Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 20€

Como tirar o máximo dos Post-its.

Estamos numa era digital, mas o uso dos Post-its no dia-a-dia é indispensável para muitas pessoas. Há sempre uma data importante a relembrar, um trabalho importante para entregar e até há espaço para deixar uma mensagem engraçada no frigorífico.

Não importa a cor, o formato ou o tamanho, o Post-it é um dos artigos de papelaria preferidos dos estudantes e de quem trabalha num escritório. Isto porque facilita a organização da rotina e ajuda a recordar as informações mais importantes.

Mas será que sabe como usar Post-its da forma prática e eficiente? Hoje partilhamos alguns dos seus usos e como é que os mesmos podem facilitar a sua organização e aumentar a sua produtividade.

Métodos para otimizar a sua produtividade com Post-its:

  • Brainwriting

Semelhante ao conceito de brainstorming, cujo intuito é pensar em ideias sem qualquer limitação, o brainwriting segue a mesma lógica, mas por escrito. Este método consiste em escrever as ideias no papel antes de partilhá-las com outras pessoas. Para isto, é utilizado com frequência o Post-it, uma vez que permite que se escrevam várias ideias e depois organizá-las de maneira visual.

  • Mapas mentais

Seja para o trabalho ou para estudos, criar mapas mentais, sejam eles de que tipo forem, é uma ótima forma de organização. Utilizando a técnica referida anteriormente, é possível criar mapas mentais que facilitem a visualização de ideias que nos incentivem a colocá-las em prática mais rapidamente. Ao colocar os Post-its com as ideias na parede, consegue visualizar de forma geral todo o panorama, sem deixar nenhum detalhe ou informação de fora. 

Pare, olhe e reflita, para construir uma nova abordagem e ter uma percepção distinta. É também uma técnica excelente e muito eficaz, se pretende memorizar e organizar informação.

  • Design Thinking 

Design Thinking é uma técnica para pensar e mapear os problemas, de forma inovadora. Contém cinco etapas diferentes: imersão, síntese de ideias, idealização, criação do protótipo e implementação. Sendo que em todas elas, o uso de Post-its pode ser bastante benéfico e útil.

Os Post-its permitem que esses problemas ou questões sejam agrupadas em categorias utilizando blocos de diferentes cores e tamanhos. Isto permite encontrar e identificar de forma rápida e eficaz o que procura, filtrando mentalmente as categorias pela cor associada. Quando conjugados com os mapas mentais, a interpretação de tudo o que está à sua frente será muito mais fácil.

  • Kanban

O Kanban é um sistema que permite a visualização do fluxo de trabalho, tanto individual como da equipa, através de cartões visuais. Para meter o sistema em ação, basta criar 3 colunas verticais: “To-do”, “Em andamento” e “Concluído” e colocar os Post-its com as informações correspondentes a cada fase. 

Pode até utilizar um Post-it de uma cor mais chamativa para identificar tarefas urgentes ou em atraso. Sempre que trabalhar numa tarefa, basta mover o Post-it correspondente para a fase em que se encontra.

Dicas importantes:

1. Escreva frases sucintas

Os Post-its são do tamanho que são por alguma razão. O intuito não é serem utilizados como caderno, mas sim como uma maneira prática de tirar notas importantes ou anotar ideias que lhe passem pela cabeça. Por isso, seja sucinto quando escreve e evite detalhar demasiado o conteúdo. Utilize palavras-chave e pequenos complementos que o ajudem a memorizar a informação, tais como: falar, ligar, comprar, marcar, etc. Isto reduz o tempo de leitura e potencia a memorização e um raciocínio mais rápido.

2. Cole os Post-its em lugares estratégicos

Não adianta escrever muitos Post-its se nunca mais os voltar a ver. Para além de colocá-los em agendas e cadernos para facilitar e deixar a estrutura das anotações mais interessante, deve colocar também em sítios onde vai regularmente durante o dia. Alguns exemplos de sítios podem ser espelhos, molduras de fotografias, portas de armários, computadores, frigoríficos, etc. Assim, ao longo do dia poderá cruzar-se com eles e relembrar-se daquela tarefa importante.

3. Anote as suas dúvidas e dificuldades

Anote todas as suas dúvidas nos Post-its e dia após dia tente solucioná-las. Ao fazer isto diariamente, o seu cérebro estará predisposto a tentar resolvê-las o mais rapidamente possível. Esta pode ser uma ótima forma de as relembrar, mesmo depois de as ter solucionado. Caso tenha de memorizar algo, faça o mesmo para os conteúdos onde tem mais dificuldades, para que os veja com maior frequência e tenha um maior contacto com os mesmos.

Agora já pode fazer um uso prático e eficaz dos Post-its que tem por casa e tirar proveito dos mesmos para ser mais produtivo no seu dia-a-dia e no trabalho!

Comparar Produtos

Staples