Dicas para limpar o escritório
Dicas e Sugestões

Dicas para limpar o escritório

Manter-se concentrado no local de trabalho pode ser difícil por vezes – especialmente com a acumulação de trabalho e a pressão das datas de entrega. Uma forma de não perder a concentração, é a de manter o local de trabalho limpo e organizado.

Pode não parecer o melhor método de aplicação do seu tempo na empresa, mas um espaço limpo e estruturado pode fazer maravilhas com a sua concentração e produtividade. Remover o lixo e outras coisas, que estão a ocupar espaço na sua secretária, irá libertar a sua mente, permitindo que se concentre nas tarefas que tem a completar.

No entanto, é compreensível o quão difícil pode ser manter um local de trabalho organizado num ambiente movimentado – principalmente com trabalhos e datas a acumularem-se, que deixam muito pouco tempo para concentrar em outras coisas para além do trabalho em si. Para o ajudar a manter o seu espaço de trabalho organizado, deixamos aqui alguns truques e dicas de como limpar o computador e manter o escritório apresentável:

Dê uma limpeza ao seu teclado" width=

Quando foi a última vez que limpou o seu teclado? Para além de ser usado todos os dias para o trabalho em geral, muitos também optam por almoçar em frente da secretária. Com migalhas a cair para todo o lado, este torna-se o ambiente ideal para bactérias e germes crescerem e espalharem-se, motivo pelo qual, é essencial manter o teclado limpo e desinfetado.

Dica: A forma correta de limpar o teclado é usando produtos de spray e panos de microfibras para limpar o pó – só não se pode esquecer de desligar o teclado da corrente antes de proceder com a limpeza. Outros utensílios como cotonetes também podem ser úteis para limpar entre as teclas de forma mais eficiente. Também pode usar panos e outros produtos de limpeza de superfícies para limpar o rato do computador.

Limpe os monitores e outros ecrãs" width=

Quando for a limpar o pó e sujidade do seu teclado, aproveite a oportunidade para limpar o monitor ou outros ecrãs com um toalhete ou um pano. Qualquer que seja o tipo de sujidade, ou dedadas que tenha acumulado nestas superfícies, pode ver-se livre delas rapidamente. Certifique-se, mais uma vez, que tem o equipamento desconectado da corrente, enquanto estiver a limpar.

Dica: Se não tiver toalhetes apropriados para limpar ecrãs, pode simplesmente utilizar um spray que contenha água morna, e folhas de rolo de cozinha, que são uma ótima combinação para remover manchas destas superfícies de forma rápida – só tem de se lembrar de passar um pano ou papel de cozinha posteriormente para secar o ecrã. Para remover oleosidade dos monitores, use água morna com umas gotas de vinagre branco.

Inspecione a sua secretária" width=

Limpar o seu espaço de trabalho pode parecer uma tarefa árdua, mas com alguns passos simples de organização, não tem de ser complicado. Remova todos os copos, pratos ou tigelas usados da sua secretária, e organize as pilhas de papel. Passar um toalhete anti-bacteriano ou usar um spray com as mesmas qualidades, irá ajudar a remover germes e bactérias do seu local de trabalho.

Dica: Tente manter a rotina e fazer uma pequena limpeza à sua secretária diariamente antes de ir embora. Não só irá regressar ao trabalho no dia seguinte com uma mesa limpa e arrumada, como também terá o simbolismo de que o dia chegou ao fim.

Evite comidas com cheiros intensos" width=

Se o seu escritório for um dos que disponibiliza eletrodomésticos, tais como microondas, não deve ser novidade para si os cheiros intensos deixados na cozinha, após os seus colegas aquecerem ou cozinharem as suas refeições no microondas. Após usar este eletrodoméstico, certifique-se que não entornou nada e que limpou qualquer sujidade que deixou para trás.

Dica: Evite estas complicações ao cobrir a sua comida com as proteções apropriadas quando usa o microondas – pode também remover qualquer sujidade seca do interior deste eletrodoméstico ao colocar uma tigela com água e limão no interior e deixar o microondas ligado por alguns segundos. A água com limão irá evaporar, e assim que abrir a porta do eletrodoméstico, a mesma irá condensar e facilitar a limpeza da sujidade que residia no interior, deixado também uma sensação de frescura.

Limpe o quadro branco quando já não tiver a utilizá-lo" width=

Quando está a utilizar o quadro branco para uma chuva de ideias, certamente a última coisa que deve estar a pensar é que quando acabar de o usar terá de o limpar. Assim que acabar a sessão e todos tiverem tirado os seus apontamentos, limpe o quadro com um apagador. Rápido, simples e fácil – e deixará o quadro limpo e pronto para voltar a ser utilizado.

Dica: Se acidentalmente usar um marcador de tinta permanente, escreva por cima com um marcador seco de quadro branco e simplesmente apague.

Estes pequenos truques e dicas farão a diferença para manter o seu local de trabalho limpo. Isto, irá também, ajudar a que você e aos seus colegas se mantenham organizados, o que equivale a um escritório mais apresentável.