Guia do Comprador: Canetas
Guia de Compras

Guia do Comprador: Canetas

Enquanto a internet proclama uma nova era digital, a caneta continua a ser uma parte essencial no escritório e até mesmo em casa. Desde uma esferográfica, a uma caneta de gel, ou mesmo um marcador com ponta de feltro, existe uma enorme variedade a considerar na sua próxima compra de canetas, seja esta em grande quantidade para o escritório, ou apenas umas mais especiais para ter na sua secretária.

Não sabe que caneta há-de comprar? Antes de se abastecer, explore as diferentes opções disponíveis.

Quais são os diferentes tipos de canetas?

" width=

Uma caneta aparo utiliza tinta à base de água, que normalmente possui cargas descartáveis.

Vantagens: muitas pessoas a consideram a caneta ideal para escrever, com um traço de tinta de puro prazer. A sua ponta flexível permite demonstrar carácter na escrita.

Desvantagens: esta caneta também é conhecida por facilmente borratar, criando nódoas difíceis de remover da roupa, documentos e mobília.

" width=

A caneta esferográfica foi algo que revolucionou o mundo do material de escritório, tornando-se um dos instrumentos de escrita mais populares. O movimento rotatório de uma pequena esfera que dispensa uma tinta à base de óleo, elimina o problema das manchas de tinta.

Vantagens: ideal se estiver à procura de uma caneta que não precise de manutenção e tenha uma tinta de longa duração. Graças à sua função de esferográfica, a tinta não borrata à medida que escreve.

Desvantagens: uma escrita mais expressiva fica limitada, devido à bola presente na ponta da caneta. A tinta à base de óleo pode criar aglomerados de tinta na caneta.

" width=

Canetas rollerball utilizam o mesmo tipo de dispensador que as canetas esferográficas. A diferença é que a tinta é à base de água em vez de óleo.

Vantagens: A escrita é bem mais suave com esta caneta. Uma alta saturação cria um texto mais atrativo.

Desvantagens: A tinta pode acabar consideravelmente mais rápido do que em canetas esferográficas. A fórmula à base de água é vulnerável a manchar.

" width=

Caneta de feltro, também conhecida como marcador, tem uma ponta composta por fibras de feltro, ensopadas numa tinta à base de álcool.

Vantagens: estes marcadores são uma maneira fácil de adicionar cor, produzindo algo criativo e definido.

Desvantagens: não selar o marcador com a sua tampa após utilizar, irá resultar na secagem do feltro, perdendo este a sua funcionalidade.

" width=

Canetas de gel utilizam uma tinta à base de água para uma escrita mais suave.

Vantagens: estas canetas oferecem uma grande variedade de cores intensas.

A escrita é mais suave do que uma caneta rollerball.

Desvantagens: não se pode esquecer de colocar a tampa depois de usar – a tinta desta caneta é conhecida por secar rapidamente. Se usada com frequência, a caneta tende a durar apenas algumas semanas.

Que diferentes marcas de canetas existem?

Bic

Bic é a marca de canetas esferográficas descartáveis mais vendida do mundo. As canetas Bic variam de cor, tamanho e largura, o que garante encontrar uma caneta feita a seu gosto.

Pilot

Fabricada no Japão, Pilot é uma marca que oferece uma enorme diversidade de canetas, seja de gel, rollerball, aparo ou esferográfica. A melhor caneta Pilot vai depender da função que lhe pretende dar – observe a nossa tabela mais abaixo para tomar a decisão acertada.

Parker

As canetas Parker são bem estabelecidas no mercado, especialmente conhecidas pelas suas canetas de aparo de alta qualidade, mas também produzem rollerballs e canetas de gel. Quem é que nunca desejou uma caneta Parker? Tudo o que precisa de saber é que esta marca é de confiança e tem uma boa reputação, e que são normalmente o instrumento de escrita escolhido quando se procura durabilidade.

Cross

Esta marca Americana foi a pioneira em lapiseiras e instrumentos de escrita aerodinâmicos. Mas o que é uma caneta Cross? Esta marca dispõe de canetas esferográficas e rollerball, mas as suas canetas aparo são as mais populares. É importante relembrar que a melhor caneta Cross para si vai depender da utilidade que quer dar á caneta.

Uni-ball

Uni-ball é uma marca de canetas bastante conhecida pela sua alta qualidade e valor, com produtos a variar entre esferográficas e canetas rollerball. Não sabe que caneta Uni-ball é mais indicada para si? Dê uma vista de olhos na nossa tabela mais abaixo.

Stabilo

Se procura uma caneta disponível em todas as cores possíveis e imagináveis, com a Stabilo pode encontrá-la. Uma marca conhecida pelos seus marcadores, também disponibiliza esferográficas, canetas de ponta fina e canetas rollerball em diversas cores. Se está à procura de material para o escritório, ou à procura de material de arte, a Stabilo tem uma grande variedade de produtos adequados para qualquer necessidade relacionada com canetas.

Paper Mate

Outra marca Americana que introduziu um conceito revolucionário no mercado de canetas: uma tinta de secagem rápida, com canetas esferográficas a serem as mais populares da marca. Paper Mate também vende canetas de gel e de ponta fina, numa grande variedade de cores.

As melhores canetas para escrever

Tipo de caneta Melhor para Pressão necessária para escrever Qualidade de escrita Melhor marca
Aparo Notas escritas à mão, assinaturas, acessório de casamento Muito suave e elegante Acabamento de qualidade, mas pode manchar Parker, Cross
Rollerball Tirar apontamentos Suave Cria uma linha fina e suave. Pode borratar Uni-ball, Pilot, Cross
Gel Assinaturas mais arrojadas, entradas em diários, notas artísticas Escrita suave e livre Arrojada, rica e com linhas precisas. Ocasionalmente cria aglomerados Pilot, Uni-ball
Ponta de feltro Artesanato, chuva de ideias e rascunhos Liberta tinta num deslize Oferece precisão, no entanto, a tinta pode manchar o papel Stabilo
Esferográfica Tarefas diárias Muita pressao necessária Menos provável de borrar, com linhas finas e precisas. Pode criar aglomerados Bic, Paper Mate

Quando está a considerar que caneta comprar, tenha em conta as diferentes pontas. A nossa tabela irá guiá-lo pelos diferentes tipos de caneta.

Perguntas e respostas frequentes

Juntámos uma seleção de perguntas comuns com as quais se pode deparar enquanto procura pela sua próxima caneta.

Quais são as melhores canetas de feltro ou marcadores?

Os melhores marcadores são certamente os que não mancham o outro lado do papel. Estes são normalmente feitos usando pigmentos ou tinta à base de água. Se procura um marcador que funcione em papel brilhante, plástico ou vidro, considere uma caneta com uma ponta à base de óleo ou álcool.

Qual a melhor tinta para canetas aparo?

Existe uma enorme abundância de tinta para canetas aparo, com uma grande seleção de cores. Pode adquirir tinta numa garrafa especial, mas há outras opções feitas especificamente para artistas ou para dar cor ao seu trabalho – tudo depende do propósito que tem para dar à sua caneta e tinta. Para escrita do dia-a-dia, procure uma tinta que seque rapidamente, ou se procura algo para propósitos de caligrafia, uma tinta à prova de água é possivelmente a sua melhor opção para poder sobrepor cores sem manchar.

Canetas descartáveis ou recarregáveis: qual a melhor?

Se optar por uma caneta recarregável, apesar de requisitar um maior investimento inicialmente, é certo que irá poupar dinheiro a longo prazo com recargas – para além de ser muito melhor para o ambiente. Enquanto que canetas descartáveis são mais baratas, não costumam ser de grande qualidade e não são recicláveis.

Caneta aparo ou rollerball: qual a melhor?

A melhor escolha depende da função que pretende dar à caneta. Com auxílio da nossa tabela acima, irá descobrir qual a melhor caneta para si. Se procura uma caneta para escrever notas mais distintas, a caneta aparo é provavelmente a melhor escolha para si. No entanto, se estiver apertado com o tempo, a rollerball é a decisão mais apropriada, especialmente se estiver no escritório.

Bic ou Paper Mate: qual a melhor?

Ambas as marcas são conhecidas pelas suas canetas esferográficas, mas há um número de diferenças que ajuda a definir qual a melhor marca para si. As canetas Bic são acessíveis, mas tendem a gastar-se mais rapidamente, enquanto que as esferográficas da Paper Mate contêm uma tinta de secagem rápida que ajuda a prevenir manchas.

Como utilizar uma caneta sem ficar com cãibras

  1. Escolha uma caneta confortável e fácil de segurar.
  2. Certifique-se que não coloca demasiada pressão na caneta – ao colocar força a mais, fará com que a sua mão fique dorida muito mais rapidamente.
  3. Não pressione a caneta na folha com demasiada força, pois isso dá origem a cãibras.
  4. Utilize o seu braço para escrever em vez de curvar o pulso.
  5. Mantenha sempre uma boa postura quando escreve.

Agora que já sabe tudo o que precisa sobre canetas, descubra a vasta seleção que temos para oferecer. Esteja à procura de uma esferográfica ou caneta de feltro, nós temos tudo o que precisa.