Criar um escritório ergonómico
O seu Local de Trabalho

Criar um escritório ergonómico

Criar um ambiente que estimula a produtividade e mantém, a si e aos seus colegas, o mais confortáveis possível, é o epítome de um escritório ergonómico. Garantir que os seus colegas estão confortáveis e sabem sentar-se à secretária, sem provocar lesões a longo prazo pode ajudar a reduzir as suas despesas, uma vez que pode eliminar a probabilidade de dores nas articulações e ossos – sintomas evidentes de distúrbios musculosqueléticos – e potencialmente, conduzir à redução dos pedidos de compensação devido a lesões profissionais.

10 sugestões fáceis de ergonomia

Com tantas formas rápidas e fáceis de criar um ambiente ergonomicamente mais saudável no seu escritório, este é o momento perfeito para conseguir que os seus colaboradores trabalhem de forma mais eficiente e eficaz. Estas são algumas das áreas a ter em consideração:

Cadeira

THE CHAIR_PT1. Boa postura – Se notar algum dos seus colaboradores curvado na cadeira, peça-lhe para ajustar a postura ou utilizar um suporte para as costas. Ao criar esforço desnecessário na zona lombar, pode lesionar-se com gravidade, por isso sente-se direito e concentre-se na correção da sua postura. Além disso, irá ajudá-lo a concentrar-se mais e melhor.

2. Aproxime-se – Em vez de se sentar longe da secretária, tendo de se esticar para pegar na sua bebida ou no ficheiro de que precisa, instale-se mais próximo do seu posto de trabalho para criar uma boa postura sentado, de forma a que não tenha de se esticar constantemente sobre a secretária. A proximidade com que se senta à secretária depende do seu mobiliário, que pode ser alterada por:

  • Uma cadeira passiva – a cadeira normal de escritório
  • Uma cadeira ativa – cadeira cuja forma ajuda o seu corpo a trabalhar, frequentemente sem encosto
  • Uma secretária de utilização em pé – sem necessidade de cadeira

3. Apoie os braços – Ter os apoios para os braços à altura certa é essencial para garantir uma boa ergonomia, uma vez que não suportam apenas os cotovelos, mas também toda a parte superior do corpo. Os apoios para os braços têm de ser posicionados de forma a manter os ombros relaxados e os cotovelos a um ângulo de 90 graus.

4. Mantenha os pés firmes no chão – Ao alterar a altura da cadeira, deve certificar-se de que os pés tocam no chão. Se os pés ficarem pendurados, está a colocar pressão desnecessária nas pernas e zona lombar, o que poderá ter consequências a longo prazo. Ajuste corretamente e, se necessário, utilize um apoio para os pés.

Teclado e rato

THE KEYBOARD_PT

5. Aproxime-se – Sendo o hardware mais utilizado, o rato e teclado têm de estar posicionados corretamente, para que os possa utilizar com facilidade. Para as melhores práticas ergonómicas, coloque-os perto da frente da secretária. Desta forma, consegue ter os cotovelos a um ângulo de 90 graus, sobre os apoios para os braços, permitindo-lhe manter uma boa postura.

6. Endireite os pulsos – Ao escrever, é imperativo manter os pulsos direitos. Se não o fizer, os pulsos ficam dobrados a um ligeiro ângulo, o que, a longo prazo, pode conduzir a problemas de saúde como a síndrome do túnel do carpo. Uma excelente forma de manter os pulsos direitos durante a utilização do teclado é comprar um apoio almofadado para os pulsos, que mantém os pulsos elevados.

Ecrã

THE SCREEN_PT

7. Incline ligeiramente o monitor para cima – Para que possa ver melhor tudo o que está no ecrã, incline o monitor de forma a que a parte inferior fique um pouco mais próxima de si do que a parte superior. Desta forma, também reduz o reflexo do ecrã, reduzindo o risco de tensão ocular ou dores de cabeça.

8. Encontre o posicionamento certo – Não deve ter de olhar para cima nem para baixo quando olha para o ecrã, a sua linha de visão deve ser a direito. Caso contrário, corre o risco de criar tensão no pescoço, uma vez que este terá de se manter numa posição antinatural durante grande parte do dia. Uma excelente sugestão é alinhar a parte superior do monitor com a sua linha de visão quando estiver sentado na cadeira. Desta forma, pode ver tudo sem ter de mover o pescoço.

9. Cuide da sua visão – Mantenha o monitor a uma distância adequada do sítio onde se senta, e ajuste o contraste e brilho às suas preferências. Utilize software antirreflexo, para que o texto seja mais fácil de ler e para reduzir a tensão sobre os olhos.

10. Visão 20 20 20 – Para ajudar a proteger os seus olhos, a cada 20 minutos deve olhar para um objeto a cerca de 20 pés (6 metros) de si durante 20 segundos. Desta forma, pode reduzir qualquer esforço digital e permite aos seus olhos repousar rapidamente, para que não fiquem cansados ou doridos.

Porquê a ergonomia?

Criar um espaço de trabalho confortável para os seus colaboradores pode proporcionar grande satisfação no trabalho e função que desempenham na sua empresa, uma vez que poderão sentir-se melhor tratados e protegidos. A maior satisfação dos colaboradores cria uma força de trabalho mais produtiva, por isso, ao criar um espaço facilmente acessível, onde tudo se encontra a uma distância correta, com menores movimentos para realizar as tarefas, conseguirá obter um resultado de maior qualidade. Quanto maior for a motivação, maior é o envolvimento e mais elevados são os padrões.

Uma boa ergonomia ajuda, não só a aumentar a motivação, mas também a manter os seus colaboradores saudáveis. A má ergonomia é uma causa reconhecida de diferentes problemas e lesões que, se não forem tratados, podem originar crises de curto a longo prazo. Por exemplo, a utilização de cadeiras não ergonómicas pode conduzir a uma postura incorreta, que tem potencial para provocar dores de costas, uma condição grave que pode obrigar os colaboradores a faltar por incapacidade. Estar sentado durante muito tempo também pode ter um efeito negativo sobre a saúde, aumentando o risco de doença cardiovascular e diabetes.

Há alguns exercícios posturais simples, que pode fazer à secretária para ajudar a manter o corpo relaxado e em bom funcionamento:

  1. Eleve os ombros – inspire profundamente e eleve os ombros até às orelhas, descendo-os novamente.
  2. Grande abraço – dê um grande abraço a si mesmo, alongando os braços ao máximo até às costas.
  3. Levante-se, sente-se – basta levantar-se e sentar-se sem usar as mãos para se apoiar.
  4. Elevação das pernas – eleve ambas as pernas em simultâneo sob a secretária e volte a descê-las, para ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo.

Manter-se ativo no escritório também é fundamental. Em vez de enviar um e-mail, caminhe até à secretária do seu colega; sempre que possível, opte também por subir as escadas em vez de usar o elevador. Uma abordagem mais saudável à sua dieta também é benéfica. Tente beber muita água durante todo o dia, e introduza mais fruta na sua dieta: é provável que, a longo prazo, se sinta melhor consigo mesmo.

É simples: colaboradores mais saudáveis e mais felizes conduzem a um maior envolvimento nas tarefas, aumentando o nível de produtividade. Criar um escritório ergonómico não traz benefícios apenas para os seus colaboradores, mas para toda a empresa.