Soluções ergonómicas para os desconfortos do escritório
Dicas e Sugestões

Soluções ergonómicas para os desconfortos do escritório

Dicas de ergonomia para combater as dores associadas a longas horas no escritório

Ao fim de oito horas de trabalho no escritório, todos experienciamos certos incómodos e dores, especialmente a nível muscular, no final do dia. No entanto, com algumas dicas e com o material de escritório certo, isto poderá tornar-se um problema do passado.

" width=

1. Como posso reduzir as dores de cabeça no trabalho?

Um dos problemas mais comuns no escritório moderno é a dor de cabeça, que pode durar horas a fio. Para resolver este problema que nos faz perder imenso tempo, temos algumas sugestões que podem ajudar a combater a causa deste incómodo.

Primeiro que tudo, manter-se hidratado é extremamente importante. Desidratação é a causa por trás de uma série de problemas no nosso corpo, entre elas, as dores de cabeça e enxaquecas.

Se o problema permanecer, deverá considerar a forma como a sua secretária está organizada. O stress causado na nossa visão, por exemplo, também é um fator relacionado com as dores de cabeça, por isso deverá certificar-se que o monitor do seu computador está ao nível dos olhos. Se necessário, poderá recorrer ao auxílio de um suporte de elevação para colocar o monitor à altura certa, mas será também preciso ter em conta a distância a que este se encontra de si. Se em vez de um computador fixo, utiliza um portátil, então um suporte de elevação para computadores portáteis poderá ajudá-lo a manter o computador numa posição mais confortável para trabalhar.

Ao adotar estas medidas, irá efetivamente reduzir o cansaço nos olhos e evitar as dores de cabeça.

2. Como posso reduzir a dormência nos pulsos enquanto escrevo?

Por passarmos tanto tempo em frente a um computador no escritório, acabamos por não nos aperceber do mal que podemos estar a causar às nossas mãos e pulsos, até começarmos a sentir um pequeno incómodo ou dor, devido à quantidade de horas que ficamos a usar um teclado. Para nossa sorte, há pequenas mudanças que podemos fazer para reduzir este risco.

Um teclado ergonómico é desenhado para acomodar a posição natural das mãos, com um contorno que permite descansar os pulsos. Isto faz reduzir o cansaço e o risco de certas doenças, como a síndrome do túnel carpal.

Como alternativa, pode também considerar um apoio de pulsos ergonómico, que o ajuda a descansar os braços enquanto usa o teclado. Combinando estas soluções com um tapete de rato ergonómico que, diminui a possibilidade do aparecimento de outros problemas.

3. O que posso fazer para diminuir as dores de costas?

A dor de costas é um dos tipos de dor mais comuns relacionados com o estar sentado à frente de uma secretária por dias inteiros. Há diversas opções para reduzir este problema.

Sentar-se corretamente e fazer pequenas caminhadas para esticar os músculos das costas são literalmente os primeiros passos que deve considerar. Mover-se irá libertar os seus músculos da tensão que acumula ao estar sentado por longos períodos de tempo, e pode aproveitar a oportunidade para se refrescar.

Para evitar a dor lombar, uma medida preventiva é a aquisição de uma cadeira ergonómica. Estas cadeiras permitem que se sente confortavelmente, enquanto o ajudam com a postura. Completamente ajustáveis, podem ser personalizadas para si, de modo a impedir o desenvolvimento de dores na coluna.

4. Como posso prevenir dores nas pernas enquanto estou no escritório?

Muitas pessoas têm a infeliz experiência de dores e incómodos nas coxas e canelas por ficarem imóveis por longos períodos de tempo.

Se a quantidade de trabalho o impede de fazer uma pequena caminhada pelo escritório, ter uma zona de trabalho com espaço suficiente para esticar as pernas é essencial. A última coisa que precisa é de ficar com as pernas doridas, por isso, certifique-se que tem espaço para mover as pernas de vez em quando para manter o sangue a circular.

Se não consegue encontrar uma posição correta para descansar as pernas debaixo da mesa, existem apoios ergonómicos para os pés que ajudam a circulação sanguínea das pernas enquanto está sentado.

Muitos dos problemas associados com horas sentado à frente duma secretária podem ser evitados, especialmente, com tantas soluções ergonómicas disponíveis para escritório, que poderão auxiliá-lo a tornar o seu espaço de trabalho mais saudável para si e para os seus colegas.