Como é que os jogos para crianças podem inspirar a vida no escritório
Especiais

Como é que os jogos para crianças podem inspirar a vida no escritório

Andar na sede da LEGO® em Londres, no Reino Unido, parece um regresso à infância.

Na sede da LEGO®, brincar é um assunto sério. Da colaboração criativa à resolução ativa de problemas, brincar é uma parte integrante do sucesso da popular empresa de brinquedos.

Uma escadaria amarela brilhante parece ser construída com blocos LEGO® gigantes. Cada um dos cinco pisos do escritório apresenta um tema divertido diferente. Localizações com blocos LEGO® estão espalhados por toda a parte, convidando todos os funcionários a fazer uma pequena pausa apenas para brincar.

Bali Padda, COO da LEGO®, afirmou que o layout do escritório permite reunir funcionários com funções diferentes para aprenderem uns com os outros. Brincar também incentiva os funcionários a sentirem-se mais confortáveis, arriscando partilhar todas as suas ideias criativas. E cria um ambiente de trabalho mais alegre e agradável.

Embora as operações diárias da sua empresa possam não ser a criação e comercialização de blocos para brincar, mesmo assim pode aproveitar algo da experiência da LEGO®. Eis como pode integrar jogos e atividades divertidas para crianças no seu próprio escritório para obter mais produtividade e felicidade.

Integrar brinquedos para manter as mentes ocupadas

Quem disse que pintar é apenas para crianças? A popularidade dos livros de colorir para adultos está a aumentar. É muito mais do que um escape criativo. O ato de pintar também é utilizado na terapia pela arte para promover a diminuição da tensão e para relaxar o cérebro. De paisagens urbanas e mandalas a paisagens naturais e animais, os livros de colorir criados especialmente para adultos estimulam a criatividade.

Pintar pode não agradar a todos, mas toda a gente tem um brinquedo favorito da sua infância. Estudos revelaram que determinados movimentos da mão ajudam a melhorar o funcionamento cognitivo, aumentam a concentração e inspiram novas ideias. Encoraje os funcionários a ter brinquedos nas suas secretárias para manter as mãos ocupadas em vez de clicarem repetidamente na caneta ou de caminharem vigorosamente durante uma chamada telefónica. Algumas ideias podem ser plasticina para moldar, o cubo de Rubik ou bolas para apertar.

Além disso, estes brinquedos de secretária são ótimos para iniciar uma conversa. Os seus colegas podem ter vontade de lhes pegar e de brincar com eles. Mais interações inusitadas deste tipo ajudam a criar uma cultura no local de trabalho mais forte.

Brincar com um objetivo para resolver problemas

Enquanto adultos, poderá parecer tonto ou estranho brincar no local de trabalho. Pense em facilidades dirigidas por grupos que encorajam brincadeiras, para a resolução de problemas e discussões em grupo ponderadas.

A LEGO® oferece produtos especificamente para este fim como parte do seu Método LEGO® SERIOUS PLAY®. A metodologia apoiada por investigação e assente no ato de brincar, utiliza literalmente LEGO®s como blocos de construção para reunir as equipas, compreender as perspetivas dos outros e, em última instância, resolver problemas reais das empresas.

As sessões destinam-se a encorajar a partilha de ideias entre organizações, onde as pessoas podem nem sempre estar de acordo. No seu website, a LEGO® afirma que a metodologia é um processo construtivo para ajudar a aumentar a compreensão na equipa e a reduzir a frustração, ganhando simultaneamente novos conhecimentos, opiniões e novas formas de pensar.

Eis como funciona: todos os participantes começam com o seu próprio monte de peças, conectores e blocos LEGO®. Um facilitador apresenta estímulos e cenários. Todos constroem o seu próprio modelo 3D, que serve como um ponto de partida para o diálogo. Embora a LEGO® venda os conjuntos (incluindo um Conjunto de Iniciação, Saco de Exploração de Janela, Conjunto de Ligações e Conjunto de Identidade e Paisagem), a empresa não organiza os workshops. As sessões de LEGO® SERIOUS PLAY® são dinamizadas por consultores, facilitadores e empresas de consultoria independentes. As sessões de curta duração duram entre três e quatro horas, embora o programa também possa ser ampliado para workshops de vários dias.

Voltar ao essencial brincando apenas para divertimento

Por vezes, é melhor voltar ao essencial. Pense nos jogos de festas ou de grupo de que gostava em criança e que não necessitam de ferramentas, nem de organização.

O objetivo destas atividades não é necessariamente resolver problemas difíceis ou alterar a forma como as pessoas trabalham. Trata-se de criar um ambiente mais descontraído que reúne os funcionários da empresa para desfrutarem da companhia uns dos outros. Eis alguns exemplos de jogos possíveis:

Ouvir e transmitir

  • Ponha as pessoas sentadas em círculo ou à volta de uma mesa.
  • A pessoa que começa escolhe uma frase ou expressão.
  • Murmura a sua frase ao ouvido da pessoa que está sentada à sua direita.
  • Todas as pessoas transmitem a mensagem da mesma maneira.
  • A última pessoa da cadeia diz a frase em voz alta.
  • Veja como ela vai variar e mudar ao longo do percurso.

Representar para se adivinhar o nome das celebridades

  • Todos os participantes escrevem o nome de três celebridades.
  • Dobre todos os papéis da mesma maneira e coloque-os numa taça.
  • Crie equipas. Para fazer isso de forma justa, todos escrevem o nome numa folha de papel. Retire os nomes de uma taça separada para criar grupos.
  • Divida em equipas que jogam à vez.
  • Tire o nome de uma celebridade da taça.
  • Defina um período de um minuto.
  • Encoraje os seus companheiros de equipa a adivinhar a celebridade representando-a.
  • Se ninguém adivinhar o nome da celebridade, coloque-o novamente na taça.
  • A primeira equipa a adivinhar o nome de cinco celebridades ganha.

Passamos grande parte da nossa vida no local de trabalho. Não devíamos tentar divertir-nos um pouco? Com estas estratégias e atividades, pode criar uma vida mais inspirada no escritório que ajuda os seus funcionários a trabalhar muito e a divertir-se também muito.