Secretárias normais vs secretárias de pé
Especiais

Secretárias normais vs secretárias de pé

Um escritório tradicional traz à memória, pessoas confinadas em cubículos ou sentadas à volta de grandes conjuntos de secretárias. Mas agora surgiu uma nova tendência onde as pessoas mais preocupadas com a postura e a saúde, optam por trabalhar numa secretária de pé durante longos períodos do dia. Se está a ponderar os prós e contras de ambas, há mais em que pensar do que apenas, pés doridos.

Secretárias tradicionais

Todos nos habituámos a curvarmo-nos sobre as nossas secretárias para cumprir um prazo, independentemente das recomendações  de saúde e segurança. Naturalmente, não corremos o perigo de nos tornarmos, da noite para o dia, o “Corcunda de Notre Dame” do nosso escritório. Contudo, o facto de passarmos longos períodos de tempo sentados, tem efeitos a longo prazo que não podem ser negligenciados, tais como, músculos doridos, dores de costas e até doenças graves, como doenças cardíacas ou diabetes.

Apesar disso, trabalhar sentado também tem aspetos positivos. Se uma pessoa for correr ou ao ginásio na hora de almoço, com certeza, irá preferir sentar-se numa secretária para evitar sobrecarregar os músculos. O descanso e a recuperação de exercícios físicos extenuantes são os principais benefícios de se estar sentado, especialmente, se seguirmos as normas de ergonomia para uma postura correta. Para as mulheres grávidas ou pessoas com algum tipo de problema nas pernas (p. ex. pessoas com varizes) é fundamental que possam estar sentadas a uma secretária.

Vale a pena investir numa cadeira ergonómica, que seja boa tanto para o conforto como para a postura e possa prevenir e até corrigir problemas nas costas ou pescoço.

Dica: Todos somos diferentes, por isso, precisamos de uma cadeira à nossa medida. Uma cadeira ideal deve poder ajustar-se à sua altura e alcance, com regulação de altura do assento e braços, bem como a inclinação das costas. Se o seu orçamento não dá para substituir as cadeiras que tem atualmente, pondere comprar um apoio lombar ou uma almofada inclinada.

Secretárias de pé

Quando está sentado na sua secretária durante o dia inteiro e, por vezes, também à  hora de almoço, pode parecer que já tem uma ligação física e mental com a sua secretária. Por isso, de que forma é que a mudança para uma secretária de pé lhe poderá dar mais liberdade?

Uma secretária de pé tem benefícios físicos e mentais. Por exemplo, quem sofre de dormência nas pernas quando fica muitos períodos sentado pode notar uma redução dessa sensação, enquanto outras pessoas podem sentir-se menos preguiçosas.

Um benefício imediato é o aumento da concentração. Quando uma pessoa está com algum bloqueio criativo não deve ficar sentada a matutar na situação. Ao invés, deve levantar-se porque isso ajuda a que o sangue flua imediatamente para o cérebro e desperte a criatividade. Além disso, uma pessoa em pé queima muito mais calorias do que se estiver sentada.

Dica: Uma secretária de pé ajustável deve ser colocada de forma a que o seu computador fique a cerca de meio metro dos seus olhos. Para ver de forma confortável o que está no ecrã, deve olhar em frente ou ligeiramente para baixo. A sua secretária deve estar a uma altura em que os seus cotovelos possam descansar a uma posição de 90 graus.

O melhor dos dois mundos

Pode ser um pouco complicado mudar imediatamente de uma secretária tradicional para uma secretária de pé, mas pode optar por intercalar as duas opções ao longo do dia. Tente encontrar o equilíbrio ideal mudando entre os dois tipos de secretária frequentemente para ver com qual se sente melhor. Comece com 20 minutos sentado, seguido de 20 minutos em pé e faça um intervalo de 15 minutos depois de 2 horas. Se tiver que ir a uma reunião rápida, fique de pé para estar ativo, uma vez que assim mantém o sangue a fluir e pode ajudar à criatividade.

Talvez, faça sentido ter uma secretária normal e outra para estar de pé mas, se tiver pouco espaço, talvez isso não seja possível. Um computador de trabalho ajustável e um sistema de montagem na parede podem ser a chave nestas situações, ao permitir-lhe trabalhar no mesmo espaço sentado ou de pé, conforme quiser. Esta é uma solução bastante cara, mas dá-lhe liberdade de escolha e  minimiza o desconforto e o aparecimento de dores resultantes do facto de estar muito tempo numa ou noutra posição. A produtividade e a criatividade agradecem.

Dica: A sua secretária necessita de duas prateleiras – uma para o monitor e outra para o teclado – para que não faça demasiada pressão no pescoço e nos braços. As dimensões da sua secretária devem deixar espaço suficiente para que se sinta confortável em pé e também tem que ter espaço para um telefone e os materiais de escritório necessários.

Qualquer que seja a sua opção, certifique-se de que é a adequada para si e para os seus colegas.