Qual é a importância de se rodear de pessoas otimistas?
O seu Local de Trabalho

Qual é a importância de se rodear de pessoas otimistas?

 

Ao utilizar a energia das pessoas que nos rodeiam, podemos ter uma visão mais otimista e mais sucesso no nosso trabalho.

Está provado que o facto de estarmos rodeados de pessoas otimistas e entusiastas é um importante fator de motivação. Trabalhar num escritório pode ocasionalmente ter um efeito negativo sobre o estado de espírito e, em última instância, refletir-se na carga de trabalho. Ao utilizar a energia positiva das pessoas ao nosso redor, é possível mudar a nossa própria perspetiva. De acordo com o especialista em motivação Jim Rohn: “Uma pessoa é a média das cinco pessoas com as quais passa a maior parte do tempo”. Como tal, devemos aproveitar o otimismo das pessoas à nossa volta para nos sentirmos mais inspirados e motivados. Por vezes, o mundo pode ser um lugar difícil, por isso é essencial termos pessoas positivas ao nosso lado.

O que é uma pessoa otimista?

As pessoas otimistas não estão apenas felizes: elas incentivam, inspiram e motivam os outros com a sua energia. Em vez de apenas terem um “bom” dia, estas pessoas “fazem” um bom dia. São pessoas que acrescentam valor à nossa realidade, seja intelectual, emocional ou espiritualmente. É possível encontrar estas pessoas em todos os lugares, não apenas no trabalho. Um familiar ou amigo pode ser a pessoa otimista de que precisa, para incentivá-lo e apoiá-lo ao longo da sua vida. Quando se trata de encontrar pessoas otimistas no trabalho, centre-se nas pessoas produtivas que não se distraem facilmente, mas estão sempre dispostas a ajudar.

Por que é tão importante rodear-se de pessoas otimistas?

A energia das pessoas otimistas é contagiante e, em última instância, pode motivá-lo a esforçar-se mais e a estar na linha da frente no trabalho. As pessoas otimistas tomam decisões, o que pode constituir uma vantagem concreta no local de trabalho. Adote esta abordagem para ser mais otimista face ao seu próprio trabalho e estar mais disposto a aprender, ouvir e progredir. As pessoas otimistas esforçam-se mais para assumir as rédeas do seu futuro, o que pode fazer com que as pessoas à sua volta estejam mais motivadas para o sucesso.

Como ser uma pessoa mais otimista?

Não se esqueça do provérbio: diz-me com quem andas dir-te-ei quem és. Como tal tem de emitir vibrações positivas para atrair pessoas positivas e vice-versa. Contudo, seja você mesmo e estabeleça objetivos – em vez de sentir que anda perdido, sente-se e converse com o seu superior sobre as suas metas a curto e a médio prazo.

Traçar objetivos realistas, e estabelecer um desafio, pode ajudá-lo a ser mais feliz no seu trabalho. Escreva as suas metas no seu bloco de notas ou portátil para que nunca se esqueça do seu objetivo. A felicidade é contagiante, por isso, não deixe de sorrir. Mesmo quando está em baixo, um simples sorriso pode ajudá-lo a ficar mais bem-disposto. Sorria para os outros no escritório e sorria interiormente.

E lembre-se que o otimismo que transmite e sente à sua volta pode ajudá-lo muito a sentir-se mais feliz no seu trabalho e na sua vida de uma forma geral. Tal como Gandhi disse: “Não permitirei que ninguém caminhe sobre a minha mente com os pés sujos”.