Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Será que usa a fonte de letra mais controversa do mundo?

 

A fonte de letra que utiliza pode transmitir muito sobre o seu negócio

 

Quando Vincent Connare desenhou a fonte Comic Sans para o Word Documents em 1995,  nem desconfiou que a sua invenção fosse criar duas opiniões diferentes na população mundial.

Originalmente criada para ser uma alternativa amigável à fonte Times New Roman, mas do estilo de banda desenhada, Comic Sans tem sido desde então um ponto de discussão entre muitos. Simultaneamente popular e odiada, é uma das fontes mais utilizadas no mundo, tendo até sido o tipo de letra escolhido pelo Vaticano para o álbum de fotografias em tributo ao Papa Bento XVI.

Apesar de ser detestada no mundo da tipografia pela sua simplicidade e uso excessivo, Comic Sans tem uma característica imprescindível: é fácil de ler e manter a atenção ao longo da leitura, sendo uma fonte ideal para o ensino. No entanto, não é o estilo apropriado para todas as ocasiões.

No auge da sua popularidade, Comic Sans estava a ser utilizada por hospitais, departamentos policiais, igrejas, e até em páginas de notícias. Esta fonte foi criada para ser associada com diversão infantil e livros de banda desenhada, o que a torna inapropriada para o uso em informação importante. Por isso, se uma fonte como a Comic Sans recebe reações tão controversas em todo o mundo, é importante pensar no que é que a fonte de letra utilizada  pode transmitir sobre o seu negócio ou empresa.

Então como escolher a fonte mais apropriada à sua indústria e marca?

Entrevistámos o especialista em tipografia Chris Hardy, da empresa X Change Training, que descreveu como é que as fontes podem oferecer diferentes reações aos seus leitores:

“As fontes Sans serif são claras e modernas, enquanto que fontes serif são mais tradicionais e reconfortantes. Fontes script criam uma sensação de elegância e criatividade. Uma fonte é desenhada para fazer os leitores terem determinadas sensações, e pode também realçar a mensagem.”

Por exemplo, a infantilidade associada com a Comic Sans fazem com que esta fonte seja inapropriada para uso em documentos formais da empresa e apresentações. Por este motivo, antes de utilizar este tipo de letra, considere a indústria em que trabalha e a identidade da sua empresa. Pense de que forma quer atrair a sua audiência e como pode fazer-se entender através de uma fonte.

 

SERIF

 

Identificada por uma linha nos acabamentos das letras, uma fonte do estilo serif, como Times New Roman e Baskerville, transmite sentimentos de respeito e profissionalismo. Um estilo usado pelo famoso jornal The Times, é um estilo mais tradicional e facilmente reconhecível, o que reafirma uma certa influência. Perfeito para o uso em empresas de negócios ou direito, o estilo serif cria uma onda de autoridade que deixa uma sensação de confiança nos clientes. No entanto, é preciso ter algum cuidado no uso deste tipo de fonte, pois o uso excessivo da fonte Times New Roman, que é bastante comum, dá uma ideia de indiferença e falta de pensamento nas suas escolhas.

 

SANS SERIF

 

Simples e moderno, o sans serif é um tipo de letra que comunica um sentimento de confiança, força e estabilidade. Empresas mais recentes utilizam esta fonte nos seus logotipos – empresas como Google e Apple que possuem atualmente identidades muito respeitadas. O estilo moderno desta fonte é um perfeito exemplo de um pensamento progressivo e mais avançado de empresas tecnológicas, que cria uma identidade profissional e amigável. Fácil de ler, tanto em texto como no monitor, tipos de letra sans serif como Arial e Calibri sao ideais para qualquer texto online.

 

SCRIPT

 

Elegante e sofisticado, fontes do estilo script são baseadas numa escrita mais fluida. Também referido como um estilo decorativo ou para exibição, script é frequentemente usado para logotipos, em vez de ser usado no texto em si. Criando sentimentos de afecto e deixando uma impressão de criatividade, logotipos do estilo script ajudam a estabelecer autenticidade, autoridade e património. O tipo de letra script é ideal para o design do logotipo de uma empresa, dando um aspeto luxuoso e de alta qualidade, que representa posteriormente os produtos e serviços. No entanto, esta fonte não é ideal para texto em si, pois o seu estilo pode deixar o texto ilegível para os leitores.

Portanto, se estiver a criar a identidade da sua empresa, não subestime o efeito que fontes e tipos de letra podem ter nos seus clientes. Se está na linha de negócios e direito, mantenha-se com o estilo serif, tal como o tipo de letra Garamond. Indústrias de tecnologia criativa podem usar fontes mais informais, mas ao mesmo tempo modernas, tais como a fonte Helvetica do estilo sans serif. Para dar um toque ao seu novo logotipo, experimente uma fonte mais decorativa como Edwardian Script. Seja qual for a sua escolha, seja qual for a indústria em que trabalha, a nossa última sugestão é de não se deixar levar pela popularidade da fonte mais controversa do mundo – há momentos e lugares para utilizar Comic Sans – utilize com prudência e se assim for indicado.

Comparar Produtos

Staples

Escrita

Fonte de letra