Como posso reciclar tinteiros e toners da impressora?
Dicas e Sugestões

Como posso reciclar tinteiros e toners da impressora?

Apesar do conceito de um escritório livre de papel ser um objetivo desde da introdução de computadores no local de trabalho, parece que ainda estamos muito longe de alcançar esta meta.

Com grandes volumes de impressão que realizamos no escritório, um grande número de tinteiros e toners são consumidos. Milhões destes componentes são vendidos diariamente e muitos são descartados como lixo normal, quando podem na realidade ser reciclados. Aqui na Staples oferecemos um serviço de reciclagem de tinteiros e toners, e desde 2005 já reciclámos mais de 400 milhões destes componentes a nível mundial.

A reciclagem de tinteiros é um processo bem mais simples do que muitos podem pensar, e este guia, juntamente com o vídeo em baixo, irão transmitir-lhe tudo o que precisa de saber.

Diferença entre tinteiros de jato de tinta e toners

Os dois tipos de impressora mais usados são as de jato de tinta e impressoras a laser. Estas impressoras têm modos de impressão diferente, logo utilizam diferentes tipos de tinteiros. No entanto, é igualmente fácil reciclar os dois tipos de tinteiros para ambas as impressoras.

Tinteiros de jato de tinta

  • Usado em impressoras de jato de tinta
  • Contém tinta em forma líquida que é absorvida por uma esponja
  • A tinta é depositada diretamente na folha
  • Quatro tinteiros de diferentes cores combinam para criar uma impressão a cores
  • Cada tinteiro, em média, imprime 225 páginas
  • O processo de reciclagem destes tinteiros normalmente envolve separação de componentes de metal e a trituração de plástico para a formação de novos materiais.

Toners

  • Utilizado em impressoras a laser
  • Contém pó colorido com carga magnética, normalmente à base de poliéster
  • O pó é fundido no papel com o auxílio de um tambor aquecido para imprimir a imagem pretendida
  • Um toner tem uma duração de milhares de páginas
  • Devido ao seu design mais complexo, quando comparados aos tinteiros de jato, a reciclagem de toners envolve muitas vezes a reutilização de toners antigos e dos seus componentes

Como reciclar tinteiros

Se costuma acumular tinteiros e toners vazios no seu escritório porque não sabe exatamente o que fazer com eles, deixamos aqui uma secção de perguntas e respostas frequentes que irão certamente responder a todas as suas perguntas.

Quem me pode ajudar quando preciso de reciclar os meus tinteiros?

Existem inúmeras empresas que se deslocam ao local para recolher tinteiros usados para reciclagem – só tem de fazer uma pesquisa online. Alternativamente, as Câmaras Municipais costumam ter centros de reciclagem, onde poderá depositar os seus tinteiros.

Qual o custo de reciclar tinteiros?

Nada. A maior parte das empresas de recolha de tinteiros fará o serviço gratuitamente – no entanto, estas empresas costumam ter um número mínimo para poderem ir recolher os tinteiros usados.

Posso reciclar tinteiros contribuindo para a caridade?

Sim. Diversas empresas de reciclagem de tinteiros fazem doações para a caridade por cada tinteiro que reciclam.

Portanto, com a oportunidade de limpar o seu escritório e o tornar num espaço mais verde, além de poder ainda ajudar associações de caridade, a reciclagem dos seus tinteiros usados é certamente uma ideia simples e positiva.

Precisa de tinteiros? Encontre o tipo de tinteiro mais adequado à sua impressora com o nosso localizador de tinteiros e toners.