Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 20€

Construir relações: uma chave para o sucesso.

No mundo empresarial é fácil glorificar o trabalho fora de horas. E é ainda mais fácil esquecer o porquê de o fazermos…

Todos queremos construir uma carreira ou um negócio que tenha um impacto positivo no mundo e nas nossas vidas. Mas, afinal de contas, o que fica são as relações e os momentos com as pessoas que nos são mais próximas, que nos ouvem e nos dão um verdadeiro sentimento de realização.

Criar laços e relações no trabalho é crucial, pois também são elas que nos fazem atingir o sucesso que tanto ambicionamos.

Um investigador de desenvolvimento de liderança, Rob Cross, escreveu um artigo para a Harvard Business Review sobre esta temática. Ao entrevistar um grupo de 160 pessoas de diversos setores e posições, descobriu que o crescimento de uma carreira depende tanto dos relacionamentos, quanto do próprio trabalho

Portanto, se quer ter sucesso na sua vida profissional e uma vida pessoal mais gratificante, tem de se focar e de investir nas suas relações.

Mas como fazê-lo?

1 - Defina a sua Estrela Guia.

O primeiro passo para melhorar os seus relacionamentos e atingir o sucesso profissional que ambiciona é definir o seu propósito. Isto é, a sua estrela guia.

A métrica da Estrela Guia, ou North Star Metric, é originalmente uma métrica utilizada como indicador de sucesso de uma empresa. Pense nisto como um sistema de navegação pessoal para a sua carreira. Perceba os valores, capacidades e experiências que procura no seu trabalho e registe-os num documento.

Comece por perguntar-se:

  • Está a trabalhar com pessoas que partilham os seus valores ou que lhe podem ensinar novas formas de ver as coisas? 
  • Prospera ao interagir com pessoas otimistas, analíticas, calmas ou ambiciosas?

Este exercício não tem como objetivo perceber quais os colegas de que mais gosta a nível pessoal ou com quem aprecia socializar. O objetivo é entender quais os relacionamentos e interações que estão alinhados com o seu propósito.

Assim que a sua estrela guia estiver clara e que perceba quais os relacionamentos que o ajudarão a alcançar os objetivos traçados, comece a ser mais seletivo quanto às suas ações e à forma como investe o tempo.

2 - Comunique, comunique, comunique…

Parece básico, certo? Mas esta componente é a que mais falha quando falamos em relacionamentos…

Uma comunicação clara faz com que haja menos conflitos e aproxima as pessoas. A partir do momento em que expõe as suas dúvidas e angústias de forma clara, a outra pessoa passará a ter a mesma abertura. Por isso, esteja sempre à disposição para explicar melhor os seus pontos de vista e para esclarecer possíveis mal-entendidos.

Outra parte essencial da comunicação passa também por fazer perguntas e ouvir ativamente. Isto faz com que aprenda mais sobre os seus colegas de trabalho. E é, claro está, uma parte importante do processo de construção de relacionamentos. Seja curioso, procure saber mais sobre as pessoas à sua volta, descubra como elas pensam e o que as motiva… Vai ver que ainda aprende coisas novas pelo caminho.

E, acima de tudo, lembre-se que a comunicação é um caminho que tem dois sentidos. Precisa de ser construída por ambas as partes e deve haver um sentimento de reciprocidade. Mas alguém tem de começar… Por isso, não tenha medo de dar o primeiro passo e comece a trabalhar nisso o mais cedo possível.

3 - Perceba para onde deve direcionar esforços.

Não há uma ciência exata que lhe permita identificar e trabalhar os relacionamentos mais proveitosos para si. Por essa razão, tente ler as pessoas para decidir onde e com quem deve investir os seus esforços.

Há colegas com quem partilha gostos e traços de personalidade, por isso a vossa relação quase se construirá naturalmente. Por outro lado, existirão situações contrárias. Situações em que partilha objetivos de trabalho com outra pessoa, mas sem muito mais em comum. É para estas relações que deve direcionar esforços mais esforços.

São os relacionamentos de trabalho saudáveis que permitem gerar um ambiente próspero e confortável para si e para toda a organização.

A melhor estratégia de todas é colocar as relações pessoais à frente do trabalho, até mesmo com quem trabalha. Devemos dar atenção às relações que estabelecemos diariamente. Projetar a nossa vida desta forma trará mais equilíbrio pessoal e profissional. Só assim conseguirá traçar um caminho em direção à sua estrela guia e ao verdadeiro sentimento de sucesso.

Comparar Produtos

Staples

Escritório

Criar Relações