A beleza e peculiaridade da ergonomia
Especiais

A beleza e peculiaridade da ergonomia

Um escritório ergonómico é um escritório saudável

Se não se contenta com um sofá em sua casa que não seja  confortável, porque haveria de se contentar no escritóio? Os benefícios de um ambiente de trabalho ergonómico são fundamentais para a sua postura e conforto, mas há muito mais a ter em conta do que apenas a cadeira onde se senta. Os constantes avanços tecnológicos estão a gerar produtos interessantes que vão ajudar a prevenir o stress e as tensões derivadas de uma postura incorreta. No entanto, para cada opção sensata oferecida, existem alguns projetos que incluem a criação de produtos que são ridículos, tanto em design como no preço. Se for paciente e puder pagar confortavelmente o valor, aqui está o nosso guia para ambas as abordagens ergonómicas mais sensíveis e menos convencionais.

Apoios para computador

Os especialistas recomendam que coloque o ecrã do computador de modo a que a parte superior do monitor esteja ao nível dos olhos e fique diretamente de frente para si, à distância do comprimento dos seus braços estendidos. Esta distância saudável previne o cansaço visual e faz com que não tenha de estar sempre a rodar o pescoço e a cabeça, para ver o que está a fazer.

Se o seu monitor está a um nível baixo, invista num apoio para encurtar essa distância. Já existe um braço ajustável especial que pode ser montado no chão e se projeta através de um buraco criado na secretária, o que lhe permite subir e baixar o seu monitor, conforme quiser. É um design excêntrico, mas certamente uma grande ajuda para conseguir uma melhor postura.

Teclado ergonómico

Alguns teclados ergonómicos são tipicamente em forma de V. Foram concebido para que os pulsos possam fisicamente assentar no teclado e descansar confortavelmente perto das margens em ambos os lados. Este posicionamento ajuda a garantir um apoio mais natural das mãos, evitando assim a tensão nos pulsos e diminuindo o risco de doenças, como a síndrome do túnel do carpo. Já existem teclados ergonómicos 3D, desenvolvidos com espaço para repousar cada uma das mãos. Este layout e design conferem muito mais apoio, mesmo que seja um pouco difícil de se familiarizar inicialmente.

Rato ergonómico e tapetes de rato com apoio para os pulsos

Da mesma forma que os teclados ergonómicos são concebidos para apoiar as suas mãos, também pode ser benéfico ter um  rato de computador concebido com a mesma preocupação em mente. Estar sentado na mesma posição na sua secretária, todos os dias, pode ser bastante desconfortável, quanto mais ter de  estender a mão e esticar o seu pulso e braço sobre um rato pesado. Os últimos avanços tecnológicos têm ajudado a aliviar este problema.

Foi desenvolvido um rato que pode ser utilizado por ambas as mãos e incorpora uma concha mais moldável, para que a sua mão  possa descansar confortavelmente enquanto visualiza documentos e bases de dados. Como o seu pulso vai assentar no rato, será possível evitar o desconforto resultante da flexão constante do seu punho durante o horário de trabalho. No entanto, não há como negar que, para obter este conforto extra, é necessário abdicar do aspecto estético, pois estes ratos tendem a sobressair na sua secretária como autênticos icebergues.

Cadeiras de escritório

Todos os teclados, tapetes e ratos no mundo não servirão de nada se não estiver devidamente sentado. A escolha de uma cadeira de postura resistente para o escritório irá ajudá-lo a sentar-se de forma confortável para que tenha um dia produtivo.

Existem cadeiras concebidas de tal maneira que uma pessoa pode sentar-se numa variedade de posições, de trás para frente ou até mesmo de lado, tudo com o conforto que seria de esperar de uma cadeira de escritório.

Estações de trabalho

É importante que tenha espaço para esticar as pernas debaixo da sua mesa, para manter o sangue a fluir e diminuir a necessidade de fazer pequenas caminhadas no escritório ou fora deste. Se quer tentar algo diferente, uma estação de trabalho regulável em altura permite-lhe alternar entre os modos de trabalho: uma posição normal sentado para quando está a trabalhar calmamente; e uma posição de pé para quando chegou fresco do fim-de-semana e quer trabalhar a mil à hora.  Se o dinheiro não é problema, há muitos equipamentos modernos e excêntricos por onde escolher. Caso contrário, pode optar por soluções mais convencionais e simples que lhe permitem manter uma boa postura e sentar-se confortavelmente no trabalho por longos períodos de tempo.