10 formas de manter a sua informação segura
Dicas e Sugestões

10 formas de manter a sua informação segura

Nos dias modernos, todos estamos constantemente ligados à internet. Seja para verificar as redes sociais, ler os e-mails, falar com os amigos, ou fazer compras. Atualmente despendemos grande parte do nosso dia agarrados a um ecrã, seja do computador, seja do telemóvel. Mas com tanto para fazer, e por vezes em tão pouco tempo, quanta atenção realmente prestamos à segurança dos nossos dados, enquanto utilizamos todas estas plataformas?

Milhões de euros são gastos anualmente para o desenvolvimento de softwares antivírus, no entanto, o roubo de contas privadas como a do e-mail, ainda representa uma infeliz realidade para qualquer utilizador da internet.

Nestas situações, vale sempre a pena estar de pé atrás e de relembrar os básicos de segurança de informação, tanto no computador como na internet, pois existem  determinados riscos que como utilizadores nos expomos e que podemos certamente evitar.

Aqui deixamos 10 formas de proteger o seu computador e de manter os seus dados em segurança:

 

1. Atenção ao que o rodeia" width=

Esteja sentado no café, ou no comboio enquanto viaja, é sempre importante ter atenção de quem o rodeia, especialmente, se estiver a utilizar informação mais pessoal. Enquanto estiver em locais públicos, evite visualizar coisas que preferia que outros não tivessem acesso, como e-mails pessoais ou documentos mais sensíveis. Se for o caso que precise de realizar algum tipo de trabalho enquanto viaja para o escritório, ou enquanto espera no café, considere adquirir acessórios para o seu monitor, como filtros de privacidade. A cor preta opaca destes filtros permite tapar informação mais sensível, de modo a que não se tenha de preocupar com os olhares alheios.

2. Nunca abrir e-mails de fontes desconhecidas" width=

Os hackers estão cada vez mais espertos, motivo pelo qual, é preciso estarmos sempre alerta, mesmo quando realizamos tarefas simples como ler o e-mail. Mesmo sendo uma pessoa ocupada, é crucial prestar sempre atenção ao remetente, e se é uma fonte genuína. Por este motivo, evite abrir documentos enviados através de contas que desconhece a autenticidade. Se estiver desconfiado, pode facilmente encaminhar qualquer que seja o e-mail, suponhamos que seja do banco, novamente para o banco a requisitar uma verificação de autenticidade, isto irá manter o seu e-mail seguro.

3. Proteger informação com uma palavra-passe

" width=

Uma das regras mais simples de segurança da informação que possa ter no seu dispositivo eletrónico é de criar uma palavra-passe segura para proteger dados importantes. O recomendado é utilizar diferentes caracteres, juntamente com números e uma variação de letras maiúsculas e minúsculas.

Procure usar diferentes palavras-passe em diferentes contas e evite usar nomes e lugares queridos que seriam fáceis de adivinhar. Se isto soa exaustivo de alguma forma, há diversos tutoriais a sugerir formas de criar uma palavra passe segura e forte.

4. Instalar um software antivírus" width=

Tenha um antivírus sempre instalado e atualizado no seu equipamento, este software não só o irá proteger de e-mails que possam conter algum tipo vírus, mas também de páginas da internet que possam ser corruptas. Apesar de tudo, certifique-se que não guarda qualquer tipo de informação pessoal em computadores disponíveis ao público.

5. Realizar backups frequentemente" width=

Uma outra forma de proteger informação é de manter uma cópia dos ficheiros – um backup. Deste modo, se for vítima de um roubo, ou se por algum motivo perder a informação do seu computador ou portátil, irá sempre ter uma cópia dos documentos perdidos. Lembre-se de fazer estas cópias regularmente. Em alternativa, mantenha o computador atualizado.

Um disco externo é um excelente equipamento para manter as cópias dos seus documentos, fornecendo outro nível de segurança ao utilizar software que restringe o uso do disco exclusivamente para si.

6. Instalar atualizações" width=

Pode tornar-se de alguma forma irritante receber constantes mensagens no computador a pedir para realizar atualizações, no entanto, este tipo de atualização é normalmente crucial para manter a sua informação segura. A versão mais recente do seu software permite ao computador ficar protegido contra uma série de ameaças que podem existir enquanto navegamos pela internet.

7. Atenção ao uso de internet pública" width=

Já faz parte da nossa natureza ligarmo-nos à internet quando chegamos a um lugar público com acesso, desde restaurantes, cafés, ou lojas. Todos estes locais podem representar um risco para a sua informação mais pessoal. Hackers são capazes de se ligar entre o seu dispositivo e o ponto de acesso, o que significa que toda a informação que o seu dispositivo enviará, passará diretamente pelo hacker. Este é um risco elevado para pessoas que trabalham de forma remota, ou que viajam constantemente. Se for então o caso de usar Wi-fi público com frequência, há diversas formas de manter a sua informação segura.

8. Usar uma VPN" width=

Se recorre frequentemente ao uso de Wi-Fi público, usar uma VPN (Virtual Private Network) é uma boa forma de o proteger, pois vai funcionar como um escudo, impedindo o acesso direto ao seu dispositivo. Assim pode aceder a diversos tipos de rede enquanto viaja, e também poderá aceder de forma segura a ficheiros partilhados. O uso de uma VPN é normalmente um serviço que necessita subscrever, mas há vários já disponíveis para uso do público que garantem a sua segurança digital.

9. Manter-se a par das notícias" width=

Uma excelente forma de o manter alerta, é de estar a par das últimas novidades na indústria das telecomunicações e de dispositivos eletrónicos. Ter conhecimento do que anda à ”solta”, vai permitir saber de que forma pode ser afetado, e de que maneiras podem atacar o seu computador, sistema operativo ou outro tipo de software. Com o avanço da tecnologia, hackers evoluem da mesma forma. Mantenha-se assim a par dos últimos esquemas utilizados, para evitar cair numa armadilha.

10. Manter cópias físicas" width=

Se já mantém o seu trabalho guardado e uma cópia no disco rígido, outra forma de garantir que não perde a sua informação é de manter cópias físicas dos documentos num arquivo ou numa gaveta de secretária. Faça uma cópia apenas do que for estritamente necessário, pois nem tudo precisa de ser impresso.

Com tantas possíveis ameaças no mundo online, é sempre importante uma pessoa manter-se protegida, com o objetivo de não perder a sua informação pessoal.  É importante ter conhecimento do que poderá ameaçar a segurança dos seus dados e saber como proteger o computador contra os perigos da internet.