Quanto pode poupar ao trocar de fontes de letra?
Guia de Compras

Quanto pode poupar ao trocar de fontes de letra?

Apesar de estarmos a transformar o mundo num lugar mais verde ao evitar o uso de papel nos escritórios, muitos de nós ainda têm a necessidade de imprimir em papel, certos documentos ou e-mails, para manter nos registos. Mas sabia que o simples facto de alterar o tipo de letra que utiliza nestes documentos, poderia poupar à sua empresa uma quantidade significativa de dinheiro ao longo do ano?

Diferentes fontes de letras têm diferentes tamanhos associados, o que pode afectar a quantidade de tinta utilizada pela impressora. Um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin-Green Bay verificou que, ao trocar a fonte de letra dos seus e-mails, de Arial para a fonte Century Gothic, que é mais eficiente, conseguiriam poupar tinta em cerca de 30%.

Demos uma vista de olhos ao custo de impressão de diferentes fontes para demonstrar quanto a sua empresa poderia poupar.

Quanto pode poupar ao trocar de fontes de letra?

" width=

A nossa tabela Periódica descreve a percentagem de cobertura de página dada pela tinta, e o custo médio anual. Baseámos a nossa pesquisa numa empresa que imprime 250 páginas por semana, utilizando um toner HP 124A, que imprime em média 2500 páginas por toner. Uma folha A4 normal com o tipo de letra Arial e tamanho 11pt, custaria em média 533 euros por ano.

" width=

Através da nossa tabela, pode observar diversas formas para poupar:

  • Trocar Arial 11pt (533 euros) para Century Gothic 10pt (404 euros), a sua empresa pode poupar cerca de 129 euros por ano
  • Escolher a fonte Times New Roman com tamanho 11pt (415 euros) pode poupar à sua empresa anualmente 143 euros em comparação com o tipo de letra Tahoma (558 euros)
  • Se está a planear criar um espaço mais verde, e quer mesmo reduzir nos preços de impressão, Ecofont pode custar-lhe 408 euros – uma poupança no valor de 125 euros quando comparada com a fonte Arial

No entanto, nem todas as mudanças são boas opções. Pode poupar uma quantia significativa ao mudar o tipo de letra que usa em impressões, mas pode acabar por gastar ainda mais se optar por utilizar uma fonte ineficiente. Por exemplo, se utilizar uma fonte como Franklin Gothic Medium no tamanho 11pt, isto terá um custo total anual de 591 euros em impressões, comparando com os 404 euros quando utiliza a fonte Century Gothic.

Poupar aquele bocadinho extra

" width=

A sua empresa pode ainda poupar em pequenas coisas como desligar a impressora quando não está em uso. A maior parte das impressoras desliga automaticamente ao fim de 30 minutos de inatividade, o que faz parte da lei na União Europeia.

É útil também introduzir uma regra de não imprimir a não ser que seja extremamente necessário, encorajando as pessoas a poupar em tinteiros, ao reduzir a quantidade de documentos imprimidos. Imprimir dos dois lados da folha também é uma forma de reduzir em custos, para além de reduzir desperdícios.

No que toca a impressão, Century Gothic vence como o tipo de letra mais eficiente para poupar dinheiro à sua empresa. Pode sempre utilizar fontes mais caras para documentos mais importantes, caso tenha de os apresentar aos seus clientes.

Para ver os nossos tinteiros e toners disponíveis de marcas como Brother, Canon, HP, Epson, e muitas outras, clique aqui.