Compreender as etapas para ajudar a garantir a segurança em casa ou no local de trabalho
Especiais

Compreender as etapas para ajudar a garantir a segurança em casa ou no local de trabalho

Quer tenha uma pequena empresa ou trabalhe em casa, a saúde e a segurança no local de trabalho são parte integrante da atividade diária. No local de trabalho, a segurança pessoal e a segurança da empresa são igualmente importantes, seja num espaço com 2 ou 2000 colaboradores. Compreender as etapas que é necessário seguir transmite tranquilidade e segurança a si, aos seus colaboradores atuais e aos futuros, caso a sua empresa comece a crescer.

Embora ninguém goste da ideia de implementar processos ou de aderir aos mesmos, esta é uma etapa crucial para o seu negócio. Conceber um programa de saúde e de segurança a implementar pode ajudar a identificar perigos e eliminar situações perigosas, mesmo antes de surgirem. Este programa pode também estimular a formação de colaboradores e auxiliar na identificação de equipamento que tenha de ser atualizado ou substituído. Acima de tudo, importa demonstrar que pretende passar das palavras à ação. Efetue uma revisão ao escritório e envolva os colaboradores para que saibam que pretende tornar o seu local de trabalho num ambiente seguro.

" width=

 

Ao efetuar a revisão ao escritório, é importante salientar que o tipo mais comum de acidentes no local de trabalho inclui escorregar, tropeçar e cair. É importante certificar-se de que os corredores são mantidos livres da confusão de cabos; deverá esticá-los e fixá-los, caso necessário. Proteger-se contra acidentes durante o transporte de documentação ou de chávenas de café significa que deve assegurar-se de que não existem esquinas com ângulos mortos. Isto aplica-se igualmente a superfícies com pavimento; a instalação de superfícies antiderrapantes, como alcatifas, pode ajudar a reduzir este risco. Por fim, a maior causa de quedas no local de trabalho: equilibrar-se numa cadeira de escritório com rodas. É sempre necessário chegar àquela pasta na prateleira superior, pendurar o prémio um pouco mais acima, alcançar os biscoitos bons na cozinha. Invista num escadote pequeno e robusto para evitar este incidente a qualquer custo.

As lesões ergonómicas são as mais comuns num cenário de escritório. Tanto os elementos da direção como os colaboradores passam a maior parte do dia sentados a uma secretária, a escrever no computador e, portanto, estão sujeitos a lesões relacionadas com distensões, postura e movimentos repetitivos. Poderá ser difícil identificar estas lesões. No entanto, ao efetuar algumas pequenas alterações no escritório, é possível evitá-las. O “tamanho único” não se aplica a estações de trabalho e, como tal, é importante poder ajustar a secretária, a cadeira, a altura do ecrã, etc., para garantir uma postura mais confortável enquanto está sentado. O primeiro passo é tornar o mobiliário ajustável; o segundo é garantir que sabe ajustar para a posição ergonómica mais correta. Com isto em mente, certifique-se sempre de que os seus pés estão confortavelmente apoiados no chão e que os braços estão num ângulo de 90° em relação ao seu corpo e à secretária.

" width=

 

Muitas vezes, a higiene é uma área negligenciada na promoção de um local de trabalho seguro e saudável. Isto é de particular interesse num pequeno escritório ou para pessoas que trabalham em casa, uma vez que pode não existir uma pessoa responsável pela limpeza das áreas comuns. Manter as cozinhas e as casas de banho limpas pode ser tão simples como fornecer sprays antibacterianos e toalhetes de papel descartáveis. Estes produtos também podem ser úteis para manter as secretárias limpas e sem pó. Garantir que as áreas partilhadas estão sempre imaculadas é um pequeno passo para a criação de um ambiente saudável e sem germes para si e para os seus colaboradores.

As etapas descritas acima são apenas um exemplo de algumas etapas importantes a considerar, independentemente da dimensão do seu escritório ou do número de pessoas que emprega. Assegurar que tem um programa de saúde e segurança implementado garante um ambiente de trabalho seguro, mas é também um passo essencial para ponderar questões mais relevantes que poderá ainda não ter considerado. Evitar situações que aumentam o risco de quedas no local de trabalho, implementar práticas ergonómicas de forma a criar uma estação de trabalho confortável e limitar o risco de bactérias mantendo um ambiente limpo e sem germes significa que está a proporcionar um local de trabalho seguro e saudável para si e para os seus colaboradores, resultando num local de trabalho produtivo.