Essenciais para um ambiente mais saudável no escritório
Dicas e Sugestões

Essenciais para um ambiente mais saudável no escritório

Lista de material essencial para um escritório mais próspero e saudável

Para além das horas normais de escritório, muitos utilizam o seu local de trabalho para socializar, comer e até mesmo dormir, e dado o tempo que passamos nestas divisões, é natural que o ambiente do nosso trabalho tenha impacto no nosso bem-estar. Desde baixas até acidentes no trabalho, as regras de higiene e segurança são extremamente importantes para manter os trabalhadores saudáveis e felizes.

A aplicação desta política no trabalho é um começo, pois define o protocolo que os empregados devem seguir para manter o local de trabalho seguro e impecável. Disponibilizar o equipamento ideal, para os seus funcionários utilizarem diariamente para arrumação ou limpezas, é tudo o que é necessário.

Aqui estão algumas coisas que deverá manter sempre em stock para manter os seus trabalhadores felizes e saudáveis:

Papel Absorvente/Rolo de cozinha" width=

Desde a irritante gota de água que salpica, até ao copo entornado, o papel absorvente é a solução rápida para secar superfícies. Infelizmente, até os mais pequenos derrames de líquidos podem, por vezes, significar grandes danos, portanto é fundamental que mantenha alguns rolos guardados para caso de emergência.

Ignorar o derrame de uma grande quantidade de líquido pode aumentar o risco de aparecimento de bolor, se não for tratado de forma rápida e eficiente. É importante ter atenção para estes pormenores, pois a exposição a estes agentes fúngicos pode causar reações alérgicas e infeções nos seus funcionários. Se detetar algum problema que possa criar humidade, vale sempre a pena avisar o seu supervisor.

Produtos de limpeza" width=

Grande parte do dia é passado no escritório e em frente à secretária. Logo muitas das superficies que utilizamos e manuziamos acumulam sujidade, como o teclado, o telefone e até o rato.

Além disso, o facto de querer-mos fazer frente a todo o trabalho e dar resposta a todos os pedidos, faz com acabemos por fazer algumas refeições sentados à secretária. Inevitavelmente contribuimos para a o aumento da sujidade.

Produtos de limpeza e desinfetantes deverão estaracessíveis a todos os funcionários, juntamente com toalhas para limpar superfícies como o telefone ou o rato do computador. Promover a importância da higiene no trabalho, desde salas partilhadas, à secretária individual, irá certamente manter a equipa mais saudável.

Kit de primeiros-socorros" width=

Até o mais pequeno arranhão ou corte de papel requer tratamento para evitar problemas sérios. É extremamente importante certificar-se que todos os funcionários têm conhecimento de onde poderão encontrar um kit de primeiros socorros. Para além disso, os produtos médicos encontrados nestes kits podem expirar, por isso deverá verificar com alguma regularidade as datas de validade destes produtos para confirmar o uso seguro dos mesmos.

Desinfetante para as mãos" width=

Com o propagar de gripes, tosses e outras condições médicas pelo escritório, é crucial reforçar a importância de determinados hábitos na prevenção de doenças, tais como lavar as mãos frequentemente.

Líquidos antibacterianos para as mãos são uma solução rápida e eficaz no combate aos germes, e ter alguns doseadores no local de trabalho pode encorajar os seus funcionários a manter as mãos limpas. Fornecer um guia de como lavar as mãos corretamente em locais como a cozinha comum, e as casas de banho, também são uma boa sugestão para habituar os seus trabalhadores.

Bengaleiros" width=

Manter casacos, guarda-chuvas e malas fora do caminho de passagem reduz eficazmente o número de acidentes no trabalho. Facilmente uma pessoa se distrai enquanto caminha pelo escritório, e são nesses momentos que uma mala, inocentemente pousada no chão, pode transformar-se numa ameaça para a segurança de um empregado. Por este motivo, ter bengaleiros ou outro tipo de arrumação, para os funcionários colocarem os seus pertences, irá manter os corredores livres de perigo.

Caixotes de lixo" width=

Deitar fora o lixo, que tanto pode ser uma casca de banana, uns papéis ou embrulhos, é outra forma de motivar o staff a manter o seu local de trabalho limpo e organizado, logo, livre de sujidade. Disponibilizar caixotes do lixo de fácil acesso às secretarias e em divisões partilhadas vai certamente encorajar os seus funcionários a dispensar coisas que já não necessitam.

Remover o lixo dos caixotes, ao fim do dia, é também importante para impedir o aparecimento de odores na manhã seguinte, ou até mesmo alguns insetos.

Pequenas mudanças no local de trabalho podem, por estes motivos, ser a diferença para uma equipa mais feliz e saudável, logo mais produtiva.