O novo dia a dia dos escritórios
Plano C

O novo dia a dia dos escritórios

A COVID-19 está a mudar a forma como trabalhamos. Está pronto para o Plano C?

O atual ambiente de trabalho traz-nos desafios que nunca antes enfrentámos. Estamos todos a tentar trabalhar no meio de uma crise que em nada se parece com o que estamos habituados. A mudança vai continuar a ser um tópico recorrente no local de trabalho, por muito e muito tempo. E estas diferenças afetam cada empresa e cada um de nós de maneira diferente. Muitas empresa podem ter um Plano B que permita alguma flexibilidade a curto prazo, mas o que fazer quando mesmo esse plano tem de sofrer alterações no futuro?

Outro aspeto essencial está relacionado com a forma como nos preparamos para que as equipas possam voltar ao local de trabalho. A OMS considera que as empresas e colaboradores desempenham um papel fundamental no controlo da propagação da COVID-19.  Sendo assim, de que modo podemos assegurar a segurança das equipas e dos clientes daqui em diante, particularmente quando as recomendações e orientações se alteram com tanta frequência? É aqui que precisamos de um parceiro ativo que esteja preparado para se adaptar sempre que necessário, que ajude a antecipar as mudanças e que consiga planear o imprevisível.

Foi por isso que desenvolvemos o Plano C.

" width=

O que é o Plano C? 

O Plano C é o nosso guia personalizado de produtos e soluções criado para o ajudar a preparar-se para um regresso ao trabalho em segurança. Independentemente da área de atividade ou do local em que trabalha, estamos preparados para orientá-lo ao longo destes desafios e a planear o futuro que ninguém previu. O Plano C baseia-se em três pilares fundamentais, desenvolvidos de acordo com as orientações internacionais, para garantir um ambiente de trabalho seguro, limpo e sempre ligado, para todas a equipa e clientes.

" width=

Espaço de trabalho

Um novo espaço para criar

  • O espaço de trabalho requer medidas que alteram o comportamento dos colaboradores e clientes no sentido de manter o distanciamento social. Estas podem incluir horários de trabalho por turnos e lembretes para o distanciamento físico que garantam a segurança, como divisórias de proteção, sinalização e autocolantes no chão.
  • A higiene é um dos fatores mais importantes no seu espaço de trabalho.  Produtos de limpeza, desinfetante de mãos e dispensadores devem estar disponíveis e claramente visíveis para encorajar a sua utilização.
" width=

Sala de reuniões

Uma nova forma de comunicar, colaborar e trabalhar em equipa

  • Pode ajudar os seus colaboradores e clientes a utilizarem as salas de reuniões de forma segura ao aplicar sinalização e autocolantes no chão que relembrem a necessidade de manter o distanciamento social.
  • Uma vez que as reuniões presenciais serão retomadas gradualmente, temos de preparar as nossas salas de reuniões para que possam ser usadas de forma segura, por exemplo, com a colocação de divisórias de proteção e sinalização.
  • Tal como nos espaços de trabalho, também nas salas de reuniões a higiene é de extrema importância e os produtos de limpeza e desinfetantes de mãos devem estar facilmente disponíveis, garantindo que colaboradores e clientes podem utilizá-los sempre que necessário e trabalhar em segurança nessas áreas.
" width=

Higiene e limpeza

Um novo olhar sobre as áreas comuns

  • As casas de banho são muitas vezes áreas reduzidas, o que dificulta o cumprimento adequado do distanciamento entre as pessoas. Sinalização que encoraje mudanças de comportamento, bem como a delimitação do espaço e dos percursos, ajudam as equipas e os clientes a manterem-se em segurança.
  • Garantir que os procedimentos básicos de higiene são seguidos tem impacto nas medidas aplicadas em todos os outros espaços e ambientes. Lavar corretamente as mãos, usar as toalhas de mãos e tocar o mínimo possível em portas e torneiras faz toda a diferença.
" width=

Sala de convívio

Um novo espaço para fazer um intervalo e recuperar energias

  • A delimitação de espaços na sala de convívio é essencial para proporcionar aos colaboradores e clientes um espaço seguro onde possam repousar e recuperar energias enquanto tomam café ou uma refeição. Autocolantes delimitadores de espaço no chão, sinalização, além de divisórias de proteção suspensas e fixas, são elementos aos quais todos se terão de habituar.
  • De forma a evitar filas, poderá ser boa ideia utilizar uma aplicação para que as equipas agendem as suas visitas ou definir horários diferentes.
  • A higiene destes espaços comuns é essencial, pelo que os produtos de limpeza, desinfetantes e toalhas de mãos são obrigatórios.
" width=

Espaço pessoal

Um novo local de trabalho a partir de casa

  • Também não podemos descurar o espaço de trabalho em casa de cada um. As empresas beneficiam quando as equipas se mantêm em contacto e produtivas, e o mobiliário ergonómico, o material de escritório adequado e a tecnologia certa são fundamentais para este objetivo.

Neste período, é essencial manter as equipas em contacto através deste novo método de trabalho. Embarque nesta vaga de tecnologia digital e experimente novas formas de interagir: Desde as pausas para café digitais, participação em reuniões gerais, à utilização de software como o Teams e o Zoom, mantenha as equipas em contacto e estimule o envolvimento dos colaboradores.

Com o Plano C, vamos ajudar a garantir que todas as empresas, locais de trabalho e equipas estão preparados para enfrentar todas as novas circunstâncias que o futuro trará, de uma forma natural. Juntos vamos garantir que todos os locais de trabalho são seguros, para que as empresas funcionem em segurança.

[1] Poderá consultar mais orientações da OMS aqui https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/getting-workplace-ready-for-covid-19.pdf?sfvrsn=359a81e7_6

 

[2]Poderá obter informações mais detalhadas aqui https://www.who.int/who-documents-detail/interim-recommendations-on-obligatory-hand-hygiene-against-transmission-of-covid-19