Guia do Comprador: As melhores destruidoras de papel para o escritório
Guia de Compras

Guia do Comprador: As melhores destruidoras de papel para o escritório

Destruir ou não destruir, eis a questão.

E a resposta torna-se fácil: todos os documentos que contenham uma assinatura, dados de contas bancárias, ou qualquer outra informação profissional confidencial, devem ser destruídos. Num local de trabalho como o escritório, as destruidoras tornaram-se absolutamente necessárias para ajudar a proteger a informação mais sensível, impedindo que esta caia nas mãos erradas.

No entanto, escolher a destruidora de papel mais adequada às necessidades de cada um pode ser confuso. O nosso guia de compras sobre destruidoras de papel simplifica os pontos fortes, ajudando a decidir qual o melhor equipamento para o seu negócio.

Se se preocupa com segurança, ou tem uma empresa que quer proteger de fraudes, as destruidoras de papel são essenciais. Por cada documento que arquiva ou guarda, ficará com, pelo menos, 10 que terá que desfazer, e muitos contêm informação pessoal ou financeira. Felizmente, as destruidoras atuais oferecem uma segurança elevada, o que lhe garante que os seus documentos são destruídos sem perigo de poderem ser reconstruídos.

Porque é que precisa de uma destruidora de papel?

Fazer material sensível chegar às mãos erradas pode ter efeitos desastrosos, especialmente a nível empresarial. Desde dados relativos a clientes, até ao salário dos seus funcionários, as empresas que não destroem estes documentos correm o risco de ser alvo de criminosos.

Não são só os donos das empresas que têm de ter consciência do risco de não destruir informação confidencial – qualquer pessoa pode ter os seus dados em risco de serem roubados. Documentos como extratos de banco, recibos, encomendas e informação médica são apenas alguns exemplos destes ficheiros.

Qual é a melhor destruidora de papel para mim?

Destruidoras de papel vêm em diferentes tamanhos e feitios. Velocidade, capacidade, custo e segurança são apenas alguns dos fatores que variam de modelo para modelo de destruidora. Estes fatores devem ser tidos em conta no momento de escolher a trituradora indicada para as necessidades de uma empresa. Deixamos aqui uma lista de características que deve considerar quando procurar uma destruidora de papel:

Elementos

Considerações chave

Tamanho e tipo de lixo Que quantidade tem intenção de destruir? É importante medir em litros e ter em conta que quanto mais triturar, maior têm que ser o caixote do lixo.
Quantidade máxima de páginas A destruição será feita a granel? Qual é o número máximo de páginas que consegue destruir de uma vez? Para um pequeno escritório poderá ser suficiente uma carga máxima de folhas mas uma empresa grande poderá necessitar de um mínimo de 50 folhas.
Tamanho Qual o tamanho do papel a destruir? Pode adquirir destruidoras para todos os tamanhos mas é necessário ponderar este fator antes de comprar.
Dados a destruir É apenas papel que pretende destruir? Algumas destruidoras também são indicadas para cartões de crédito e CDs, por isso verifique este aspeto também antes de comprar.
Rodas/ mobilidade Vai ser necessário mover a sua destruidora? Se trabalha num escritório pequeno e apenas têm uma maquina, a possibilidade desta se poder mover pode ser uma mais valia.
Garantia Se vai utilizar a sua destruidora com frequência, opte pela garantia mais alargada, pois estará protegido caso algo não corra bem.

Fizemos ainda uma tabela a descrever os diferentes níveis de segurança que uma trituradora pode oferecer, permitindo assim uma escolha que corresponda à procura.

Nível de segurança

Nº aproximado de tiras cortadas por folha A4

Mais aconselhada para

P-1 36 tiras Documentos básicos
P-2 75 tiras Mais apropriada para uso doméstico, papel básico
P-3 312 partículas Documentos confidenciais – difíceis de agregar e ler
P-4 421 partículas Documentos confidenciais – extremamente difíceis de agregar
P-5 2.000 partículas Documentos altamente confidenciais – virtualmente  impossíveis de agregar
P-6 6.000 partículas Documentos de alta segurança, por exemplo, com informação governamental e policial
P-7 15.000 partículas Nível mais elevado de proteção – documentos estritamente confidenciais

 

Os quatro principais tipos de destruidoras de papel

Assim como a velocidade e capacidade da máquina, uma outra característica muito importante a ter em conta, na hora de adquirir uma destruidora, é o tipo de corte que esta faz. Aqui apresentamos os quatro principais tipos de trituradoras e as suas contribuições para a segurança dos seus documentos:

  • Destruidoras com corte em tira: Estas cortam os documentos em tiras e são indicadas para ficheiros de sensibilidade baixa. Estão cada vez mais em desuso, visto o crescimento das medidas de segurança.
  • Destruidoras com corte transversal: Este tipo de destruidoras são as mais indicadas para uso no escritório, pois dividem os documentos em 2 direções tornando difícil voltar a juntar e ler. O corte transversal oferece assim um bom nível de segurança para documentos de maior importância.
  • Destruidoras com micro corte: Estas máquinas são semelhantes a destruidoras com corte transversal, mas com um corte mais completo. O processo de trituração corta o papel em pequenos “diamantes”, resultando em fragmentos semelhantes a confetes. São mais caras, mas valem o passo extra de segurança.
  • Destruidoras com corte criptografado: Se tem documentos com informação extremamente sensível, estas máquinas reduzem o papel a partículas minúsculas. No entanto, são tipicamente utilizadas pelo governo e por operações militares para evitar a espionagem.

Avaliações de destruidoras de papel:

Para ficar com uma ideia melhor, reunimos alguns exemplos de destruidoras para ver qual a marca mais adequada às suas necessidades.

Fellowes

A destruidora Fellowes Microshred® 99Ms de microcorte é a melhor destruidora de trabalho pesado para pequenas empresas – ideal para um escritório com 3 a 5 utilizadores – com a segurança de um tipo de corte de nível P-5, a conveniência de destruir 12 folhas de cada vez em segundos e um sistema 100% à prova de encravar. Para além disso, ainda possui a tecnologia patenteada da Fellowes®, o SafeSense®, que interrompe a destruição quando as mãos tocam na entrada de papel, adicionalmente, a tecnologia SilentShred® é muito silenciosa, o que permite evitar incômodos num escritório partilhado. Tem um recipiente de 34 litros e destrói cartões de crédito, agrafos, clips e, claro, papel.

Staples

Uma destruidora de papel para uma carga média ou elevada, a destruidora Staples, de corte transversal de 15 folhas, é ideal para um ambiente profissional. Além de ser capaz de destruir 15 folhas de papel de 80g de uma só vez, não necessita de despejar o recipiente de 26,5L até ter destruído cerca de 750 folhas. É uma destruidora com um nível de segurança P-3, e destrói cartões de crédito, CDs e DVDs.

Rexel

Com um elevado nível de segurança e fácil de usar, a Rexel Auto+ 100M é eficaz para qualquer necessidade de destruição de papel. Apenas necessita de carregar o papel e carregar no start – destrói até 110 folhas A4 de uma vez. Com um recipiente de 26L que pode receber 200 folhas em simultâneo, os documentos são destruídos com um nível de segurança P-5, e ainda suporta clips e agrafos. A destruidora possui ainda uma tecnologia inovadora que irá resolver qualquer bloqueio antes de começar. Se estas não forem ao encontro da sua necessidade, ou caso tenha alguma função em particular que esteja à procura, a nossa página com uma vasta gama de destruidoras de papel é ideal para encontrar o que necessita.

Que características de segurança deve ter a minha destruidora de papel?

Juntamente com o nível de desempenho e o nível de segurança da sua destruidora, também deve garantir que compra um modelo seguro. Ficam algumas dicas a ter conta para quando comprar a sua destruidora.

  • Início e paragem automáticos. Isto significa que assim que coloca papel na destruidora, ela começa a trabalhar. E também significa que assim que é detetado um bloqueio, a destruidora pára de tentar puxar mais papel para destruir.
  • Função inversa. Tal como a marcha-atrás de um carro, esta função faz com que as lâminas funcionem ao contrário, o que pode ser muito bom para a desbloquear.
  • Patilha de segurança. Uma adição inteligente a qualquer destruidora de papel, uma vez que impede qualquer coisa de ser destruída, quando o recipiente estiver demasiado cheio.
  • Interligação. Isto faz com que a destruidora apenas funcione quando o recipiente estiver encaixado.
  • Sobreaquecimento. Assim que a destruidora sobreaquecer, desliga-se.
  • Código pin. Ao recorrer a uma palavra-passe para usar a destruidora, terá de inserir um pin para a usar, ou ter acesso ao seu recipiente, o que é uma boa medida de segurança para evitar que os seus recortes caiam nas mãos erradas.

Uma vez que tenha considerado todos estes fatores, e tenha visto todas as variedades de destruidoras e as várias avaliações disponíveis, irá conseguir compreender quais as suas necessidades, o que simplificará a escolha da melhor destruidora para o seu escritório.

Precisa de destruir de forma segura os seus documentos confidenciais e privados? Confira hoje a nossa variedade de destruidoras e encontre a mais adequada às suas necessidades.