Guia do Comprador: Papel e tamanhos de papel
Guia de Compras

Guia do Comprador: Papel e tamanhos de papel

Encontrar o tipo de papel ideal para os seus projetos pode ser, por vezes, um quebra-cabeças. Esteja a tentar imprimir um cartão-de-visita num papel brilhante, ou panfletos informativos, nós decifrámos a confusa linguagem por detrás da seleção do papel para o ajudar a completar a sua tarefa.

1. O que significa GSM?

O papel é medido em GSM, que é uma abreviatura de “Gramas por Metro Quadrado”. De forma simples, significa a quantidade de gramas que pesa uma folha de papel com 1 metro quadrado de área. Isto permite identificar a grossura do papel, e se esta corresponde ao que procura.

Peso Utilização
80 – 100 gsm O seu papel tradicional de escritório – ideal para impressão de baixa qualidade, fotocópias e fax.
110 – 120 gsm Papel para documentos comerciais, como cartas em papel timbrado, cartas de saudações ou cadernetas.
130 – 170 gsm Papel mais durável frequentemente utilizado para folhetos, panfletos, cartazes e páginas interiores de brochuras.
170 – 200 gsm Tudo o que seja superior a 170 gsm é normalmente classificado como cartolina. Ótimo para capas de brochuras ou revistas, cartazes de alto qualidade e panfletos impressos na frente e verso.
200 – 250 gsm Esta espessura está na categoria de cartolina mais pesada e faz uma capa de brochura com uma aparência mais dispendiosa. Também é utilizada para postais.
300 – 400 gsm Agora já no campo do papelão, este é o peso perfeito para cartão-de-visita e pode também ser utilizado como capas de brochuras (embora exija mais pesponto e dobragem para acomodar a espessura).
400 gsm e superior Se pretende obter o melhor dos seus cartões-de-visita, esta espessura proporciona um acabamento luxuoso e dá definitivamente uma sensação de qualidade.

2. Encontrar o acabamento perfeito

Acabamentos lisos

Este tipo de papel varia mediante o grau de pressão aplicada no processo da sua produção. Cada um possui diferenças muito subtis que vale a pena conhecer.

  • A folha branca tradicional é suficiente? O papel branco liso é o mais suave que pode obter. O seu estilo tradicional é ideal para utilização comercial – desde cartas a papel timbrado.
  • Pretende manter a impressão protegida? O acabamento a laser proporciona uma impressão mais nítida e resistente aos indesejáveis cantos enrolados.
  • É destinado a ser utilizado no escritório? Bond é um papel de cópia económico que foi originalmente criado para documentos comerciais. Nada de standard elevado, mas ótimo para uso geral no escritório.
  • Pretende um acabamento de alta qualidade? Liso ao olhar, mas um toque parecido a casca de ovo, o papel velino é um bom acabamento para livros, catálogos, boletins de notícias e páginas de manual, assim como, para correio direto.

Acabamentos texturizados

  • Procura material comercial de escritório de impressionar? O papel vergê é de um material mais luxuoso – dá um ar de classe ao produto comercial de escritório com uma aparência artesanal.
  • Pretende papel que possua uma boa aparência e toque? O linho proporciona uma aresta elegante para uma série de projetos de papel, semelhante aos panos feitos do mesmo material. Pense em materiais para casamentos, brochuras, capas, e menus de restaurantes de luxo.

Acabamento fosco ou brilhante?

Provavelmente irão perguntar-lhe se pretende um acabamento laminado fosco ou brilhante – em particular para imprimir cartões-de-visita comerciais. Um revestimento laminado dará ao seu produto uma sensação de qualidade mais durável.

O papel brilhante confere um brilho de luxo e torna as cores mais nítidas e contrastadas, o que é perfeito para revistas, brochuras, folhetos e cartões-de-visita comerciais a cores. O papel fosco pode igualmente ser luxuoso, proporcionando um acabamento liso e acetinado suave ao toque. O acabamento menos brilhante proporciona melhor legibilidade, o que é perfeito para a maioria das comunicações impressas.

3. Aumentar a dimensão

 

São usados tamanhos internacionais de papel (conhecidos como ISO 216) na maioria dos países, com exceção do Canadá e dos Estados Unidos. Estas dimensões variam do pequeno bloco de notas A8 ao enorme B0.

O que são tamanhos de papel em píxeis?

Conforme acontece com as suas medidas de tamanhos em milímetros, o papel também pode ser medido em píxeis. Em vez das suas propriedades físicas, é medido com base na apresentação no seu monitor. No entanto, os tamanhos diferem consoante a qualidade da resolução do seu ecrã, conhecidos como pontos por polegada. As resoluções mais comuns são geralmente:

  • Alta resolução (HR) – 300dpi
  • Baixa resolução (HR) – 72dpi

Tabela de tamanhos

Série A

SE-Series-A-PT

No escritório, a série A é o tamanho de papel que irá utilizar com mais frequência. A0 é o maior e é utilizado para grandes cartazes que chamem a atenção. Depois passa para o A1 (ótimo para painéis de conferência, apresentações). A2 (tamanho normal de cartazes, A3 (perfeito para quadros de aviso no escritório), A4 (tamanho tradicional de impressão), A5 (panfletos e folhetos) e A6 – tamanho de postais. Existem também os tamanhos A7 e A8 que são normalmente utilizados para notas e apontamentos.

Série B

A série B é menos comum e situa-se entre as dimensões da série A. Por exemplo, B1 situa-se entre A0 e A1. Os tamanhos B0 e B1 não podem ser impressos com equipamento pessoal, portanto são mais utilizados em impressão profissional para grandes cartazes e apresentações.

SE-Series-B-PT

Embora seja menos utilizado em empresas, os tamanhos de papel B são uma escolha popular para livros, envelopes e passaportes. Aqui estão as dimensões de cada tamanho.

Série C

SE-Series-C-PT

Como pode observar na imagem, a série C segue um padrão semelhante a A e B, mas apenas esta série é principalmente utilizada para envelopes. Existe uma “magia inteligente” no dimensionamento. Por exemplo, uma folha C4 – é um pouco maior do que a A4 e um pouco menor do que a B4 – significando que uma parte do papel de tamanho A4 encaixa perfeitamente dentro de um envelope C4 e uma folha C4 encaixa perfeitamente dentro de um envelope B4.

Coisas para recordar

Considere sempre a finalidade do seu documento – é para utilização interna, ou pretende impressionar um cliente? Para utilização interna, um acabamento inferior, tamanho e peso menores, é provavelmente melhor e mais económico. No entanto, se enviar a correspondência da empresa ou uma brochura obtenha algo de melhor qualidade.

Antes de imprimir, certifique-se de que o seu ficheiro está dimensionado para o tamanho correto do papel. Redimensionar pode provocar problemas de exibição como a pixelização (imagens distorcidas) ou excedendo a página. Não se esqueça de preparar o seu ficheiro e imprimir antecipadamente – a última coisa que precisa num prazo de entrega apertado é de atrasos nas impressões.

4. Qual é o melhor papel para cada trabalho?

Agora que já tem uma ideia melhor a respeito dos diferentes tipos de papel disponíveis, tem o que precisa para decidir o mais apropriado para o trabalho que tem entre mãos.

Produto GSM Tamanho do papel Acabamento
Documento simples 80 – 100 gsm A4 Liso
Documento comercial 110 – 120 gsm A4 Bond
Revistas 170 – 200 gsm A4/A5 Brilhante/Fosco
Cartões-de-visita comerciais 300 – 400 gsm A8 Fosco
Panfletos 130 – 170 gsm A5 Brilhante
Brochuras 200 – 250 gsm A4/A5 Linho
Cartazes 130 – 170 gsm A0-A1,B0-B2 Liso
Livros 130 – 170 gsm A4-A6, B3-B5 Velino
Envelopes 110 – 120 gsm Qualquer tamanho C Liso

Desde a impressão de brochuras lisas à criação de panfletos promocionais impressionantes, escolher o tamanho, o peso e o acabamento corretos do papel para o seu projeto é sempre importante – e já não deve ser uma dor de cabeça para si, agora que conhece o seu ABC da impressão.

Sempre que tiver uma tarefa entre mãos, pesquise o nosso stock de papel e encontre o acabamento, o tamanho e a espessura perfeitos para si.