Lista de material escolar
Especiais

Lista de material escolar

Consulte a nossa lista de material escolar que não poderá faltar para o regresso às aulas

Quando o novo ano letivo está à porta, uma boa preparação é a chave para que tudo corra tranquilamente. Equipe o seu filho com tudo o que vai necessitar para começar bem o ano, com base na nossa sugestão de os materiais que ele irá realmente precisar.

Cada ano traz novos desafios e oportunidades, e uma nova lista de material escolar. Para simplificar, dividimos a lista em pré-primária, ensino básico, secundário e universidade de forma a saber exatamente o que é necessário.

" width=

Pré-Primária:

O primeiro dia de escola dos pequeninos pode ser um desafio assustador, quer para si, quer para eles. No entanto, com os materiais certos, eles irão ter um bom  começo desde o primeiro dia. Nestes primeiros anos, a maioria das escolas providencia lápis e papel, por isso, tudo o resto é simples:

  • Mochila – Para guardarem todas as obras de arte, livros da escola e lanches, irá necessitar de uma mochila que eles adorem.
  • Lancheira – Uma lancheira e uma garrafa de água são ideais para guardar a comida, e assim consegue garantir que estão a aprender a comer bem desde o início.
  • Autocolantes – As crianças mais pequenas adoram ser recompensadas pelo seu esforço, por isso, ter em casa autocolantes engraçados é uma boa maneira de os fazer felizes, sempre que eles façam algo bom.

Fundamental para o Ensino Básico:

Depois da pré-primária, os vôos são mais altos no ensino básico. A lista de materiais fica um pouco maior, responsabilidade e de aprendizagem das crianças. Fique com uma lista para um bom começo no ensino básico:

  • Materiais – canetas, lápis, marcadores, borrachas e réguas – a lista continua. Consoante forem passando de ano, as crianças necessitam de uma grande variedade de material. Claro que algumas coisas, inevitavelmente, se vão perder ou estragar, por isso, convém acumular algum material para estar preparado para tudo.
  • Estojo – útil e importante à mochila, uma vez que o estojo mantém todos os lápis, canetas e marcadores arrumados.

Fundamental para a escola secundária:

Este é o próximo grande passo na carreira de estudante dos seus filhos e, como tal, vão precisar de rever tudo o que necessitam para o regresso às aulas. A escola secundária é  mais exigente, e as aulas muito mais variadas, por isso, ter o material correto ajudará na transição. Estes são os materiais fundamentais para o secundário:

  • Conjuntos de materiais – Para disciplinas como matemática e ciências, todo um novo conjunto de materiais vai ser necessário. Invista num conjunto completo com compassos, réguas, esquadros, transferidores, etc.
  • Dicionários – Com o estudo mais aprofundado de algumas línguas, um dicionário é extremamente útil.
  • Calculadoras – A matemática fica gradualmente mais complicada com o avançar dos anos e no secundário não é , por isso, uma calculadora científica vai ser precisa.
  • Folhas e cadernos – Com matérias tão variadas e várias disciplinas, convém ter cadernos e folhas específicas para cada uma delas, até para facilitar os apontamentos e, mais tarde, o estudo.
  • Agenda – Ajuda os seus filhos a anotarem os trabalhos de casa e a não se esquecerem de testes e outras datas importantes.

Fundamental para a universidade:

Para muitos, este é o último passo no percurso académico do seu filho. A universidade tem uma forma de aprendizagem muito mais independente e, uma boa parte dos estudantes, vai estudar para outras cidades. Por isso, vão precisar de alguns materiais fundamentais para se manterem organizados. Aqui ficam alguns dos materiais fundamentais para esta fase:

  • Capas – Juntar os apontamentos, e armazenar informação numa capa organizada irá fazer uma enorme diferença quando estiver a  estudar ou fazer trabalhos
  • Cadernos – Não é só na escola que os cadernos são precisos. Estes podem ser muito úteis para tirar apontamentos durante as aulas.
  • Mobília – Apesar de terem uma biblioteca que é excelente para estudar, por vezes, os estudantes precisam de um local mais isolado para se concentrarem. A sua própria secretária, e espaço de arrumação, são fundamentais para que sejam produtivos.
  • Acessórios de secretária – Apesar de poder parecer básico, marcadores, tesouras, post-its, agrafadores, clips e furadores são alguns dos materiais que muitas vezes os estudantes nem se lembram de levar, especialmente quando vão estudar para fora de casa. Investir nisto irá ajudar a minimizar o stress que essa mudança implica.

Em todas as etapas do ensino e educação dos seus filhos, irá sempre fazer uma grande diferença se eles estiverem devidamente preparados. Com os materiais certos, estarão sempre um passo mais perto de alcançar o sucesso.