Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Ler dá saúde e faz crescer: Benefícios e dicas para incentivar a leitura

Já pensou no que acontece ao nosso cérebro quando lemos? A leitura traz novos mundos ao nosso mundo, além de ser uma arma poderosa de conhecimento. Citando Sophia de Mello Breyner Andresen, “vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar”.

 

A leitura ajuda no desenvolvimento cognitivo das crianças, desenvolve um raciocínio rápido, aumenta a capacidade de imaginação, melhora a escrita, entre muitas outros aspetos positivos. Quais são os seus principais benefícios e como podemos incentivar os mais pequenos a ler, com vista a uma vida mais sadia e completa?

 

A leitura protege a mente
De acordo com vários estudos, a leitura beneficia o funcionamento do cérebro e ajuda a proteger a saúde mental, podendo mesmo atrasar o surgimento de doenças neurodegenerativas, sintomas de demência e Alzheimer.

 

Um cérebro que lê amplia as competências
Ler é uma forma desenvolver outras competências pessoais. A leitura melhora a escrita, enriquece o vocabulário, aumenta a capacidade de concentração, estimula a criatividade e auxilia na formação do sentido crítico.

 

Ler é ginasticar a cabeça
Um estudo realizado na Universidade Emory, nos Estados Unidos, com base em 20 estudantes que liam diariamente, concluiu que ler afeta o nosso cérebro como se realmente tivéssemos vivido determinados eventos. Ou seja, enquanto lemos estamos tão conectados com as ações que passamos a viver “cerebralmente” o que as personagens estão a fazer – corremos, rimos, sonhamos e cantamos.

 

Mais um livro, mais empatia
A empatia é uma capacidade psicológica que consiste no movimento de nos colocarmos no lugar do outro, de compreender, de ser solidário. Um estudo publicado na revista “Psychology Today” confirma que a leitura tem este efeito no leitor, já que quando estamos a ler estabelecemos uma ligação com a realidade do outro.

 

DICAS PARA INCENTIVAR A LEITURA

 

Nem sempre é fácil incutir hábitos de leitura nos mais novos, mas há alguns truques que o poderão ajudar a incentivar este gosto desde cedo.

Ter sempre livros em casa é fundamental para despertar o gosto pela leitura. Se os livros oferecidos forem adequados à faixa etária e ao gosto da criança têm uma maior probabilidade de serem lidos com prazer.

Se tem filhos pequeninos, recriar um cantinho da leitura – no quarto, por exemplo, colocando uma luz ténue e almofadas no chão – pode tornar a hora da história no momento mais ansiado do dia. Ouvir uma história com a família toda junta tem outro valor. Acrescente ritmo e um toque teatral à história e terá certamente a atenção dos mais pequenos.

Se tem filhos mais velhos, tente atraí-los primeiro com áudio books e ebooks para descobrirem coleções interessantes e ofereça, de seguida, os volumes seguintes em livro, formato papel.

Fomente 30 minutos de leitura antes de dormir. Alguns especialistas defendem que ler é uma maneira de adormecer mais rapidamente: sendo uma atividade tranquila e relaxante, faz a transição entre a correria diária e o sono.

Em qualquer idade, no fim de semana ou tem tempo de férias, leve os seus filhos a livrarias e a bibliotecas para que cada um, de acordo com os seus interesses e idade, faça as suas escolhas, os seus comentários e as suas partilhas sobre os seus gostos.

 

LIVROS PARA TODOS

 

O Plano Nacional de Leitura (PNL) divulga duas vezes por ano uma lista com um conjunto de livros selecionados por idades, nível de leitura e interesses dos leitores.

Para conhecer os livros recomendados, entre no site do PNL, na parte do Catálogo PNL, selecione “2.º semestre – 2020” no filtro “Recomendados em” e, de seguida, clique no sinal +.

Boas leituras!

Comparar Produtos

Staples

Saúde

Leitura