Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

5 Motivos para Regressar ao Escritório

Dicas e Sugestões

Nos últimos anos, a crise que vivemos obrigou milhões de empresas a adaptarem-se ao trabalho remoto. Mas a evolução das circunstâncias levou a que houvesse um retorno gradual ao dia-a-dia de trabalho presencial.

Apesar de reconhecermos que o trabalho remoto foi uma necessidade e que continua a ser benéfico para algumas pessoas, há muito bons motivos para regressar ao escritório.

Aqui ficam alguns deles:

 

1. Promove o nosso bem-estar

Trabalhar presencialmente pode ser bastante benéfico para a nossa saúde. Em primeiro lugar, abrimos portas a muitas oportunidades de exercício físico quando nos deslocamos ao escritório. Desde as viagens de ida ou de regresso, a pé ou de bicicleta, às pausas para café ou as caminhadas até à secretária do nosso colega favorito.

Por outro lado, os dias no escritório também promovem o nosso bem-estar psicológico, na medida em que potenciam interações físicas e conversas entre colaboradores. Para além disso, o ambiente estruturado do escritório também ajuda a reduzir o stress e a melhorar a saúde mental.

 

2. Torna mais fácil construir relações dentro da empresa

Quando trabalhamos em casa, especialmente passado algum tempo, o contacto que temos com colegas dentro da empresa torna-se cada vez mais restrito e acaba por ficar reduzido àqueles com quem trabalhamos diretamente.

Ao estar no escritório, acabamos por interagir com as pessoas à nossa volta de uma forma muito mais pessoal e emocional do que faríamos se estivéssemos separados por um ecrã. Até porque é muito mais fácil ler as expressões e emoções de uma pessoa cara a cara do que à distância.

Para além disso, permite-nos criar empatia com colegas de departamentos diferentes, com quem não contactamos diariamente. São as conversas espontâneas nos corredores, nas horas de almoço ou nas pausas para café que dão azo a que se descubram pontos em comum, sejam partilhados conselhos ou surjam novas ideias através de diferentes perspetivas dentro da empresa.

     

3. Permite-nos colaborar em projetos e discutir aspetos frente a frente

Quando trabalhamos frente a frente com um colega, a nossa comunicação acaba por ser mais eficiente. Podemos colocar-lhes questões com mais naturalidade, partilhar ideias em tempo real e reduzir o risco de falhas na comunicação.

Todos estes debates e trocas de impressões cara a cara melhoram o desempenho da equipa. E, claro, o facto de estarmos a trabalhar em conjunto com os nossos colegas no mesmo espaço ajuda a criar um sentimento de propósito comum e fortalece as relações entre todos - o que leva a uma maior motivação e produtividade.

 

4. Facilita o apoio a colegas mais novos ou com menos experiência

Algumas empresas têm-se deparado com a dificuldade em integrar os seus novos colaboradores remotamente, uma vez que estes precisam de atenção e orientação redobradas nas semanas iniciais.

Ao estar junto dos novos membros no mesmo espaço físico, temos maior facilidade de comunicação e cooperação. Se puderem receber apoio instantâneo cada vez que tiverem questões ou incertezas no seu trabalho, o desempenho destes colaboradores vai aumentar significativamente, tal como a sua confiança.

Por sua vez, trabalhar no escritório ajuda a fomentar um espírito de equipa e comunidade, o que é especialmente benéfico para aqueles com menos tempo e experiência dentro das empresas, na medida em que se vão sentir sempre apoiados e acolhidos.

 

5. Ajuda a apoiar negócios locais

Este é, provavelmente, o aspeto da nossa lista que é menos considerado pelas pessoas quando pensam em trabalho presencial, mas é verdade: quando regressamos ao escritório, também estamos a apoiar negócios locais!

Quer seja no café do outro lado da estrada, no restaurante ao fundo da rua, ou no minimercado que fica a caminho de casa, são vários os contributos que damos a negócios locais perto do escritório que não ajudaríamos noutras circunstâncias. Para não falar no facto de que também construímos relações com aqueles que trabalham nesses locais, fortalecendo um sentimento de comunidade naquela zona.

E estes são apenas 5 dos vários motivos que apontamos para ficar feliz com o regresso ao escritório! Um dos mais importantes e que não foi mencionado é o facto de a Staples estar sempre presente com os melhores descontos em papelaria e material de escritório.

Dito isto, importa recordar que o mundo do trabalho está a mudar e que há cada vez mais pessoas em trabalho híbrido ou em teletrabalho. Todas as opções têm vantagens e desvantagens. A análise final vai depender sempre de uma pergunta: pesando prós e contras, qual é o método que mais valor acrescenta à sua empresa?

Independentemente de estar em casa ou no escritório, a nossa prioridade é que trabalhe com tudo o que precisa. Por isso temos um folheto feito a pensar especialmente em si. Siga as nossas redes sociais e fique a par de tudo!

Comparar Produtos

Staples