Ideias inspiradoras para uma sala de repouso no escritório
O seu Local de Trabalho

Ideias inspiradoras para uma sala de repouso no escritório

Um escritório divertido é um escritório produtivo

É importante num escritório ter o equilíbrio correto de diversão, criatividade e inspiração – quebrar tal equilíbrio pode resultar no sacrifício de produtividade e moral da equipa. O mesmo equilíbrio se aplica para outras áreas comuns na empresa, tal como a cozinha e uma sala de estar, pois é crucial que os funcionários tenham um local para aliviar o stress e relaxar, o que consequentemente resulta em trabalho mais colaborativo.

Com a constante evolução nas formas de trabalhar, um escritório tem de ser capaz de se adaptar respetivamente, sem comprometer a qualidade de trabalho e felicidade do pessoal. Para as salas de repouso comuns, criar um espaço inspirador não tem que ser difícil. Aqui apresentamos algumas ideias de design de interiores para o seu escritório, que pode implementar com o objetivo de inspirar mais quem as usa:

Fazer a sala de almoço sentir como se estivesse em casa" width=

Para quem passa tantas horas no local de trabalho, por vezes sente falta de ter um espaço onde se possa sentir em casa. A sala de almoço, ou cozinha, é o lugar ideal para adicionar pequenos detalhes que façam os empregados sentirem-se um pouco mais em casa, pois irão juntar-se nestas divisões para conversar, ter alguns encontros informais e principalmente, para relaxar. Estes ajustes poderão certamente encorajar os trabalhadores mais agarrados à secretária, a tirarem o seu tão merecido intervalo de almoço, o que é crucial para a saúde mental de um trabalhador.

Acessórios com cores vivas, e alguma mobília confortável para se sentar durante o intervalo, são algumas formas de incorporar o sentimento de relaxamento no seu escritório.

Adicionar mais a cor verde" width=

Se procura adicionar mais vida ao escritório, aumentando também a produtividade, plantas serão a opção a considerar. Um estudo de 2013 feito pela Universidade de Exeter concluiu que vegetação no escritório ajuda a aumentar a produtividade e o bem-estar de funcionários em cerca de 47%.

Uma forma de adicionar um espaço verde e alguma personalidade à sala de convívio é de criar uma living wall, também conhecido por um jardim vertical.

Uma parede inteira como quadro branco" width=

A famosa chuva de ideias é um exemplo de inovação no trabalho para gerar ideias entre colegas, aumentando a criatividade na empresa, pois um local aborrecido e demasiado sério certamente criará menos inspiração.

Pintar uma parede na sala de convívio, ou qualquer que seja a divisão onde normalmente realizam estas sessões de ideias, com marcadores para converter a parede num quadro branco, pode ser o que procura para manter a equipa participativa e criativa no escritório. Deste modo, os trabalhadores serão capazes de ver as ideias que já foram previamente discutidas e formular novas ideias a partir disso. O ponto positivo de usar marcadores de quadro branco é que pode facilmente apagar todo o processo e recomeçar novamente. A mesma ideia pode ser feita usando post-its coloridos se não lhe for possível pintar a parede.

Ténis de mesa ao almoço" width=

Pode soar como um obstáculo para a produtividade, mas na realidade uma mesa de ping pong no escritório pode aumentar a produtividade, e até o pensamento estratégico. Também se acredita que este desporto melhore a concentração, portanto permitir que o seu pessoal tenha um curto intervalo de 15 minutos para apreciar o jogo, ou até mesmo durante o seu intervalo de almoço, irá definitivamente ajudar a manter a equipa concentrada nos seus objetivos. Como pode esperar, este jogo auxilia as pessoas a aliviarem o stress e pode aumentar o espírito de equipa.

Criar um espaço inspirador com um design moderno na sua empresa não precisa de ser algo complicado, bem pelo contrário, pequenos passos irão transformar completamente as divisões comuns a todos, o que poderá significar uma melhoria na produtividade da equipa.