantes sobre as vítimas, ridicularizando-as e fazendo-as sentir mal.

 

ATENÇÃO AOS SINAIS!

 

Esta é uma questão a que os professores e os pais devem estar muito atentos, já que a criança pode omitir este tipo de situações, mesmo sendo alvo delas, ou demorar muito tempo a partilhar o que possa ter acontecido. Além de ter medo do que os adultos possam pensar, a criança tem igual receio de perder o acesso às tecnologias digitais.

O ciberbullying pode manifestar-se ao nível mental – a pessoa sente-se chateada, constrangida, incapaz, até mesmo com raiva – emocional, com sentimentos de vergonha ou perda de interesse pelas coisas de que gosta, e física, com manifestações de cansaço (ou perda de sono), sintomas como dor de barriga e de cabeça. Em casos extremos, o cyberbullying pode levar ao suicídio.

 

ENTIDADES PARCEIRAS PRONTAS PARA AJUDAR

 

A 21 de abril, assinala-se o Dia Nacional de Sensibilização sobre o Cyberbullying. A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima tem vindo a assegurar iniciativas de caráter preventivo, informativo e formativo nesta matéria, quer no âmbito de projetos promovidos pela APAV, quer correspondendo a pedidos de escolas e associações de pais e de estudantes.

Como os efeitos negativos da violência em ambiente digital são realmente preocupantes, a APAV lembra que nunca é demais acautelar para uma maior ponderação e sensibilização sobre este fenómeno, aproveitando para recordar a importância de todos favorecermos relações saudáveis entre pares.

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O Projecto MiudosSegurosNa.Net também ajuda as escolas, as famílias e as comunidades a promover a utilização responsável e segura das novas tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens.

A Direção-Geral da Educação desenvolve ainda um conjunto de iniciativas e de recursos de prevenção e combate ao bullying e o Ciberbullying no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e da Equipa de Educação para a Saúde.

Pesquise sobre o tema e mantenha-se o mais informado possível. Troque impressões com outros colegas e aumente a sua bagagem de ferramentas para ajudar a proteger os alunos que tem a cargo de experiências que os podem marcar para o resto da vida.

 

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