Está a colocar em risco a segurança dos seus dados?
Dicas e Sugestões

Está a colocar em risco a segurança dos seus dados?

Com o crescimento exponencial da era digital nas nossas vidas, a proteção de dados no local de trabalho continua a ser uma das maiores preocupações das empresas. Um forte conhecimento sobre segurança informática é uma das maiores defesas para pequenas empresas, o que implica que todo o indivíduo seja educado de forma a saber como deve proteger informação digital.

Apesar da população estar mais bem informada em relação à segurança digital, a SplashData revelou que as palavras-chave mais comuns em 2016 continuaram a ser ‘123456’ e ‘password’. Com tantas pessoas a colocarem a sua informação pessoal e de empresas em risco, é preciso perguntar a si mesmo se representa um risco de segurança de dados.

Nós analisámos formas de se educar com a segurança na internet e reduzir assim o risco de perder a sua informação, aumentando a sua privacidade na internet.

Quão segura é a sua palavra-chave?" width= 

No que toca a manter palavras-chave seguras, quão mais simples esta for, maior será a probabilidade de hackers ganharem acesso ao seu sistema e contas que contém dados valiosos. Claro que nada é completamente seguro, mas ao seguir estas dicas, irá aumentar a segurança das suas palavras-chave, protegendo assim a sua informação digital e prevenindo um ataque aos mesmos.

  • Certifique-se que a palavra-chave contém pelo menos 8 caracteres
  • Utilize letras maiúsculas e minúsculas
  • Combine letras, números e símbolos na sua palavra-chave
  • Não recorra a coisas que possam facilmente ser associadas a si tais como nomes, aniversários, números de telemóvel, etc.
  • Use diferentes palavras-chave para diferentes contas online

Atualize a sua segurança regularmente

 Atualizar o seu software de segurança regularmente é crucial para impedir ciberataques. Sistemas mais antigos podem não ser capazes de proteger o seu computador com as ameaças mais recentes, o que facilita a entrada de vírus e outros métodos de roubo de informação digital criados por hackers. Estes ciberataques têm crescido drasticamente nos últimos anos, tornando-se cada vez mais complexos e capazes de infiltrar redes de segurança de organizações multinacionais, algo que verificamos diariamente nas notícias, cada vez com mais frequência. Para uma maior proteção de dados contra as ameaças mais recentes é importante manter o software do seu computador atualizado.

Proteja a informação em formato físico" width=

Apesar da era digital vir em grande, ainda há espaço para documentos e outros ficheiros impressos no local de trabalho. Antes de descartar esta informação em formato físico, deve certificar-se qual a importância dos mesmos e escolher o método correto para se desfazer dos documentos. Se o caso for de ficheiros extremamente importantes, ou com dados mais sensíveis, utilize uma trituradora de papel para eliminar qualquer tipo de risco.

Proteja o computador

Mantenha o seu computador e dados seguros ao investir num cabo de segurança. Esta solução física oferece-lhe outro nível de segurança impedindo que ladrões se apoderem do seu equipamento eletrónico.

Faça uma cópia de segurança dos seus dados

Se tiver sido vítima de um ciberataque recentemente, fazer cópias de segurança dos ficheiros do computador para um disco externo com frequência pode ser a única forma de manter esta informação protegida. Mantenha este disco externo guardado num sítio seguro para se certificar que não o perde ou é roubado.

Mantenha-se alerta se trabalhar remotamente

Trabalhar de forma remota pode ter os riscos associados, mas existem formas de se precaver com estes. Se precisa de aceder a uma internet pública através do Wi-Fi, usar uma VPN (Virtual Private Network) pode ser a forma ideal de colocar um escudo protetor sobre a sua informação mais privada contra os olhares alheios. Pode aceder redes privadas ou de empresas enquanto viaja, e pode ainda partilhar ficheiros se necessário. Uma VPN costuma ser um serviço pago e existe uma grande variedade disponível no mercado.

Esteja num café ou no comboio, é sempre importante manter-se atento a quem o rodeia – especialmente se estiver a trabalhar com informação mais sensível. Em espaços públicos evite verificar e-mails pessoais ou assuntos confidenciais que não gostaria de partilhar com desconhecidos, e tenha cuidado para não deixar um monte de folhas espalhadas na mesa à sua frente e de fácil acesso para leitura pública.

Se costuma adiantar trabalho enquanto viaja, ou se o gosta de fazer no café, pode querer recorrer a um filtro de privacidade. Esta película é colocada sobre o monitor do seu computador portátil e bloqueia a visão periférica do monitor, ou seja, só consegue visualizar o conteúdo do monitor se estiver diretamente em frente do mesmo, o que o permite ficar descansado em relação aos olhares alheios.

Evite comprometer a segurança dos seus dados ao dar o passo extra para garantir a segurança da sua informação contra ameaças. Se todos adotarem estas medidas adicionais para um local de trabalho mais seguro em relação a ciberataques, a possibilidade de um ataque a informações confidenciais irá reduzir drasticamente.