Política de Privacidade

1. Informação Básica

  • Responsável pelo Tratamento:
    Staples Portugal, Equipamento de Escritório, S.A. (“STAPLES”)

 

  • Finalidades:
    - Envio de comunicações comerciais/newsletter específicas ou convites para rever os nossos produtos.
    Fundamento jurídico: Consentimento do titular de dados.

- Processamento de encomendas, para efetuar os pagamentos, para comunicar com os Clientes a respeito da sua encomenda, para realizar devolução de produtos.
Fundamento jurídico: Execução contratual - prossecução das necessárias diligências pré-contratuais a pedido do titular dos dados pessoais.

- Pedidos de apoio ao cliente, bem como para fornecer informações sobre a retirada dos nossos produtos do mercado.
Fundamento jurídico: Interesse legítimo.

 

  • Destinatários dos dados:
    - Prestadores de serviços
    - Entidades Públicas

 

  • Direitos:
    Acesso; Retificação; Apagamento; Oposição; Limitação do tratamento; Portabilidade.
 
Quando o fundamento de licitude for o consentimento, tem o direito de revogá-lo a qualquer momento.
Para exercer os direitos, ligue para o serviço de apoio ao cliente para 210 413 720 (chamada para rede fixa nacional) ou envie um email para privacidade@staples.pt.
 
 
2. Informação adicional

Na Staples valorizamos a confiança dos nossos clientes e daqueles que nos visitam em www.staples.pt. Respeitamos a sua privacidade no tocante ao tratamento dos seus dados pessoais e nas transações realizadas através da nossa página www.staples.pt (doravante designada por "Website"). A presente Política de Privacidade, entre outros aspetos, descreve quem controla os seus dados pessoais, o tipo de dados que recolhemos, a sua utilização e como pode controlar a sua aplicação.

 

  1. Quem é o Responsável pelo Tratamento dos Dados Pessoais?

A qualidade de Responsável pelo Tratamento dos Dados Pessoais realizada através do Website pertence à “Staples Portugal, Equipamento de Escritório, S.A.”, Rua Quinta do Pinheiro, Edifício Tejo, 5º Piso, 2794-079 Carnaxide, (“STAPLES”).

 

  1. Quais os dados pessoais que a Staples recolhe?

Recolhemos os dados pessoais que nos fornece voluntariamente quando se regista na nossa página ou realiza uma transação através da mesma, bem como outros relativos ao processamento do seu pedido. Esses dados pessoais incluem, mas não se limitam, aos seguintes: denominação, nome e apelido, data de nascimento, sexo, endereço de correio eletrónico, nome de utilizador e senha, envio e endereço da fatura (incluindo o código postal, cidade e país), número de telefone e fax, tipo e quantidade de produtos encomendados, número, data e situação da encomenda, data e hora da entrega dos serviços, o valor da encomenda, moeda, informações de pagamento, tais como número de cartão de crédito e data de validade, devolução de produtos e ofertas. Poderão também ser recolhidas as seguintes informações, caso as faculte voluntariamente: como conheceu a nossa página, o seu cartão-de-visita, o número de funcionários, quando foi fundada a sua empresa e se é um cliente de negócios (“dados transacionais”).

 

Para além dos referidos dados transacionais, também podemos recolher dados de utilização e acesso à nossa página, tais como o seu endereço IP, que produtos visualizou e quais os colocados no seu “carrinho”, se acedeu à nossa página através de uma outra de referência ou através de um link num e-mail promocional ou num anúncio, juntamente com o seu endereço IP, para analisar a eficácia da nossa atividade comercial (“dados de utilização”).

 

  1. Como utiliza a Staples os meus dados pessoais?

Os dados transacionais serão utilizados no processamento das suas encomendas, para efetuar o seu pagamento, para comunicar consigo a respeito da sua encomenda, para lhe enviar comunicações comerciais específicas ou convites para rever os nossos produtos (sujeito ao seu consentimento, se necessário), para realizar devolução de produtos e pedidos de apoio ao cliente, bem como para fornecer informações sobre a retirada dos nossos produtos do mercado.
Os dados de utilização, no caso de clientes registados com dados transacionais, (com exceção de dados de pagamento) também são utilizados para adaptar os produtos expostos na página aos seus interesses. 

Se assinar a comunicação comercial e a newsletter, os seus dados transacionais e de utilização serão analisados pela Staples, para adequar a comunicação comercial às suas preferências.

 

  1. Fundamento Legal para o Tratamento dos seus Dados Pessoais

Os seus dados pessoais serão tratados com base num do(s) seguinte(s) fundamento(s):

  • Consentimento prestado para uma ou mais finalidades específicas;
  • O tratamento seja necessário para celebrar, ou tomar medidas para celebrar um contrato consigo. Este fundamento jurídico será aplicável para o processamento das suas encomendas, para efetuar o seu pagamento, para comunicar consigo a respeito da sua encomenda, para realizar devolução de produtos;
  • O tratamento seja necessário para cumprir um requisito imperativo ou legal que nos é aplicável; ou
  • O tratamento seja necessário para realizar ou cumprir um interesse legítimo nosso, de uma nossa afiliada ou de outros terceiros (como parceiros de negócios existentes ou potenciais, fornecedores, clientes, clientes finais, órgãos governamentais ou tribunais). Este fundamento jurídico será aplicável para responder a pedidos de apoio ao cliente, bem como para fornecer informações sobre a retirada dos nossos produtos do mercado.

 

  1. Informação sobre o consentimento livre e opcional (criação de perfis de utilizadores/clientes).

Ao marcar a caixa relativa ao consentimento para a criação de perfis de utilizadores personalizados durante o processo de registo, o utilizador consente e autoriza na utilização, para fins de publicidade personalizada, de estudos de mercado, de organização do nosso processo comercial e de personalização do nosso website, o tratamento dos dados de utilização personalizados (tais como o número de vezes que o website foi acedido e durante quanto tempo), bem como outros dados pessoais que tenhamos recolhido ou que venhamos a recolher sobre o utilizador, no âmbito da nossa relação comercial, para a implementação, execução ou cessação de relações comerciais.

 

Se nos fornecer o consentimento acima referido, iremos utilizar os dados (incluindo dados pessoais) para analisar o comportamento dos clientes e do utilizador, para examinar as necessidades e as opiniões dos nossos clientes e utilizadores relativas a determinadas questões, para melhorar as nossas vendas e as nossas estruturas de transação comerciais e também para analisar o impacto de medidas publicitárias específicas. Iremos, também, utilizar os dados (incluindo dados pessoais) para fins de marketing direto, com o objetivo de lhe enviar, por exemplo, informações sobre produtos e serviços ou campanhas de marketing que poderão interessar-lhe pessoalmente. Receberá apenas e-mails promocionais, SMS/MMS promocionais, fax promocionais ou chamadas de telemarketing, caso tenha fornecido o seu consentimento explícito e complementar para estes fins, e se não tiver revogado o mesmo, o que poderá fazer a qualquer momento, ou se estivermos legalmente autorizados para o efeito. O consentimento para a criação de perfis de utilizadores personalizados é dado voluntariamente e pode ser revogado a qualquer momento, com efeito futuro junto da STAPLES.

 

Pode revogar o seu consentimento ao desmarcar, na área do “meu perfil” em Staples.pt, ou contactando diretamente o nosso serviço de apoio ao cliente. Ver contactos aqui.


A STAPLES reserva-se o direito de tratar os seus dados pessoais no futuro, mesmo se tiver revogado o seu consentimento, se, e na medida em que tal seja autorizado ou previsto na lei.

 

Para os fins mencionados acima, apenas um número limitado de indivíduos dentro da STAPLES (ex.: indivíduos pertencentes ao departamento de vendas, suporte, jurídico, financeiro, informático e contabilidade, bem como alguns administradores com responsabilidade atribuída) terão acesso aos seus dados pessoais.

 

O não fornecimento dos seus dados pessoais poderá resultar em desvantagens para si, por exemplo, poderá não conseguir receber determinados produtos e serviços. Não obstante, salvo indicação em contrário, o não fornecimento dos seus dados pessoais não resultará em quaisquer consequências legais para si.

 

  1. Com quem pode a Staples partilhar os meus dados pessoais?

A Staples contrata a prestação de serviços a terceiros, relativamente à gestão do website, os quais podem compreender os serviços de armazenamento de dados, gestão comercial, manutenção, transporte e pagamento, controlo do IVA, prestadores de serviços que permitem adicionar funções que pode utilizar ao seu critério, como por exemplo a ferramenta de chat  ou a de revisão do produto. Esses prestadores de serviços só têm acesso aos dados pessoais necessários para o desempenho das suas funções e não estão autorizados a utilizar ou divulgar os seus dados pessoais para outros fins, sem a sua prévia autorização. Mais, a STAPLES exige aos referidos prestadores de serviços que implementem e apliquem medidas de segurança para garantir a privacidade e a segurança dos seus dados pessoais.

 

De acordo com a legislação em vigor, podemos partilhar dados pessoais por aplicação, exigência da lei ou com outras entidades, se necessário, para proteger os nossos direitos ou os de terceiros, para combater a fraude ou para fazer cumprir os termos e condições da nossa página, em conformidade com a legislação aplicável.

 

Os Dados Pessoais que recolhemos ou recebemos sobre si poderão ser transferidos e tratados por destinatários que se encontram localizados dentro ou fora do Espaço Económico Europeu ("EEE"). Nesta listagem encontram-se os países referenciados em http://ec.europa.eu/justice/data-protection/international-transfers/adequacy/index_en.htm que fornecem um nível adequado de proteção de dados pessoais de acordo com a legislação europeia de proteção de dados. Os destinatários nos EUA estão certificados nos termos do Escudo de Proteção da Privacidade UE-EUA e deste modo são reconhecidos como tendo um nível adequado de proteção de dados do ponto de vista da legislação europeia de protecão de dados. Outros destinatários poderão estar localizados noutros países que não apresentam um nível adequado de proteção do ponto de vista da legislação europeia relativamente à proteção de dados. A STAPLES tomará todas as medidas necessárias para garantir que as transferências para fora do EEE sejam protegidas de forma adequada, nos termos estabelecidos pela Legislação de Proteção de Dados aplicável. Relativamente às transferências para países que não fornecem um nível adequado de protecção de dados, baseamos a transferência em medidas de segurança apropriadas, tais como cláusulas contratuais-tipo adotadas pela Comissão Europeia ou por uma autoridade de controlo, códigos de conduta aprovados, acompanhados de compromissos vinculativos e executáveis assumidos pelo destinatário ou procedimentos de certificação aprovados, acompanhados de compromissos vinculativos e executáveis assumidos pelo destinatário. Poderá solicitar uma cópia das referidas medidas de segurança contactando-nos através do endereço de e-mail info@staples.pt.

 

  1. Quais são as outras soluções que utilizamos para proteger os seus dados pessoais?

A STAPLES entende perfeitamente a importância da segurança dos dados e pretende envidar todos os esforços para que a utilização do Website seja o mais segura possível. Implementámos medidas de segurança e de precaução apropriadas para proteger os seus dados pessoais, incluindo medidas técnicas e organizacionais contra os acessos não autorizados, a utilização abusiva, a alteração, a destruição ilícita e acidental, e ainda, a perda acidental de dados, tanto num contexto online como offline.
Relembramos no entanto que, apesar de todos os nossos esforços para proteger os seus dados pessoais contra os eventuais riscos e as potenciais exposições, não existe segurança absoluta na Internet. Por conseguinte, recomendamos-lhe que apoie os nossos esforços em termos de segurança informática, evitando divulgar dados especialmente sensíveis ou inúteis no contexto visado.

 

  1. Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais?

Em conformidade com as políticas aplicáveis no que diz respeito à conservação dos dados e/ou a legislação em vigor, não conservamos os seus dados para além da duração necessária aos fins legalmente admissíveis para os quais foram recolhidos.

 

No caso dos tratamentos de dados realizados com base no seu consentimento, ou interesse legítimo da STAPLES, os dados serão tratados até que sejam necessários para a prossecução da respetiva finalidade, ou até que retire o seu consentimento ou exerça o seu direito de oposição.

 

  1. Quais são os seus direitos?

Se prestou o seu consentimento quanto ao tratamento dos seus dados pessoais, pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito futuro. Tal revogação não afetará a legalidade do tratamento antes da revogação do consentimento.


De acordo com a legislação de proteção de dados aplicável, poderá ter o direito de: (i) solicitar acesso aos seus dados pessoais; (ii) solicitar a retificação dos seus dados pessoais; (iii) solicitar o apagamento dos seus dados pessoais; (iv) solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais; (v) solicitar a portabilidade dos dados; (vi) opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais. Note que os direitos acima mencionados podem ser limitados de acordo com a legislação de proteção de dados (nacional) aplicável. Também tem o direito de apresentar uma queixa junto da autoridade competente de supervisão da proteção de dados (Comissão Nacional de Proteção de Dados - https://www.cnpd.pt/).

Os seus direitos em detalhe:

(i) Direito de acesso: Pode ter o direito de obter a nossa confirmação sobre se quaisquer dados pessoais relativos a si estão, ou não, a ser tratados e, se for esse o caso, solicitar acesso aos seus dados pessoais. As informações de acesso incluem - entre outras coisas – as finalidades do tratamento, as categorias de dados pessoais em questão e as categorias de destinatários ou o destinatário a quem os seus dados pessoais foram ou serão divulgados. No entanto, este não é um direito absoluto e os interesses de outros indivíduos restringem o seu direito de acesso.
Pode ter o direito de obter uma cópia dos dados pessoais que estão a ser objeto de tratamento. Caso solicite cópias adicionais podemos cobrar uma quantia razoável com base nos custos administrativos inerentes.

(ii) Direito de retificação: pode ter o direito de obter de nós a retificação das imprecisões relativas aos seus dados pessoais. Dependendo dos fins do tratamento, pode ter o direito a que os seus dados pessoais incompletos sejam completados, inclusive por meio de uma declaração adicional.

(iii) Direito de apagamento (direito a ser esquecido): em determinadas circunstâncias, pode ter o direito de obter de nós o apagamento dos seus dados pessoais e nós poderemos ser obrigados a apagar esses dados pessoais.

(iv) Direito à limitação do tratamento: em determinadas circunstâncias, pode ter o direito de obter de nós a limitação do tratamento dos seus dados pessoais. Nesse caso, os respetivos dados serão marcados e só podem ser tratados por nós para determinados fins.

(v) Direito de portabilidade dos dados: em determinadas circunstâncias, pode ter o direito de receber os dados pessoais que nos forneceu, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática e pode ter o direito a transmitir esses dados para outra entidade sem que o possamos impedir.

(vi) Direito de oposição: Em determinadas circunstâncias, pode ter o direito de, a qualquer momento, se opor, por motivos relacionados com sua situação particular, ao tratamento dos seus dados pessoais por nós e podemos ser obrigados a cessar o tratamento dos seus dados pessoais.

 

  1. Cookies e outras Tecnologias de Monitorização

O website utiliza cookies. Para mais informações por favor consulte a nossa Política de Cookies.

 

  1. Links para outros websites

O website pode conter ligações para outros websites externos. Estes websites externos não são controlados pela STAPLES. Quando aceder a estes, fá-lo por sua conta e risco. A STAPLES não assume qualquer responsabilidade quanto a estes websites externos, ao seu conteúdo e às suas práticas de privacidade, que não subscrevemos em caso algum. Recomendamos que tome conhecimento das políticas de privacidade fornecidas por esses websites externos antes de lhes fornecer informações suas ou de efetuar uma qualquer transação.

 

  1. Como é que são comunicadas as alterações à presente Política de Privacidade?

Dado que as nossas atividades comerciais estão constantemente a evoluir, a nossa Política de Privacidade poderá ser, de tempos em tempos, revista. Em tais ocasiões, publicamos através do website uma nova versão da presente Política de Privacidade. Pode facilmente identificar a versão vigente, verificando o número e data da publicação da mesma constantes da última linha da presente Política de Privacidade. Pode facilmente identificar a versão vigente, verificando a data da publicação da mesma constantes da última linha da presente Política de Privacidade. 
Aquando da publicação da nova versão da Política de Privacidade do website, requeremos que aceite a atualização dos termos e condições desta.

     

     13. Como posso exercer os meus direitos e como contactar a Staples?

É importante que as nossas bases de dados estejam corretas e atualizadas. Para exercer os seus direitos e/ou efetuar alterações ou exclusões relacionadas com os seus dados pessoais conforme supra indicado no Apartado 9, ligue diretamente para o nosso serviço de apoio ao cliente para 210 413 720 (chamada para rede fixa nacional) ou envie um email para privacidade@staples.pt. Quando ligar, verificaremos a sua identidade antes de lhe conceder acesso a qualquer dado pessoal. Também pode aceder diretamente à sua informação em “a minha conta” e realizar as alterações em questão.

 

Para esclarecimento de questões relativas ao tratamento dos seus dados pessoais, contacte-nos para o 210 413 720 (chamada para rede fixa nacional), envie um email para privacidade@staples.pt ou escreva para a Staples, Rua Quinta do Pinheiro, Edifício Tejo, 5º Piso, 2794-079 Carnaxide.

Esta Política de Privacidade foi publicada em 20-02-2020. Reservamo-nos o direito de alterar periodicamente as nossas práticas de tratamento de dados.

 

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