Guia de compra: Impressoras
Guia de Compras

Guia de compra: Impressoras

Com tanta variedade de estilo e género de impressoras disponíveis, torna-se complicado escolher a mais acertada. De jato de tinta a laser, sem fios a 3D, resumimos alguns pontos chave que necessita considerar para encontrar a melhor impressora para si.

 

Quais são as suas necessidades de impressão?

Necessita de considerar exatamente o que irá imprimir. Pretende imprimir uma fotografia ou criar muitos documentos de texto? Como pretende imprimir ? O seu computador vai estar ligad

o diretamente à impressora ou vai utilizar uma rede wireless para imprimir documentos?

Tenha em conta as principais funções para que irá usar a sua impressora – e exatamente como a irá usar – Assim ajuda a reduzir a sua procura, e depois poderá decidir se irá procurar pela impressora mais barata ou mais cara do mercado.

 

Escolher a impressora certa para si

Já sabe porque precisa de uma impressora, agora é só comprar a certa. O nosso guia em baixo dar-lhe-á uma melhor ideia dos diferentes modelos disponíveis, para o que são usados e os pontos fortes e fracos de cada uma.

 

Impressora de jato de tinta

Nível de custo – 2/5

Um dos maiores dilemas para qualquer pessoa que esteja à procura da melhor impressora para uso doméstico ou profissional é se compra a laser ou a jato de tinta. Mas tudo depende de como pretende utilizar a sua impressora. Se pretende imprimir muito a cores, uma impressora a laser pode não ser a melhor escolha porque as impressoras a laser a cores são, em média, três vez mais caras que as impressoras a laser monocromáticas. Aqui é onde uma impressora de jato de tinta ganha destaque – tem uma qualidade muito superior nas impressões a cores do que uma impressora a laser.

Nos últimos anos, as impressoras de jato de tinta ficaram muito mais eficientes e flexíveis, permitindo a impressão de imagens e documentos com grandes áreas de texto. É Por isso que as impressoras de jato de tinta ainda são a melhor opção para uso doméstico, devido à sua flexibilidade.

Em termos de custos uma impressora de jato de tinta é definitivamente mais barata, mas há que ter em conta os custos da tinta. Os cartuchos das impressoras a laser são conhecidos pela sua duração e por serem mais benéficos em termos de custos a longo prazo.

  • Prós das impressoras a jato de tinta – Excelentes para imprimir a cores, mais baratas e pequenas em dimensão.
  • Contras das impressoras a jato de tinta – São mais lentas a imprimir texto quando comparadas com as impressoras a laser e os custos da tinta são mais elevados.

 

Impressora a laser

Nível de custo – 3/5

Se está à procura de um modelo básico para uma impressora pessoal, e para imprimir documentos monocromáticos, uma impressora a laser pode ser a melhor impressora de uso doméstico para si. As impressoras a laser usam uma tinta especial, conhecida como toner, que se grava no papel para imprimir. Assim que começa, uma impressora a laser pode imprimir volumes elevados de documentos de forma muito rápida, o que pode ser ideal para ambientes profissionais.

  • Prós da impressora a laser – rápida e tem boa relação custo/benefício.
  • Contras da impressora a laser – muito cara para imprimir a cores se comparada com a impressora de jato de tinta.

 

Impressora multifunções

Nível de custo – 2/5

Indiscutivelmente é a melhor impressora para uso doméstico, uma vez que uma impressora multifunções é prática e eficaz. Este género de impressora combina impressão, scanner e fotocópias numa única máquina – algumas também têm fax – o que é adequado para a variedade de usos que possa necessitar. Também é de realçar que todas as impressoras multifunções estão disponíveis tanto em jato de tinta como a laser.

Escolher uma impressora multifunções é possivelmente a melhor escolha devido ao espaço que poupa, seja em casa ou no escritório, uma vez que apenas necessita de um equipamento em vez de 3 ou 4, ganhando espaço e poupando dinheiro na conta da electricidade. Apesar disso, alguns dos modelos deste tipo de máquinas têm tendência a ser um pouco maiores que o costume, por isso garanta que faz a melhor escolha para o espaço que tem.

Escolher a multifunções mais barata, pode ser simples para uso doméstico, mas é necessário investir num modelo de qualidade superior para um escritório. Também é de realçar que nem todas as impressoras multifunções têm a capacidade de imprimir nos 2 lados de uma folha automaticamente.

  • Prós – Muito multifuncional e poupa espaço em áreas apertadas.
  • Contras – A qualidade do acabamento depende muito do preço e as impressoras mais comercializáveis costumam ser maiores em tamanho.

 

Impressora de fotos

Nível de custo – 3/5

Apesar de uma impressora de jato de tinta imprimir fotografias com boa qualidade, não se pode comparar com uma impressora especializada. Ao usar 4 cores – preto, amarelo, ciano e magenta – as imagens impressas têm muito mais definição quando comparadas com uma impressora normal. Se gosta de fotografia, este pode ser um investimento que vale a pena. Em alternativa, pode comprar uma impressora para smartphone que elimina o incómodo de transferir as suas fotos para um computador.

  • Prós – Imprimem imagens em alta qualidade e utilizam cartuchos de tinta com alta capacidade, que duram mais.
  • Contras – O investimento inicial é muito maior do que uma impressora comum.

 

Impressora sem fios

Nível de custo – 3/5 (nota: os preços estão em queda)

Quer ver fios por todo o lado na sua casa ou escritório? A resposta é sempre não e, por isso, escolher uma impressora sem fios pode ajudar no seu combate aos cabos espalhados por todo o lado.

A maioria das impressoras disponíveis, com exceção das impressoras mais baratas, já têm a funcionalidade wireless e trazem benefícios que compensam a diferença de preço. Pode utilizar impressoras sem fios como impressoras de iPad ou smartphone, através da funcionalidade Wi-Fi. Também, consegue imprimir remotamente através de serviços “e-print” como o Google Drive, por exemplo.

  • Prós – Sem fios ou cabos e pode ser usada como impressora de iPads ou smartphones.
  • Contras – Apenas está disponível nos modelos mais caros.

 

Impressora A3

Nível de custo – 4/5

Uma impressora pequena pode ser melhor para uso doméstico, mas para um escritório poderá necessitar de uma impressão maior. Comprar uma impressora A3 para o seu escritório irá permitir imprimir documentos até tamanho A3, mas também tamanhos menores como A4 ou A5. Apesar disso, com uma impressora maior vem um preço maior e uma impressora A3 ocupa muito mais espaço também.

Se tiver espaço no escritório ou necessitar de imprimir posters ou documentos maiores, uma impressora A3 pode ser a melhor escolha para si ou para o seu negócio. No entanto, se procura a impressora mais barata do mercado, não é a melhor opção.

  • Prós – Imprime numa escala maior e elimina custos de impressão externos.
  • Contras – Ocupa muito mais espaço que uma impressora normal.

 

Impressora 3D

Nível de custo – 5/5

Pode parecer uma novidade muito cara mas as impressoras 3D estão a começar a ganhar o seu espaço no mercado. Ideais para indústrias especializadas, as impressoras 3D permitem criar praticamente o que desejar, quer seja uma nova peça para uma máquina ou algo mais simples, como um garfo e uma faca, as opções para criar algo com plástico são quase infinitas. Tudo o que necessita é do software adequado para criar o design no seu computador e começar a partir daí.

Mas, como seria de esperar, um produto que está no topo da tecnologia de impresão, tem um custo muito elevado – e também tem uma manutenção cara. Além disso, irá ocupar mesmo muito espaço no seu escritório ou casa.

  • Prós – Capacidade de criar coisas, partes ou produtos de forma simples e eficaz.
  • Contras – Preço e manutenção muito caros.

 

Ainda não tem a certeza qual impressora é melhor para si? Use o nosso esquema para encontrar a solução mais adequada.