erkältete frau am arbeitsplatz putzt sich die nase
Especiais

6 formas de contribuir para evitar a gripe no local de trabalho

Todos os anos milhões de pessoas em todo o mundo adoecem com gripe, o que as impede de ir trabalhar, fá-las ficar de cama e em baixo de forma, por vezes durante semanas. O inverno passado foi especialmente difícil com internamentos hospitalares e vítimas mortais em toda a Europa e no estrangeiro, razão pela qual é tão importante preparar-se bem para a época de gripe que vem aí.

Nunca é demasiado tarde para começar a viver de modo mais saudável. Além de tomar a vacina contra a gripe, existem muito mais medidas que pode tomar para se proteger contra esta doença em casa e no trabalho.

Felizmente, a Staples está aqui para ajudar. Além de material de escritório, oferecemos-lhe uma variedade de soluções de limpeza e higiene que garantem que qualquer escritório, compartimento ou sala de convívio se mantém fresco, brilhante e sem manchas. Trata-se apenas de disponibilizar e manter estes itens à mão, e de encorajar uma cultura de bem-estar, consideração e respeito mútuo entre os funcionários.

Estas são as principais formas de evitar ficar doente e proteger os seus colegas:

1. Lave e seque as mãos corretamente

Closeup woman washing hands with soap under the faucet with water in the bathroom.

Lavar, secar e desinfetar as mãos após uma ida à casa de banho e ao longo do dia é uma das melhores defesas contra a propagação de germes e de doenças. No entanto, nem todos fazemos isso corretamente. Coloque um lembrete na casa de banho para incentivar uma boa higiene e melhores formas de lavar as mãos.

A secagem é tão importante como a lavagem. As bactérias aderem mais facilmente às mãos húmidas, por isso, certifique-se de que as seca cuidadosamente depois de as ter lavado com a água e sabão. Se estiver a ponderar qual o método de secagem que deve escolher, finalmente temos a resposta para a pergunta de sempre: o que é melhor, toalhetes de papel ou secadores elétricos? 

2. Mantenha as áreas de trabalho limpas 

Cleaning table by pink rag

Se acha que a casa de banho está suja, nem imagina todos os germes que existem em teclados, telefones, computadores portáteis e áreas de trabalho. Aproximadamente 10 milhões de bactérias vivem na sua secretária, por isso, mantê-la limpa, bem como às suas várias ferramentas, é uma maneira vital de manter os germes afastados. Isto é ainda mais importante em escritórios hot-desking, onde várias pessoas podem utilizar os mesmos espaços, provavelmente cheios de germes.

Envie por e-mail aos seus colegas este guia útil  ou imprima-o e afixe-o no quadro do seu escritório, para lhes mostrar como limpar corretamente as respetivas áreas de trabalho. 

3. Limpe as áreas comuns 

Team having coffee in lounge of start-up business

O vírus da gripe sobrevive em superfícies durante oito horas. As bactérias surgem nos locais onde os alimentos são armazenados muito mais do que em casas de banho. Pense em 30 000 germes por centímetro quadrado num lava-loiça em comparação com 300 numa sanita. Mas não se preocupe, porque é fácil combatê-los com alguma convicção e as ferramentas certas . Com toalhitas antibacterianas ou spray de limpeza ecológico e toalhetes de papel por perto, todos deverão sentir-se encorajados a fazer a sua parte ao manter os espaços limpos e sem germes.

4. Utilize o seu próprio copo, prato e talheres 

pexels-photo-296882.jpeg

Se tiver mais tendência do que a maioria para adoecer, pode considerar a hipótese de manter um conjunto pessoal de pratos e talheres no escritório. Desta forma, pode saber quando são utilizados e lavados e não tem de se preocupar com a partilha de germes e de potenciais infeções com colegas de trabalho. Ou vá mais longe e arranje canecas personalizadas para toda a equipa. Desta forma, durante o próximo café, saberão que estão a trocar apenas palavras durante a conversa.

5. Mantenha os materiais adequados ao seu alcance 

pexels-photo-380768.jpeg

Lenços de papel, toalhetes de limpeza e desinfetante para mãos devem estar espalhados em todo o escritório para uma utilização fácil e frequente. Podem parecer apenas uma solução rápida, mas estes produtos podem ser muito úteis no que diz respeito a conter e eliminar os germes na área de trabalho.

Espirrar para um lenço de papel e deitá-lo fora imediatamente impede que espirre para as mãos e depois toque em objetos comuns com elas. Ter à mão medicação para constipações e gripes ou, pelo menos, paracetamol, também ajuda muito a reduzir quaisquer sintomas assim que surgem, dando-lhe menos oportunidade para espalhar o vírus da gripe.

6. Trabalhe a partir de casa quando se sentir doente

Sick young man with tissue suffering from cold on sofa at home

Se sentir que está a ficar doente, tire um ou dois dias e trabalhe a partir de casa. Se for algo mais grave, não hesite em pôr um dia de baixa por doença. Descansar quando o seu corpo precisa é a única forma de assegurar que pode regressar em boa forma e pronto para dar 100%. Mas lembre-se: no caso de gripe, beba bastantes líquidos, durma o mais possível e mantenha-se em casa até ficar sem febre durante, pelo menos, 24 horas.