Viver sem stress
Especiais

Viver sem stress

Criar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal pelo qual valha a pena trabalhar

Quer tenha uma pequena empresa ou trabalhe a partir de casa, a sua saúde mental pode ter sido o motivo pelo qual decidiu trabalhar por conta própria e deixar para trás o stress das grandes empresas e, principalmente, a pressão provocada pela carga de trabalho. Como tal, o mais provável é que pense que os problemas psicossociais não o afetam nem influenciam verdadeiramente a sua vida profissional. As informações apresentadas a seguir destacam como este pressuposto está errado e indicam algumas formas simples que permitem reduzir o risco de incidentes relacionados com o stress no local de trabalho.

Vários estudos demonstraram que o stress no local de trabalho é a principal fonte de stress nos adultos e que tem aumentado progressivamente ao longo das últimas décadas. O stress pode ser provocado por cargas de trabalho elevadas, prazos apertados, por ter de executar funções para as quais pode não ter formação e ainda pela falta de controlo geral relativamente ao dia de trabalho. A falta de controlo pode ser considerada um fator subjacente ao stress. Algumas pessoas estão num cargo em que executam várias tarefas com prazos urgentes e uma lista interminável de atividades. O que distingue estes indivíduos é a perceção de controlo. Eles pensam que têm tudo sob controlo e, como tal, são menos afetados pelas circunstâncias. Esta é uma forma interessante de olhar para os problemas relacionados com o stress. Perguntar-se “quanto controlo tenho?” e, em seguida, efetuar as alterações necessárias para garantir que controla as tarefas mais importantes, pode ajudar a conter os níveis de stress. O mais importante é aceitar que não pode ter tudo sob controlo.

O debate geral sobre o stress no local de trabalho também pode estar ligado à exaustão dos funcionários. Embora este fator tenha tendência a ter um impacto mais significativo nos funcionários de grandes empresas (possivelmente como resultado da estrutura hierárquica), o stress não deve deixar de ser considerado em pequenos escritórios ou escritórios em casa. Trabalhar para conseguir cumprir um prazo importante, executar várias tarefas por ter uma equipa pequena, nunca “desligar” completamente e permitir que a missão da empresa tome conta da sua vida são fatores que podem levar à exaustão. Encorajar-se a si mesmo e aos seus funcionários a largarem o telefone, a afastarem-se do computador e a “desligar” são estratégias que podem ajudar a prevenir a exaustão.

" width=

No geral, a pressão dos prazos e a falta de tempo livre resultam num aumento do nível de stress. Este não é um conceito novo ou original. O que não é tão conhecido é o facto de a pressão dos prazos e a falta de tempo livre também poderem ter um impacto significativo na forma como interagimos com as outras pessoas. É possível afirmar que, quando estamos ocupados, estamos menos dispostos a prestar atenção ao mundo à nossa volta.  Se for um trabalhador independente com escritório em casa, onde não interage necessariamente com outras pessoas no dia a dia (em oposição ao que se passa num grande escritório), esta pode ser uma realidade bastante assustadora. A solução é efetuar pequenas alterações à forma como trabalha no seu escritório em casa. Durante o dia de trabalho, é importante fazer uma pausa e programar atividades que envolvam a interação, como:

  • Encontrar-se com um amigo ao almoço
  • Marcar uma aula de ioga
  • Pegar no computador e juntar-se a pessoas semelhantes que partilhem um espaço de coworking (quando o trabalho não permitir uma pausa longa!)
" width=

Embora trabalhar num escritório pequeno ou em casa tenha, sem dúvida, as suas vantagens, é importante ter em consideração o seu bem-estar mental. É fácil deixar-se arrebatar pelo frenesim diário que é a luta para alcançar os objetivos da empresa. Contudo, também tem de garantir que a sua saúde mental se mantém a sua principal prioridade. Ao incorporar mudanças simples na sua forma de viver a vida e o seu dia de trabalho, irá com certeza estimular um equilíbrio mais saudável entre trabalho e vida pessoal. Os seus funcionários agradecem e tem como vantagem para si uma mente sem preocupações.