Material de escrita ergonómico: Torne a escrita mais confortável
Dicas e Sugestões

Material de escrita ergonómico: Torne a escrita mais confortável

Funcionários de escritório ficam mais de cinco horas por dia sentados à secretária. Isto pode ter um impacto negativo na saúde física e mental de uma pessoa. Apesar de já terem sido tomadas medidas para ajudar nestes problemas, como por exemplo, tornar a secretária mais ergonómica, normalmente, os nossos pulsos e braços são esquecidos.

Escrever no computador durante horas a fio, ou tirar apontamentos durante uma reunião, sem o suporte correto, pode resultar em dores nos braços e nos pulsos. Se estes problemas não forem tidos em conta de imediato, a situação pode piorar ao ponto da pessoa desenvolver certas doenças como a síndrome do túnel carpal, ou lesões por esforço repetitivo (LER).

Deixamos aqui algumas formas para ajudar a reduzir o incómodo e dores nas articulações, resultantes de grandes períodos a usar o teclado ou a caneta.

Como reduzir dores no pulso enquanto escreve

Dor nas mãos pode ser problemático enquanto trabalha, pois o constante incómodo impede uma pessoa de escrever de forma eficaz. No entanto, há algumas mudanças que pode fazer, como alterar a posição dos braços e mãos de modo a reduzir o desconforto.

Mantenha sempre os pulsos alinhados com o antebraço, evitando dobrá-los enquanto escreve. Evite também pairar sobre o teclado, pois isso irá criar a pressão desnecessária nos pulsos. Ao utilizar o teclado evite pressionar as teclas com demasiada força, uma vez que pode resultar em dores nos dedos.

Um suporte de gel ajuda a aliviar a tensão enquanto trabalha, um objeto simples que só tem de colocar em frente do teclado. Um teclado ergonómico ajuda a obter uma posição natural dos pulsos, para que possa escrever de uma forma mais confortável.

Uma secretária que dê para nivelar, ou um suporte para o computador ou portátil irá auxiliar na posição dos ombros e cotovelos, tornando, também, a escrita mais natural.

Utiliza a caneta corretamente?

Se escreve excessivamente à mão, cãibras podem tornar-se num problema. Isto pode ser derivado a inúmeras razões, como má postura, ou até por segurar a caneta de forma incorreta. Apertar demasiado a caneta pode causar, não só dores no pulso, como também pode ser motivo para ficar com os dedos doridos, por isso será benéfico aprender (ou reaprender) a forma mais correta de utilizar a caneta.

Escolha sempre uma caneta que lhe seja confortável usar e que escreva de uma forma mais suave. Não a segure com demasiada força e utilize o braço para escrever, não apenas os dedos. A sua mão deve estar sempre direita e o papel deve estar a uma distância confortável de si – não se deve inclinar em demasia para escrever.

Otimize a sua secretária para ter um local de trabalho ergonómico – seja uma secretária para trabalhar de pé ou sentado. As melhores canetas são desenhadas de forma ergonómica para auxiliar pessoas que escrevem à mão durante horas.

Que alongamentos posso fazer para aliviar a dor nos pulsos e dedos?

Se tem estado a escrever por algum tempo, seja no computador ou à mão, abanar as mãos e fazer movimentos rotativos com os pulsos, ajuda a aliviar a tensão dos membros, evitar cãibras nas mãos e ainda ajuda a circulação sanguínea.

Alongar o resto do corpo também é importante, pois ajuda a prevenir quaisquer outros problemas de saúde que poderiam resultar em algo mais grave.

Ao fazer pequenas mudanças na forma como escreve, tanto à mão, como no teclado, pode evitar o incómodo causado pela tensão acumulada, e assim livrar-se de dores desnecessárias.