Dress code no trabalho durante o Verão
O seu Local de Trabalho

Dress code no trabalho durante o Verão

Com o Verão a chegar com ondas de calor, o tópico de dress code no trabalho volta a ser assunto de conversa.             A discussão entre funcionários e supervisores sobre o que é aceitável vestir para um dia de trabalho volta a instalar-se no escritório. O calor dificulta o uso de um fato ou outras peças de vestuário mais pesado, que consequentemente afeta a produtividade e moral da equipa. Por este motivo, relaxar no que toca às regras de vestuário, isto se, tiver um código na empresa em relação ao que vestir, pode ser benéfico, mantendo-se sempre dentro dos limites. Enquanto que uns chinelos de dedo, durante os dias de sol, podem ser apelativos para muitos, certamente que não combinam com a imagem de uma empresa.

 

As vantagens de ter um código de vestuário

Ter regras no que toca ao vestuário dos funcionários pode trazer alguns benefícios para a empresa. Como por exemplo, se tiver reuniões com clientes, ou se o emprego se baseia muito em contacto cara-a-cara com o cliente, estar bem vestido causa sempre uma boa impressão. As regras irão permitir esclarecer aos funcionários o que é ou não aceitável levar para um dia de trabalho.

 

A existência de um dress code no trabalho também contribui para um ambiente mais profissional na empresa, fazendo com que todos se sintam parte da equipa. Provavelmente, também ajudará a reduzir possíveis dúvidas sobre o que é ou não apropriado. Estas regras de vestuário deverão estar disponíveis para consulta, podendo assim evitar quaisquer problemas em termos de segurança, ou com a própria equipa de Recursos Humanos.

 

As desvantagens de ter um código de vestuário

Como pode esperar, a implementação de certas regras pode trazer alguns aspetos negativos. No que toca a um código de vestuário, os funcionários podem sentir alguma restrição na capacidade de se exprimirem, e nem todos se devem sentir confortáveis com o código da empresa.

A importância do dress code depende sempre da indústria e ou profissão. Não existe um tamanho único que sirva a todos, no que toca a vestuário de trabalho, independentemente da estação do ano. No entanto, algumas empresas consideram opções mais relaxadas em relação ao código de vestuário, durante a época mais quente do ano.

 

Dicas para implementar o novo código de vestuário

Para implementar um código de vestuário profissional é crucial criar um equilíbrio que agrade a todos. Se estiver a considerar introduzir uma política excecional para o Verão, deixamos alguns pontos-chave que deve ter em conta:

 

  1. Tenha atenção à saúde e segurança

É importante considerar todas as regras de saúde e segurança com a implementação do código de vestuário. Considere tudo, desde a gravata até ao calçado mais apropriado, e realce a importância de tudo o que deve ser evitado, de modo a não colocar ninguém em perigo.

 

  1. Seja claro nos seus motivos

Informe os funcionários da razão por detrás da introdução destas novas regras. Por exemplo, poderá estar a tentar criar um espaço mais positivo, um ambiente profissional onde a sua equipa se possa sentir mais confortável. Uma explicação irá ajudar os funcionários a entrarem na iniciativa mais facilmente.

 

  1. Seja consistente

Quando implementar novas regras de vestuário, certifique-se que todos seguirão o mesmo código, e que o mesmo é consistente entre todos os trabalhadores. Pode ter que considerar alguma flexibilidade por motivos religiosos, culturais ou devido a alguma incapacidade, de modo a ser justo para todos.

 

  1. Permaneça neutro

Certifique-se que o código de vestuário é aplicável de igual modo, tanto a homens, como a mulheres, e tente não diferenciar.

 

  1. Tenha as regras por escrito

Certifique-se que escreve a sua nova política de vestuário, para que esta possa ser revista do ponto de vista legal pelos Recursos Humanos, ou por outra equipa igualmente qualificada. Uma vez que todos estejam contentes e concordem, certifique-se que todos têm conhecimento da nova implementação.

 

Criar um código de vestuário que defina a roupa de trabalho ideal pode ser útil para que todos se sintam confortáveis, e se vistam adequadamente para um dia de trabalho. Certifique-se que toda a equipa tem conhecimento deste código de conduta, e verifique que os direitos de igualdade e justiça não são postos em causa, independente do cargo de cada um. Este pode ser um assunto que crie alguma discussão, mas se resolvido cuidadosamente, certamente que chegará a uma solução que deixe toda a gente satisfeita.