Trabalhar a partir de casa
O seu Local de Trabalho

Trabalhar a partir de casa

Trabalhar a partir de casa torna-se mais fácil com a tecnologia certa e pode até ser mais produtivo. Saiba como criar o espaço de trabalho ideal em sua casa.

Para começar, é importante perceber se na sua empresa existe uma política de trabalho à distância, que consiste basicamente num guia de regras e expetativas relativamente aos colaboradores que optem por esta forma de trabalho – o que é considerado “trabalho à distância”, o que é ou não permitido e que equipamentos e materiais serão disponibilizados pela empresa, por exemplo. Se está a pensar implementar esta forma de trabalhar na sua empresa é bom começar por definir esta política.

Saiba como começar

" width=

Criar um espaço de trabalho em casa requer algum planeamento e cuidado. Primeiro é importante perceber qual será a duração do período de trabalho em casa – será apenas durante alguns dias, devido a uma situação imprevista? Será a sua forma de trabalhar alguns dias por semana? Ou será o seu espaço de trabalho permanente?

Neste último caso pode ser benéfico para todos que a própria empresa crie um espaço de trabalho na casa do colaborador, com mobiliário e equipamentos próprios, para garantir todas os requisitos ergonómicos, que impactam diretamente na saúde e produtividade do colaborador.

Em ambos os casos deve começar por definir onde será o seu espaço de trabalho – sendo um espaço de trabalho permanente deve ser numa localização exclusivamente dedicada, para evitar ter que movimentar mobiliário ou equipamento.

Escolha um local sossegado, onde se consiga concentrar – por exemplo, evite janelas junto a ruas com muito movimento – e com boa iluminação, mas evite colocar o monitor de frente para uma janela, pois a luz dificultará a visibilidade.

O mais importante é criar o espaço de trabalho que melhor se adequa a si – é mais produtivo se estiver de frente para uma janela ou é apenas uma distração? Vai trabalhar apenas algumas horas e prefere estar sentado num sofá confortável ou é essencial uma cadeira de escritório? Pense em todas estas variáveis antes de começar.

O que vai precisar

" width=

Depois de definir onde será o seu espaço de trabalho, é importante garantir que tem todos os equipamentos e ferramentas para que seja funcional e produtivo.

Comecemos pelo básico – um computador portátil, um telefone e ligação à internet. Basta esta ligação à rede para ficar ligado a todos os seus colegas e à empresa – o acesso remoto deve ser o mais seguro possível como se estivesse no escritório, por isso o papel do departamento informático da sua empresa é essencial em qualquer processo de trabalhar à distância.

Definidos os essenciais, vamos aos extras! Existem um conjunto de equipamentos e ferramentas adicionais que podem não ser essenciais para trabalhar a partir de casa, mas que são importantes quando cria um espaço de trabalho permanente ou simplesmente se sentir-se mais próximo do escritório o ajudar a ser mais produtivo.

Em qualquer um dos casos, se puder ter acesso a uma cadeira confortável e ergonómica essa será sempre a opção ideal – se for por mais do que algumas horas, evite trabalhar no sofá ou numa cadeira da cozinha.

Se estiver a criar um espaço de trabalho permanente, opte por uma secretária pequena, preferencialmente com uma gaveta pequena para arrumar os acessórios básicos – ou facilmente as suas ferramentas de trabalho se podem “perder” pelas outras divisões da casa.

Faça uma lista do que é essencial para o seu dia a dia profissional e tenha por perto apenas estas ferramentas – esferográficas, marcadores, bloco de notas, clipes, elásticos, agrafador, furador, tesoura, fita-cola ou régua – evite tudo o que sejam acessórios que usou uma vez e foi para emprestar a um colega.

Se trabalhar com documentos tenha por perto pastas de arquivo, bolsas ou tabuleiros, para garantir que os papéis se mantêm no espaço de trabalho e estão sempre organizados. Se trabalhar com muita documentação, um pequena estante ou armário podem ser a solução para arquivar tudo – facilmente a desorganização do espaço de trabalho pode impactar a organização do resto da casa.

Se uma impressora for essencial no seu dia a dia, uma pequena multifunções pode ser suficiente para as necessidades de apenas uma pessoa.

" width=

Com planeamento é fácil estabelecer e implementar uma política de trabalho à distância na sua empresa, para fazer face a situações pontuais e imprevistas ou mesmo para definir uma rotina de trabalho a partir de casa para todos os colaboradores.