Woman hand pulling a white tissue from tissue box in the restroom with white and blue wall background.
Especiais

Vamos resolver isto de uma vez por todas: secadores de mãos elétricos ou toalhetes de papel?

Todos sabemos como é importante lavar as mãos. A boa higiene das mãos ajuda a evitar a propagação de doenças, e isso mantém-nos saudáveis. Na Europa, cerca de oitenta por cento das pessoas lavam as mãos depois de ir a uma casa de banho pública, e entre 63 e 71 por cento secam-nas, de acordo com uma pesquisa da Katrin. De acordo com a mesma pesquisa, quando utilizam uma casa de banho pública, a maioria das pessoas prefere usar toalhetes de papel em vez de secadores de mãos. Mas serão estes realmente a melhor opção?

Higiene

Nesta categoria, os toalhetes de papel oferecem uma vantagem clara. Um estudo da Universidade de Westminster encontrou pelo menos seis espécies de bactérias intestinais nos fluxos de ar dos secadores, incluindo matéria fecal. Os secadores de mãos espalham esses patógenos à volta e nas nossas mãos. O European Tissue Symposium concluiu que os secadores de jato de alta potência realmente aumentam as bactérias nas mãos, de 42 por cento a quase 200 por cento, enquanto os toalhetes de papel reduzem até 77 por cento.

Impacto ambiental

Os secadores de mãos podem ser melhores para o ambiente porque não produzem resíduos, mas ainda usam muita energia. Um estudo do Environmental Research Management em Oxford descobriu que os secadores de mãos resultam numa pegada ambiental menor do que o uso de toalhetes de papel, com base na suposição de que as pessoas usam dois toalhetes de papel em cada secagem. No entanto, os dispensadores automáticos de toalhetes de papel podem ajudar a reduzir os resíduos, fornecendo uma quantidade adequada. Os fabricantes de toalhetes de papel, como a Katrin, estão empenhados em ser o mais ecológicos possível durante o processo de produção e na defesa de uma silvicultura sustentável.

Eficácia

Para obter os benefícios para a saúde ao lavar as mãos, o utilizador deve secá-las completamente porque os germes alastram-se mais rapidamente em superfícies húmidas. Os secadores de ar quente demoram 30 segundos, enquanto os secadores de jato são mais rápidos. No entanto, como os secadores demoram mais tempo do que um toalhete de papel, os utilizadores saem muitas vezes da casa de banho com as mãos molhadas. Os toalhetes de papel oferecem uma oportunidade mais rápida para secar as mãos e a fricção ao usar toalhetes de papel também ajuda a remover mais germes.

Custo

O mais caro dos dois depende do comportamento do utilizador e do número de pessoas que os usariam. Embora os toalhetes de papel tenham de ser substituídos frequentemente, a compra e a instalação de secadores elétricos podem ser caras e há muitas peças móveis que podem exigir reparações.

O vencedor?

Com 10 milhões de germes a viver apenas nas mesas de trabalho, a razão mais importante para secar as suas mãos é, sem dúvida, evitar a propagação de germes. Embora haja prós e contras para cada um, em última análise, os toalhetes de papel têm mais benefícios e vantagens em relação aos secadores de mãos porque além de serem os preferidos dos utilizadores, são mais higiénicos e mais eficazes. Qual é a vantagem de ter um secador de mãos pendurado na parede se os seus funcionários evitam usá-lo e, quando o fazem, não o usam durante o tempo suficiente para ser eficaz?

Navegue nas soluções de casa de banho da Staples para encontrar uma variedade de produtos que ajudarão a manter os funcionários saudáveis, incluindo toalhetes de papel e dispensadores que fazem parte da nossa parceria com a Katrin.