Loja

Procurar loja

Entrega Grátis

A partir de 35€

Teletrabalho e a importância de ter um escritório de onde se possa… sair

Há quem diga que, seja ou não a tempo inteiro, o teletrabalho veio para ficar. A questão que se coloca é que, se alguns ficam entusiasmados com a ideia, também há quem não conceba a possibilidade de prolongar a experiência por mais do que algumas semanas.

 

Por vezes, não se trata de ter saudades de ir para o escritório, mas sim da sensação de… sair do escritório.

 

E eis o problema: é que para sair de um sítio é preciso que ele… exista.

Verdade de La Palice? Nem por isso. A verdade é que, quando dizem “trabalhar a partir de casa”, é inevitável pensar que o poderá fazer nos sítios mais confortáveis.

Tendo oportunidade de o fazer – e sabendo que não será visto, claro – quem resiste à tentação de trabalhar na cama, no sofá da sala, de levar o PC para a varanda ou de esvaziar a caixa de correio eletrónico ao mesmo tempo que cozinha?

Acontece que estes supostos prazeres duram muito pouco tempo e terminam, demasiadas vezes, com uma dor de costas e de cabeça, com a refeição estragada e com os companheiros de casa impacientes por tropeçarem em si nos lugares mais improváveis.

Por outro lado, quando se apercebe, toda a casa já se transformou em “local de trabalho”. A cama e o sofá deixam de ser lugares de descanso e passam a ser associados ao trabalho e às dores de costas, ir à varanda deixará de lhe dar o mesmo prazer e poderá dar consigo a trabalhar enquanto cozinha, só pela sensação de que está a aproveitar aquele tempo para despachar tarefas profissionais mais simples.

 

A resposta para tudo isto é a tal verdade de La Palice: arranjar um escritório.

 

Mesmo para quem não tem uma divisão que possa ser dedicada a essa função, pode dispor de algum espaço que possa ser adaptado.

Não há que complicar. Opte por uma secretária com a altura adequada, uma cadeira ajustável e confortável e alguns objetos úteis que o transportem para o ambiente de escritório: o porta-canetas, o arquivador e alguns post-its coloridos (depois de começar a usá-los vai perguntar-se como sobreviveu sem eles)…

Tudo isto, num espaço bem delimitado no qual possa entrar quando começa a trabalhar e, principalmente, do qual possa, lá está, sair.

 

Mas não basta. Garanta que este “sair do escritório” não acontece só ao final do dia..

 

Faça pausas regularmente, para um lanche ou um café na cozinha que voltou a ser cozinha ou na varanda que já não é escritório.

Feitas estas alterações na casa e na rotina, conte-nos: ainda sente falta de ir para o escritório? Ou tudo funciona melhor por, ao fim do dia, poder abandoná-lo e tirar partido do resto da casa?

Comparar Produtos

Staples

Escritório

Teletrabalho