Os trabalhadores portugueses estão à beira da rutura. Está na altura de criar um local de trabalho que realmente funcione.
O seu Local de Trabalho

Os trabalhadores portugueses estão à beira da rutura. Está na altura de criar um local de trabalho que realmente funcione.

O mundo do trabalho está a mudar. As pessoas estão a trabalhar mais horas. As linhas que separam a casa e o trabalho estão cada vez mais ténues. Quando as pessoas estão presas ao e-mail e sentem a necessidade de estarem sempre “conectadas”, torna-se mais difícil desligar do trabalho no fim do dia.

Isto faz com que os trabalhadores se sintam frustrados e insatisfeitos. A frustração vocacional está a aumentar, o que leva a trabalhadores infelizes e menos produtivos. O resultado final? Insatisfação no trabalho que, em última análise, leva à mudança de emprego. Um número crescente de trabalhadores procura condições melhores no local de trabalho, deparando-se muitas vezes com situações que não correspondem às suas expetativas.

Os trabalhadores infelizes e desmotivados não são bons para nenhuma empresa. Além dos trabalhadores com um baixo nível de produtividade implicarem custos elevados para a empresa, a sua substituição também é dispendiosa. Um estudo da Oxford Economics revelou que as empresas podem gastar até 34.000 € na substituição de um único trabalhador.

É por este motivo que a Staples está a abordar as causas na origem da frustração vocacional. O que está a tornar os trabalhadores tão infelizes? Que medidas podem ser tomadas para resolver este problema? Realizámos um estudo em 10 países europeus, com 7000 trabalhadores de escritório em diferentes cargos, incluindo cargos de gestão e cargos que não fazem parte da administração.

Ao compreender melhor as atitudes e os sentimentos dos trabalhadores em relação aos seus locais de trabalho, pode avançar-se no sentido de proporcionar um ambiente melhor que permita o sucesso dos seus trabalhadores. Um grande número dos inquiridos afirmou que existe uma forte ligação entre o nível de realização das pessoas no trabalho e a qualidade do local de trabalho em si.

STA0388 Infographic P-RGB V5 PAGES-1.jpg

 

O local de trabalho moderno deve acompanhar o desenvolvimento do trabalhador moderno

As expetativas são elevadas para os trabalhadores de hoje em dia. Os trabalhadores devem adaptar-se a novas ferramentas e tecnologias. Para acompanhar o ritmo acelerado da mudança, também devem desenvolver novas competências. Os trabalhadores enviam mais e-mails e trocam mais mensagens instantâneas dentro do escritório do que nunca, tendo cada vez menos interações pessoais. À medida que as equipas se tornam mais distribuídas, nem sempre é fácil para os trabalhadores manterem uma ligação entre si ou colaborar de forma eficaz.

É constantemente solicitado aos trabalhadores que se mantenham ágeis e flexíveis para acompanharem a curva da mudança. Não deveriam os nossos locais de trabalho seguir o mesmo princípio? É difícil para os trabalhadores modernos terem sucesso em locais de trabalho que não funcionam. Na verdade, estes locais de trabalho podem prejudicar drasticamente a sua produtividade e felicidade.

STA0388 Infographic P-RGB V5 PAGES-2.jpg

O local de trabalho afeta a forma como os trabalhadores se sentem diariamente

As empresas também estão a sentir a pressão. O local de trabalho é onde as pessoas passam mais tempo fora de casa e, por isso, o mesmo deve satisfazer as necessidades físicas e psicológicas dos trabalhadores. Na teoria, o local de trabalho é um local onde deve ser feito trabalho mas, na realidade, tornou-se muito mais do que isso. Desde salas de convívio, onde as pessoas podem recarregar energias e conversar enquanto tomam café, a salas de reuniões onde as equipas se podem reunir e criar conversas produtivas e colaborações proveitosas. Todos os aspetos de um local de trabalho devem ser projetados e concebidos intencionalmente.

STA0388 Infographic P-RGB V5 PAGES-3.jpg

As pessoas trabalham com o objetivo de ganhar mais do que um salário

Os 7000 trabalhadores de escritório que participaram no inquérito da Staples procuram mais no seu trabalho diário. Querem sentir-se realizados nos seus empregos. Querem fazer um trabalho que realmente importe. Querem ser postos à prova e desenvolver-se. No entanto, poucos são os que são capazes de alcançar esta sensação de realização pessoal, sendo que quase todos os inquiridos afirmaram já se terem sentido frustrados no seu local de trabalho.

STA0388 Infographic P-RGB V5 PAGES-4.jpg

Os trabalhadores de escritório estão no limite e procuram uma escape

A frustração vocacional está a aumentar, com muitos trabalhadores à procura de novos empregos, muitas vezes pouco tempo depois de terem assumido um novo cargo.

Após seis meses a trabalharem numa organização, cerca de 1600 trabalhadores afirmaram terem sentido frustração. Além disso, 84% dos inquiridos afirmaram que ponderaram mudar de emprego.

No entanto, mudar de emprego nem sempre é a solução ideal. A ilusão de um local de trabalho diferente pode desaparecer rapidamente. Se um local de trabalho não conseguir satisfazer as necessidades dos trabalhadores, não demorará muito até que o ciclo vicioso comece novamente.

STA0388 Infographic P-RGB V5 PAGES-5.jpg

Mesmo quando as pessoas estão fisicamente no local de trabalho, a sua mente poderá estar noutro local

Quando se sentem infelizes ou frustradas, as pessoas tendem a distrair-se mentalmente. Um em cada dez trabalhadores afirma pensar constantemente em mudar de emprego. Outros sonham acordados em ir à praia ou procuram ofertas de emprego.

Quase metade afirma que sai do escritório para fazer uma pausa ou até utiliza a ida à casa de banho como uma forma de se distrair. Isto tem efeitos drásticos e duradouros na produtividade dos trabalhadores. Quando a mente das pessoas está noutro local, é fácil enganarem-se nos prazos e deixar trabalho por fazer.

STA0388 Infographic P-RGB V5 PAGES-6.jpg

Um local de trabalho de boa qualidade é fundamental para melhorar a satisfação dos trabalhadores

Melhorar a forma como as pessoas se sentem acerca do seu emprego começa com o local de trabalho. Além de oferecer uma cultura positiva, trabalho flexível e um número de horas de trabalho razoável, fazer melhorias no local de trabalho em si mostra aos trabalhadores que a empresa realmente se importa. O local de trabalho certo pode satisfazer as necessidades dos trabalhadores, oferecendo-lhes as ferramentas certas para concluírem as suas tarefas.

Por vezes, isto implica oferecer diferentes espaços onde podem fazer o seu trabalho. Além disso, implica fornecer espaços adequados onde os trabalhadores possam descansar, recarregar energias e criar laços com os colegas. Um local de trabalho confortável e flexível motiva os trabalhadores a dar vida às suas melhores ideias. Um local de trabalho limpo e com todos os produtos básicos ajuda os trabalhadores a manterem-se saudáveis e protegidos.

Desde os materiais certos a um design adequado, as decisões que toma acerca do seu local de trabalho podem contribuir para a forma como os trabalhadores se sentem em relação ao seu trabalho diariamente.

STA0388 Infographic P-RGB V5 PAGES-7.jpg

Quando o seu local de trabalho funciona, tudo funciona

Os locais de trabalho podem inspirar e motivar. Ajude a dar vida a ideias fantásticas. Proporcione um espaço onde os trabalhadores possam recarregar energias e criar ligações. Seja flexível e adapte-se para promover a colaboração. Pense na saúde e no bem-estar dos trabalhadores. Quando os trabalhadores tiram o máximo partido do seu local de trabalho, podem trabalhar melhor, mais felizes e de forma mais produtiva.

STA0388 Infographic P-RGB V5 PAGES-8.jpg

Aceda ao estudo completo sobre a frustração vocacional para saber mais acerca da forma como os trabalhadores portugueses se sentem acerca das suas vidas profissionais.